sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Professor, por quê esses alunos estão fora da sala??!!! - No sei, pergunta pra eles! Sou professor. Não sou babá!

 Para uma Campanha da Fraternidade com os pés no chão,  da escola e das periferias geográficas e existenciais... Para uma igreja em saída como pede o Papa Francisco..

Diálogo em um grupo de Professores de História no facebook neste 11 de fevereiro de 2022



Zezito de Oliveira - Uma pergunta simplista. Nao poderia ter resposta melhor. Mas, se a escola fosse freireana, poderia provocar um debate mais consequente.

CK - Se  a escola fosse freireana talvez esses alunos que pensam que professor é feito pra ser pisado não estariam lá. Existe a indisciplina que pode ser perfeitamente contida com um jeitinho pela professor, mas existe a indisciplina do aluno antagonista, esse só o professor sozinho não dá conta, esse tipo de aluno deve ser acompanhado por toda equipe escolar e pela família, e por um serviço de psicologia se for o caso.

 -----------------------------------------------

Zezito de Oliveira - Então, é nessa perspectiva mesmo porque a educação freireana é concebida como um processo coletivo, no modelo tecnicista neo liberal, a concepção é responsabilizar o professor tão somente, quem é professor e já não ouviu a expressão "dominio de sala". Agora, vá "dominar", uma sala quente, cheia de alunos, cheios de necessidades, inclusive uma quadra de esportes para extravasar as energias no recreio e nas aulas de educação fisica...

----------------------------------

CK - Isso aconteceu ontem a noite em um 1° ano com esses alunos que nem olham para a cara do professor. Que te ignoram maldosamente. Era a minha primeira aula do ano com eles, não me deixaram nem eu me apresentar. Alunos que estão lá forçados a estar. Aí me chega essa funcionária da escola cheia de marra falando comigo num tom petulante. Levou a invertida de imediato. Ou a gente se impõe ou viramos saco de pancada dos de cima e dos de baixo.

----------------------------------

CAL - Vida contraditória, antagônica, sofrida essa nossa vida no magistério. É preciso muita terapia e chá e camomila, fora os calmantes e antidepressivos. Difícil encontrar um professor(a) não sequelado.

----------------------------------------

CK - Todos, em diferentes níveis, estamos sequelados...


--------------------------------------------------------------

Devidamente arquivado...Pode vir a ser útil nessa retomada que será complicada, não só por defasagens da pandemia ou falta do devido acolhimento, mas pelo recrudescimento de uma cultura educacional.
Depois que criarem uma metodologia para quem não quer aprender, isso certamente se resolverá! Por hora, é melhor levar muitos panos...Acrescente ao quadro educacional, mais uma reforma no ensino médio destinada a piorar o que já está ruim, sendo vendida como divisor de águas! Neste ano letivo, será preciso dosar os momentos de enfrentamento e também de abstrair e fingir demência...

Para saber mais sobre a Campanha da Fraternidade de 2022 aqui no blog. Clique AQUI

Fonte da Foto: http://www.proesc.com/blog/indisciplina-de-alunos-na-escola/

Leia também:  http://www.apeoesp.org.br/teses-e-dissertacoes/tese-desenvolvida-na-unesp-analisa-influencias-conflitos-e-estrategias-sobre-o-poder-de-acao-do-professor/

Segunda questão...

Nem e só disso que se trata.. Mas é senso comum. Inclusive na sala dos professores....



Este debate também chegou a Live abaixo...

https://www.youtube.com/watch?v=wcrRuy2K4kQ





Nenhum comentário: