domingo, 12 de maio de 2013

Projeto Pixinguinha: uma história contada através do acervo da Funarte


Videodocumento de 56 minutos traz ainda depoimentos exclusivos e trechos de série de programas exibidos pela TVE em 1987

O poeta e produtor Hermínio Bello de Carvalho durante entrevista para o videodocumento 'Projeto Pixinguinha'
O poeta e produtor Hermínio Bello de Carvalho durante entrevista para o videodocumento 'Projeto Pixinguinha'


Projeto Pixinguinha é um videodocumento que relembra uma das iniciativas mais bem-sucedidas da música popular brasileira no fim dos anos 1970. Através de fotografias, arquivos de áudio e outros itens do acervo da Funarte, a história da criação e dos primeiros anos do Projeto Pixinguinha é o tema desta produção de 56 minutos.
O videodocumento é parte do Brasil Memória das Artes – projeto de preservação e difusão do acervo do Cedoc/ Funarte, realizado pelo Centro de Programas Integrados da Funarte, com patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Juntamente com o acervo da Funarte, Projeto Pixinguinha traz depoimentos exclusivos do poeta e produtor Hermínio Bello de Carvalho – um dos idealizadores da iniciativa, criada a partir do projeto Seis e Meia – e de três participantes das turnês do Projeto: a cantora Doris Monteiro e os compositores e instrumentistas Alceu Valença e João Bosco, que relembram os espetáculos que dividiram com artistas como Lúcio Alves, Jackson do Pandeiro e Clementina de Jesus.
O videodocumento traz ainda trechos da série de programas Pixinguinha 10 anos, produzida em 1987 pela Funarte, numa parceria com a TV Educativa, que a exibiu na ocasião. Nesses trechos, vemos em ação outros grandes nomes que fizeram a história do Projeto Pixinguinha, como Elizeth Cardoso, João do Vale, Marlene, Nelson Cavaquinho, Carmélia Alves, Johnny Alf, Dona Ivone Lara e Zélia Duncan, entre outros nomes do primeiro time da música popular brasileira.
Proposto pela Sociedade Musical Brasileira (a Sombras) e realizado pela Funarte, o Projeto Pixinguinha foi criado em 1977, com a proposta de fazer circular pelo país shows de música brasileira a preços acessíveis. No palco, a marca do Projeto era promover um encontro musical entre dois ou mais artistas – muitas vezes pertencentes a gerações, estilos musicais ou procedências diferentes. Entre os shows memoráveis da história do Projeto estão as duplas Cartola/João Nogueira, Nara Leão/Dominguinhos, Moreira da Silva/Jards Macalé e Marlene/Gonzaguinha.

Nenhum comentário: