sábado, 19 de fevereiro de 2022

Realizado em Aracaju com memória histórica e agradecida o encontro "despertar da Campanha da Fraternidade"


  Muito feliz por ter participado na tarde de hoje (19/02/2022)  do encontro “despertar da Campanha da Fraternidade” assessorado pelo Padre Soares e Frei Gilvan. 

O encontro foi realizado na Comunidade Bom Pastor e contou com a presença de representantes do Centro Ecumênico de Estudos Biblicos (CEBI), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Comunidade Bom Pastor, Pastoral da Juventude, além da professora e vereadora Ângela Melo.

Achei sensacional a abordagem das Campanhas da Fraternidade (CF)  em uma perspectiva histórico dialógica, entremeada por canções das diversas campanhas da fraternidade sob a coordenação do Frei Gilvan. Foi uma verdadeira introdução a história da igreja no Brasil desde a década de 1960, utilizando como tema gerador a realização das campanhas da fraternidade, iniciada no ano de 1962.

Bem freireano portanto e holístico, quer dizer, tivemos uma abordagem onde a apresentação das campanhas da fraternidade esteve interligada com os aspectos políticos, econômicos e a  linha pastoral que marcaram e marcam o percurso da igreja católica no Brasil e no mundo,  neste caso, principalmente a partir de dois grandes centros de poder e decisão, o   Vaticano e os EUA.

A discussão sobre a Campanha da Fraternidade prossegue nos dias   2 e 3 de abril,  com um aprofundamento centrado nos textos base das CF realizadas sobre educação em 1982, 1998 e a atual.  

Este encontro contará com a minha assessoria e para inicio de conversa recomendo a leitura deste texto abaixo, ainda em construção,  e que comporá o segundo volume da trilogia Livro AMABA/Projeto Reculturarte...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Lembrando a Campanha da Fraternidade de outras épocas



 -------------------------------------------------------
Longe é um lugar que não existe e Fernão Capelo Gaivota, titulo de dois livros que nunca li, mas que lembro de ter visto em várias papelarias, livrarias e bancas de jornais nos anos de 1980.
Há poucos anos atrás um amigo  de forma efusiva me recomendou a leitura do segundo.
Me lembrei destes dois livros, agora, domingo pela manhã na caminhada matinal, lembrando o encontro realizado na tarde deste sábado (19/02/2022) sobre as Campanhas da Fraternidade.
A lembrança me veio a partir de um dos momentos da conversa em roda, quando conversamos sobre o passado como presente dentro de nós, e no presente das nossas existências..
Assim como o futuro, construído por alguns homens visionário como Dom Hélder que articulou a criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),   e que articulou junto com outros irmãos do episcopado uma série de avanços pastorais que foram incorporados nos documentos oficiais do Concilio Vaticano II, isso sob a batuta de  João XXIII, o Papa bom..
Assim como longe é um lugar que não existe, sob o ponto de vista espacial, principalmente nestes tempos de aviões ultravelozes, internet e etc.., o passado e o futuro também. 
Se o primeiro nos acompanha e às vezes nos aprisiona o segundo pode ser realizado aqui, logo agora, desde que tenhamos boas e longas asas do pensamento  para voar dentro d’alma, como Fernão Capelo Gaivota, assim como algumas estruturas favoráveis
Conclusão, o passado com boas e más histórias está aí. O futuro pode ser aqui, podemos chegar logo, se a nossa alma for capaz de voar como a gaivota...A gaivota que lá do alto, ver  que os que estão muito próximos do chão não conseguem enxergar... E quem vê de cima, pode ver tanto o potencial de amorosidade que temos, como o seu inverso...Fazer leituras, produzir pesquisas, buscar memórias é necessário.
Olhemos, contemplemos e façamos prevalecer o primeiro.... Como afirma um artista visionário, dentre os muitos  que temos.. Beto Guedes
“Deixa nascer, o amor 
Deixa fluir, o amor 
Deixa crescer, o amor 
Deixa viver, o amor 
O sal da terra”
"Recusamos o esquema de causa e efeito. O presente não é apenas o resultado do passado, mas é também consequência dos sonhos e esperança que serão concretizadas no futuro."
 
Evangelho (Mt 5,13-16)
 “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13”Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Resumo
 Longe é um um lugar que não existe

Do mesmo autor de ""Fernando Capelo Gaivota"". este livro conta uma história. aparentemente inocente. que esconde profundos significados.
Rae Hansen. uma menininha de cinco anos. vai fazer aniversário. Mesmo sabendo que Bach mora muito longe e precisará atravessar desertos. montanhas e outros incríveis desafios para chegar até a sua festa. ela o convida. E é esta impressionante jornada baseada na amizade e no amor que será narrada na obra. que já se tornou um grande clássico infantojuvenil desde que foi lançada. em 1979.

Fernão Capelo Gaivota

Obra-prima que a cada dia conquista mais admiradores agora publicada com a inédita Parte 4
Um dia, enquanto pensava sobre a vida, o ex-piloto da Força Aérea americana Richard Bach escutou uma voz misteriosa que começou a contar-lhe a história de uma gaivota que queria voar mais alto e mais rápido. Impressionado com a inexplicável inspiração, Bach escreveu tudo o que ouviu. Ao final, tinha em mãos uma das obras mais populares e importantes das últimas décadas: Fernão Capelo Gaivota, uma aventura emocionante sobre liberdade, que influenciou, motivou e mudou para melhor a vida de milhões de pessoas no mundo todo. Após sofrer um acidente de avião em 2012 e passar quatro meses no hospital, Richard Bach decidiu que era o momento de compartilhar o desfecho de seu trabalho e ensinar a seus leitores como fazer suas vidas valerem mais a pena.

CEBs Sergipe (no facebook)

l 
O encontro de hoje, 19/2, foi rico e significativo. Reunimo-nos como CEBs e PJ para refletirmos sobre o “Despertar da Campanha da Fraternidade”.
Com a parceria do CEBI e Bom Pastor, somamos a força com 22 pessoas. Cantamos, rezamos, partilhamos e fizemos história. Os assessores, Padre Soares e Frei Gilvan Aquino, OFMCap, destacaram com lucidez os seguintes pontos:
a) A CF tem como fonte básica o Concílio Vaticano II e Medellín. Os bispos do Brasil intuíram o chamado de São João XXIII e da Divina Ruah, que trouxeram vida e luta pela Justiça nas várias fazes da Campanhas, sempre dentro do espírito quaresmal.
b) As fases foram: de 1964 a 1972; de 1973 a 1984 e de 1985 até o ano de 2002, quando fizemos acenos muito fortes sobre a sociedade, as minorias, a eclesialidade e o atual pontificado do Papa Francisco. Os debates e as informações foram muito ricos e instigantes.
c) Por último, a metodologia utilizada pelos assessores provocou nos participantes questionamentos, reflexões e interação. Além de exposição dos temas, foram colocados os cantos das respectivas Campanhas em debate, com oração e muita alegria pelas partilhas.
Agradecemos a todas e todos que estiveram presente neste momento tão rico.
CEBs e PJ

Hino oficial da Campanha da Fraternidade 2022!



Recomendamos - Excelentes lives sobre o tema..






Nenhum comentário: