Enviado por luisnassif, qua, 15/05/2013 - 17:00
Por ANTONIO ATEU
O VENTO FORTE DO LEVANTE quer reconstruir caminhos e descaminhos
daquele que consideramos um dos maiores poetas brasileiros. Homem de
palavras, idéias e ação. Solano Trindade não se curvou diante da
opressão de cor, de classe e de cultura. Morou em Caxias, andou no Trem
sujo da Leopoldina que tem um freio de ar todo autoritário, assim como
os motivos que levaram Vargas a ordenar sua prisão
Do Eu Passarin
Aproveitando
o embalo do post anterior, resgato outra matéria que fiz, só que, desta
vez, para outro jornal, o “Mea Boca”, ótimo jornal, também de vida
curta, do CALL (Centro Acadêmico de Letras e Linguística da Unicamp). É
uma matéria sobre um poeta e artista brasileiro fantástico, mas
terrivelmente esquecido: Solano Trindade. Lembro que na época, só
consegui ter acesso a seus livros de poesia através de sua filha,
Raquel, também fantástica artista popular. O texto é longo (novamente),
mas vale a pena conhecer este que cumpriu no Brasil um papel muito
similar ao do Nicomedes Santa Cruz,
no Peru: de resgatar a força e a beleza da cultura negra. Ao final, um
vídeo com sua filha Raquel declamando o famosíssimo “Tem gente com fome”
que chegou a ser musicado pelos Secos & Molhados.
O Poeta NEGRO
“A leitura dos seus versos deu-me confiança no poeta que é
capaz de escrever Poema do Homem e O Canto dos Palmares. Há nesses
versos uma força natural e uma voz individual, rica e ardente, que se
confunde com a voz coletiva.”
[ Carlos Drumond de Andrade, em carta a Solano, 02/12/1944 ]
Ele foi operário, comerciário, funcionário público, jornalista,
poeta, cineasta, pintor, homem de teatro e um dos maiores animadores
culturais brasileiros do seu tempo. Foi premiado no exterior e elogiado
por celebridades como Carlos Drummond, Darcy Ribeiro, Otto Maria
Carpeaux, Sérgio Milliet e tantos outros. Esse negro (e pobre) escritor
recifense está hoje esquecido nos círculos culturais, apesar de tudo o
que fez pela cultura brasileira, pelo resgate da arte popular e pela
independência da cultura negra. Esquecido justamente porque fez dos seus
versos, como de toda sua arte, “uma arma, um toque de clarim, que
desperta as energias, levanta os corações, combate por um mundo
melhor.”, nas palavras do sociólogo francês Roger Bastides. Este artista
simples e contundente, genial e pobre, crítico e negro ainda não foi
digerido por nossa inteligentsia. Nós, brancos, porque na universidade
somos todos brancos, reverenciamos agora este negro poeta negro.
“Ainda sou poeta
meu poema
levanta os meus irmãos.
Minhas amadas
se preparam para a luta,
os tambores
não são mais pacíficos
até as palmeiras
têm amor à liberdade”.
(trecho do poema “Canto dos Palmares”)
O palco é Recife, 1908, apenas vinte anos após a abolição da
escravidão. Ali, no humilde bairro de São José, no dia 24 de julho,
enquanto seu pai batia sola e sua mana pisava milho no pilão para o angu
das manhãs, nascia, co´a alma batizada pelos tambores, atabaques,
gonguês e agogôs, o negro Francisco Solano Trindade.
Considerado por
vários críticos o criador da poesia assumidamente negra no Brasil,
Solano Trindade nasceu imerso na cultura popular pernambucana,
fortemente marcada pelas raízes negras. Desde criança acompanhava seu
pai, o sapateiro e cômico Manuel Abílio, nas danças do Pastoril e do
Bumba-meu-boi e lia, a pedido de sua mãe Emerenciana, quituteira e
operária, novelas, literatura de cordel e poesia romântica. O primeiro
encontro sistemático de Solano com a poesia surgiu quando freqüentava a
igreja presbiteriana. Logo, seus primeiros versos tratavam de assuntos
religiosos. Algum tempo depois, rompeu com a acomodação da igreja em
relação aos problemas sociais citando uma passagem do evangelho de João:
“quem não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não
vê”.
A década de 1930 no Brasil é marcada por uma releitura da questão
racial brasileira, especialmente depois que Gilberto Freyre lança seu
“Casa Grande & Senzala”. Intelectuais brancos tendem a valorizar a
contribuição cultural dos descendentes africanos. Com esse cenário
montado, em 1934, Solano, que desde cedo buscava compreender sua
identidade e raízes, organiza o I e II Congressos Afro-Brasileiros no
Recife e em Salvador. Funda ainda o Centro Cultural Afro-Brasileiro e a
Frente Negra Pernambucana, uma extensão da Frente Negra Brasileira. Por
essa mesma época publica os seus “Poemas Negros”.
POEMA AUTOBIOGRÁFICO
“Quando eu nasci,
Meu pai batia sola,
Minha mana pisava milho no pilão,
Para o angu das manhãs…
Portanto eu venho da massa,
Eu sou um trabalhador…
Ouvi o ritmo das máquinas,
E o borbulhar das caldeiras…
Obedeci ao chamado das sirenes…
Morei num mucambo do “”Bode”",
E hoje moro num barraco na Saúde…
Não mudei nada…”
Na década de 1940, depois de deixar o Recife, Solano fixa residência
no Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, frequentava o Café Vermelhinho
onde se reuniam intelectuais, políticos e artistas. Ali era amigo de
pessoas como o Barão de Itararé e Santa Rosa. Em meio a essa
efervescência cultural, Solano funda o comitê Democrático
Afro-Brasileiro, o Teatro Folclórico Brasileiro, lança, no auditório da
UNE, a Orquestra Afro-Brasileira e cria o Teatro Experimental do Negro
(TEN). Durante a estréia no Rio, em maio de 1945, o TEN sofreu violentos
ataques dos conservadores. Em editorial, o jornal O Globo chegou a
afirmar que se tratava de “um grupo palmarista tentando criar um
problema artificial no País” referindo-se ao racismo que segundo o
jornal não existia no Brasil. Para Darcy Ribeiro o TEN foi “um núcleo
ativo de conscientização dos negros, para assumirem orgulhosamente sua
identidade e lutar contra a discriminação”.
“A minha poesia continuará com o estilo do nosso populário, buscando no negro o ritmo, no povo em geral as reivindicações sociais e políticas e nas mulheres, em particular, o amor. Deixem-me amar a tudo e a todos”. (Solano)
Mais tarde (1950), Solano concretizou um
dos seus grandes sonhos, fundando, com apoio do sociólogo Edson
Carneiro, o Teatro Popular Brasileiro (TPB), cujo elenco era formado por
operários, domésticas, comerciários e estudantes. O TPB apresentava
espetáculos de batuques, congadas, caboclinhos, capoeira, coco e outras
manifestações populares, viajando por toda a Europa. Em 1955 criou o
Brasiliana, grupo de dança brasileira que bateu recorde de apresentações
no exterior. Realizou ainda em Praga o documentário “Brasil Dança”.
OLORUM ÈKE **
“Olorum Ekê
Olorum Ekê
Eu sou poeta do povo
Olorum Ekê
A minha bandeira
É de cor de sangue
Olorum Ekê
Olorum Ekê
Da cor da revolução
Olorum Ekê
Meus avós foram escravos
Olorum Ekê
Olorum Ekê
Eu ainda escravo sou
Olorum Ekê
Olorum Ekê
Os meus filhos não serão
Olorum Ekê
Olorum Ekê”
** Olorum Ekê: “povo do Santo forte”, termo Iorubá.
De volta ao Brasil, Solano vem a São Paulo e é convidado pelo
escultor Assis para apresentar-se no Embu. Leva todo o seu grupo. Dormem
no barracão de Assis nos finais de semana, quando mostram sua arte para
multidões. Solano apaixona-se pelo Embu, muda-se para lá e sua casa
torna-se uma núcleo artístico. É a atividade de Solano e do escultor
Assis que faz surgir a feira de artesanato e revoluciona o local,
fazendo do Embu “das Artes”, como passou a ser conhecido, um centro de
cultura popular. Depois que Embu passou a ser atração mais
turístico-comercial que artística, deixa a cidade e vai viver na capital
paulista.
Como ator, trabalhou nos filmes “Agulha no Palheiro”, “Mistérios da
Ilha de Vênus”, “Santo Milagroso” e “A hora e a vez de Augusto Matraga” e
mais: foi co-produtor do filme “Magia Verde”, premiado em Cannes. No
teatro, foi Solano Trindade quem primeiro encenou (1956) a peça “Orfeu
da Conceição”, de Vinícuis de Morais, depois transformada em filme pelo
francês Marcel Cammus com o nome de “Orfeu Negro”.
Solano construía, de forma indissociável sua vida política e sua veia
artística. Possuía a felicidade dos homens que se dedicam a uma grande
obra e se confundem com ela. Essa era sua ética, sua vida, sua luta,
mais do que uma estética. Filiado ao Partido Comunista, Solano Trindade
promovia reuniões da célula Tiradentes na sua própria casa. Durante a
perseguição aos “vermelhos”, empreendida pelo governo Dutra, invadem sua
casa. A polícia vira o colchão, à procura de armas. Exemplares de seus
livros são apreendidos e o “Poemas de uma Vida Simples” é tirado de
circulação. A filha Raquel lembra: “Papai jamais esconderia armas. Sua
luta era feita com idéias”. Preso, por causa do poema “Tem gente com
fome”, Solano não se abala. Raquel e a mãe, Margarida, percorrem as
cadeias até encontrá-lo. Quando sai, Solano parece fortalecido. Embora
tenha olhos tristonhos, seu otimismo é contagiante, nasce do seu amor
pela arte e pela vida. Continua escrevendo, fazendo teatro e espalhando
sonhos e esperanças por onde passa. Em 1964, um dos seus quatro filhos
(Francisco) é assassinado numa prisão da didatura militar.
NEM SÓ DE POESIA VIVE O POETA **
“Nem só de poesia vive o poeta
há o “fim do mês”
o agasalho
a farmácia
a pinga
o tempo ruim, com chuva
alguém nos olhando
policialescamente
De vez em quando
um pouco de poesia
uma conta atrasada
um cobrador exigente
um trabalho mal pago
uma fome
um discurso à moda Ruy
E às vezes uma mulher fazendo carinho
Hoje a lua não é mais dos poetas
Hoje a lua é dos astronautas.”
** poema inédito até 2008, quando foi revelado por sua filha Raquel.
No
início da década de 70, após o esvaziamento do Teatro Popular
Brasileiro, Solano como sempre pobre e agora doente passa por vários
hospitais. No dia 20 de fevereiro de 1974, o poeta morre como indigente,
num hospital no Rio de Janeiro. Sua obra é reconhecida por poucos assim
como sua morte, a ponto de sua produção sequer passar pelos portões das
universidades, como acontece aqui na Unicamp. A literatura negra não
tem “espaço” para estar nas salas de nosso instituto de letras: quantos
negros temos no IEL? Quantos se interessariam? Em toda a Unicamp existe
um único livro de Solano (no Instituto de Artes!)… doado pela própria
filha, Raquel.
O reconhecimento de Solano vem mesmo do povo com quem lutou, vem do
povo para quem se entregou. Em 1976, foi tema da escola de samba
Vai-Vai, com enredo elaborado por sua filha. Os versos do samba ainda
ecoam: “Canta meu povo, vamos cantar em homenagem ao poeta popular
Vai-Vai é povo, está na rua saudoso poeta, a noite é sua.” Um das poucas
tentativas de trazer de volta o nome de Solano Trindade para o grande
público ocorreu entre 1975, quando o poema “Tem Gente com Fome” iria
integrar o disco dos Secos & Molhados. Mas, como explicou João
Ricardo (que musicou o poema), problemas com a censura impediram a
gravação. Só na década de 80, Ney Matogrosso gravaria a canção.
A poesia de Solano o marcou. Orgulhava-se ser chamado de “poeta
negro”. Foi comparado a importantes escritores como o cubano Nicolas
Guilhén – de quem foi amigo – e o americano Langston Hughes. A fala
poética de Solano Trindade, que não se afasta do realismo ingênuo e da
solidão da vida cotidiana do povo, é sempre dominada pela intuição e
fascinada pelo delírio da alma coletiva que canta com ternura e nobreza.
Sua poesia enreda-se, quase sempre de maneira direta a um tema
essencial: o anseio de liberdade tão próprio de sua etnia e tão latente
em sua classe social, onde o poeta assume sem indiferença a sua
circunstância em relação ao mundo.
As palavras escritas num poema à filha Raquel se tornariam proféticas: “Estou conservado no ritmo do meu povo. Me tornei cantiga determinadamente e nunca terei tempo para morrer.”
GRAVATA COLORIDA
“Quando eu tiver bastante pão
para meus filhos
para minha amada
pros meus amigos
e pros meus vizinhos
quando eu tiver
livros para ler
então eu comprarei
uma gravata colorida
larga
bonita
e darei um laço perfeito
e ficarei mostrando
a minha gravata colorida
a todos os que gostam
de gente engravatada…”
Raquel, Unicamp e Urucungos
Em
1988, Raquel Trindade foi convidada para lecionar na Unicamp, mesmo não
tendo diploma universitário. Os conhecimentos transmitidos pelo pai
ilustre e a luta contra a discriminação racial bastaram para que ela
desse aulas de folclore, teatro negro e sincretismo religioso. “Quando
cheguei lá”, conta Raquel “só tinha um negro na turma de graduação. Aí
eu pedi à Universidade para que fosse criado um curso de extensão para
que eu pudesse ensinar folclore à comunidade negra e às outras
graduações”.
Na primeira turma de extensão universitária houve 170 inscritos para
ouvir sobre folclore nacional e cultura negra. Para Raquel, samba
precisa ser ensinado, sim. “Há coisas que as pessoas precisam saber.
Precisa falar dos escravos de Campinas, da Fazenda Barão Geraldo, da
Santa Genebra, Rio das Pedras. Lá, os escravos faziam rodas de samba de
bumbo nas horas vagas. Precisa contar a história da dança, também. Nas
Escolas Lavapés e Vai-Vai, o samba era dançado mais nos quadris do que
nos pés. O samba de agora é todo copiado do Rio de Janeiro”.
A partir da procura pelo curso que passou a ministrar na Unicamp, a
folclorista teve a idéia de criar o grupo Urucungos, puítas e
quinjengues. Esses são nomes de instrumentos bantos que foram trazidos
pelos escravos para São Paulo. “O Urucungo é composto de negros da
comunidade, de funcionários da Unicamp, alunos e professores”. A maior
parte das danças do grupo foram pesquisadas e criadas por Raquel. O
grupo existe até hoje. Raquel parou de lecionar na Unicamp pois não
agüentou o preconceito academicista que exigia saberes “diplomados” e
“certificados”.
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