sábado, 11 de maio de 2013

Semana do Proibido: veículos EBC fazem programação especial sobre a ditadura militar

Início


Confira a programação especial da TV Brasil para a Semana do Proibido

Portal EBC 14.05.2013 - 14h07 | Atualizado em 14.05.2013 - 17h44
 
Esta semana os veículos da Empresa Brasil de Comunicação promovem a “Semana Proibido”, uma programação especial dedicada a abordar os anos da ditadura militar no país. Veja o que a TV Brasil preparou de especial:
Repórter Brasil
13 a 17 maio
Horário: 22h10
Série especial no Repórter Brasil mostra como a censura atuou em diversas áreas, como cinema, imprensa e teatro
Caminhos da Democracia
13 a 17 de maio
Horário: 23h30
Terça-feira:
Betinho discorre sobre a conjuntura dos anos 1960 no Brasil
Da (quase) revolução cultural aos golpes militares
Quarta-feira:
O período do “Milagre Econômico” e dos “Anos de Chumbo” do ponto de vista do saudoso Betinho
Do AI-5 ao fim do “Milagre”: os anos de 1968 a 1973
Quinta-feira:
Série mostra o Brasil da década de 1970
De Golbery à Anistia - 1973 a 1979
Sexta-feira:
O processo de redemocratização do Brasil
Da Anistia aos Caras-Pintadas - 1979 a 1993
Depois do Transe
13 a 17 de maio
Horário: 0h30
A série "Depois do Transe" é composta por cinco episódios com 12 blocos temáticos. Narrada em primeira pessoa, com aúdio de Glauber Rocha - recuperado pelos cineastas Paloma Rocha e Joel Pizzini - os episódios remontam o discurso político e poético do cineasta baiano. O documentário "Depois do Transe" percorre todo o processo de criação da obra prima "Terra em Transe, que foi lançada e premiada no Festival de Cannes de 1967.
Observatório da Imprensa
14 de maio
Horário: 20h
Comemorando os seus 15 anos no ar,  o programa faz entrevistas especiais com renomados personagens relacionados à mídia. Alberto Dines entrevista o novo presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa. A conversa gira em torno da importância da preservação da memória brasileira, independente de censura, autocensura ou tabus que restrinjam a livre expressão.
Arte do Artista
14 de maio
Horário: 23h
Programa fala de um homem que foi considerado, pelas forças da repressão no Brasil da ditadura militar, “o inimigo público número um”: Carlos Marighella.
Impressões do Brasil
15 de maio
Horário: 23h45
Ferreira Gullar: A obra daquele que é considerado por muitos o maior poeta vivo do Brasil
Interprogramas
15 de maio
Horário: 9h
O programa reúne depoimentos de personalidades e imagens de arquivo. Destaca canções, obras de arte, peças de teatro e filmes proibidos ou que tiveram partes excluídas arbitrariamente. Os entrevistados são Aderbal Freire-Filho, Ancelmo Gois, António Manuel, Evandro Teixeira, Jards Macalé, Luiz Rosemberg Filho, Roberto D'Ávilla, João das Neves e Vladimir Carvalho. Por meio de seus relatos, conhecemos o convívio com os censores nas redações, a vida e a obra de artistas, músicos, jornalistas, cineastas, teatrólogos e fotojornalistas censurados.
Três a Um
15 de maio
Horário: 20h
O programa relembra a ação de movimentos estudantis no Brasil.
Memória Para Uso Diário
15 de maio
Horário: 22h
Documentário mostra a luta do grupo Tortura Nunca Mais.
Sem Censura
16 de maio
Horário: 16 horas
Leda Nagle recebe três convidados renomados para falar sobre o tema. São eles: o jornalista Sérgio Cabral; Aquiles e Miltinho, cantores do Grupo MPB4; e Beatriz Kishnir,  historiadora e diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.
Estúdio Móvel
16 de maio
Horário: 18h
O Estúdio Móvel dá voz a artistas que lutaram e lutam pela liberdade de expressão e pelo desenvolvimento da cultura brasileira. Lili bate um super papo aberto com Araripe, cineasta brasileiro que viveu a repressão e a censura imposta pela ditadura militar e, que através da sua arte, lutou contra todo tipo de opressão. O artista conceitual Cildo Meireles também participa do bate-papo.
Caminhos da Reportagem
16 de maio
Horário: 22h
O Caminhos da Reportagem pergunta os jovens brasileiros o que eles sabem sobre a ditadura militar e mostra o trabalho das Comissões da Verdade para investigar crimes ocorridos durante os 21 anos de repressão. O programa ouviu familiares e militantes que foram perseguidos, além de militares que hoje falam em nome dos que estiveram à frente do regime militar.
Cine Nacional
18 de maio
Horário: 22h30
Exibição de Terra em Transe, considerado o mais importante e polêmico filme de Glauber Rocha e um dos ícones do Cinema Novo
Musicograma
18 de maio
Horário: 21h30
Atração revela ícones da efervescência cultural no período da ditadura. Com os programas – “A opinião de Zé Kéti e João do Vale” e “Da bossa ao protesto: Carlos Lyra e Nara Leão” – o Musicograma visita um dos períodos mais efervescentes da cultura brasileira. A década 1963-1973 é um marco em que, apesar da censura, a cultura, em todas as suas expressões, se manteve criativamente ruidosa.
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
 -----------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Gerência de Comunicação Social - EBC 10.05.2013 - 20h10 | Atualizado em 10.05.2013 - 20h15
 
Entre os dias 12 e 18 de maio os veículos da Empresa Brasil de Comunicação promovem a “Semana Proibido”, uma programação especial dedicada a abordar os anos da ditadura militar no país. TV Brasil, Agência Brasil, Rádios e Portal EBC trarão matérias sobre a censura e a perseguição a jornalistas, artistas e outras profissões durante a época em que os militares estiveram no poder.

Na TV Brasil, 15 programas especiais reúnem depoimentos de grandes nomes nacionais, entre músicos, jornalistas, cineastas, teatrólogos e fotojornalistas, que relatam o convívio com os censores nas redações, a vida e a obra de artistas. Também lembram canções, obras de arte, peças de teatro e filmes que foram proibidos ou tiveram partes e trechos censurados. Os especiais englobam os programas: Conexão Roberto D´Avila, Observatório da Imprensa, Arte do Artista, 3 a 1, Sem Censura, Estúdio Móvel, Caminhos da Reportagem e Musicograma. E as séries Caminhos da Democracia, Depois do Transe e Impressões do Brasil, além dos filmes "Memória para uso diário" e "Terra em Transe".

As Rádios Nacional do Rio de Janeiro, MEC (AM e FM), Nacional de Brasília (AM e FM), e Nacional da Amazônia terão programação com matérias especiais, músicas censuradas à época, e spots produzidos a partir de entrevistas com integrantes da Comissão da Verdade e com vítimas do período militar. Estes também destacarão profissionais da equipe das Rádios que sofreram algum tipo de perseguição e censura, como Gerdal dos Santos , Airton Medeiros, Luciano Barroso e Dôra Teixeira. Todo o conteúdo será disponibilizado na Radioagência Nacional.

O Portal EBC, além de agregar o conteúdo dos outros veículos, publicará conversas realizadas com as pessoas nas ruas para saber quais são as críticas e sugestões delas aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Trará ainda entrevistas com três diretores que integram a comissão. Também será feito, em parceria com as rádios, um bate-papo ao vivo com Paulo César de Araújo, autor do livro “Eu não sou cachorro não - Música Popular Cafona e Ditadura Militar”. A conversa acontecerá na quinta-feira (16/05).

Nenhum comentário: