A Teia dos Pontos de Cultura é um encontro nacional e estadual — e, em alguns casos, de âmbito municipal — que funciona como um momento dinamizador da energia criativa dos Pontos e Pontões de Cultura. O evento potencializa os fios materiais e invisíveis que sustentam a Rede Cultura Viva, a mais importante política pública de cultura de base comunitária implantada no Brasil. O país é considerado um dos mais ricos do mundo em matéria de diversidade cultural e biodiversidade, mas, ao mesmo tempo, um dos mais atacados nesses dois campos em função de interesses econômicos predatórios e, em muitos casos, devastadores.
Em Sergipe, como nos demais lugares do Brasil onde o evento vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2025, a I Teia Estadual realizará a escolha de 30 delegados que representarão o estado na Teia Nacional, que será realizada em Aracruz, no Espírito Santo, de 24 a 29 de março de 2026. Além disso, serão escolhidos os representantes titulares e suplentes que comporão a nova comissão estadual dos Pontos de Cultura, junto aos cinco membros da atual comissão organizadora da Teia Sergipe 2026.
Para ajudar a preparar os representantes dos Pontos e Pontões de Cultura que participarão da Teia estadual, foram realizadas duas lives preparatórias para a discussão do regimento interno do Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura, que acontece como parte importante das Teias. Nessas duas reuniões, algumas preocupações quanto à escolha dos delegados foram bastante destacadas, considerando escolhas pouco satisfatórias de representantes de municípios e do estado para a última (4ª) Conferência Nacional de Cultura realizada em Brasilia entre os dias 4 e 8 de março de 2024.
Com o objetivo de contribuir para minimizar ou mitigar os problemas observados, sugeriu-se a elaboração de uma carta de recomendação para a escolha de bons delegados. A seguir, apresentamos algumas sugestões, na expectativa de que outras contribuições possam ser enviadas a fim de enriquecer essa carta de recomendação.
As sugestões abaixo buscam equilibrar critérios fundamentais para a escolha dos delegados: capacidade técnica, representatividade e engajamento.
Em resumo, o "bom delegado" é aquele que, além de conhecer profundamente o setor cultural do seu estado, consegue traduzir as necessidades locais em propostas nacionais, agindo com postura ética, dialógica e representativa.
- Conhecimento da Política Nacional de Cultura Viva: O delegado deve ter, no mínimo, conhecimento básico sobre a Política Nacional de Cultura Viva e clareza sobre os eixos temáticos do Fórum Nacional, conforme o Art. 23º do Regimento do II Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura:
- Eixo 1: Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos;
- Eixo 2: Governança da Política Nacional de Cultura Viva;
- Eixo 3: Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística.
- Atuação Comprovada: Experiência prévia de, no mínimo, três anos no campo da cultura (como artista, mestre, gestor, produtor, agente de cultura viva ou acadêmico).
- Vivência em Políticas Culturais: Experiência em debates sobre políticas culturais, mesmo que em nível incipiente.
- Paridade e Diversidade: A escolha deve observar o disposto no Artigo 16º e seus parágrafos do Regimento do Fórum Estadual, garantindo a representatividade dos diversos segmentos e identidades.
- Compromisso com o Relatório Estadual: O delegado deve comprometer-se a defender as propostas aprovadas na etapa estadual durante o Fórum/Teia Nacional, preterindo agendas exclusivamente pessoais ou específicas do Ponto ou Pontão de Cultura do qual faz parte.
- Capacidade de Diálogo e Negociação: Habilidade para dialogar com delegados de outros estados, buscando consensos e alianças estratégicas em prol do coletivo.
- Disponibilidade: Comprometimento em participar integralmente da programação do Fórum/Teia Nacional, incluindo grupos de trabalho (GTs) e plenárias de votação.
- Defesa do Interesse Público: Foco na construção de políticas de Estado que visem à democratização do acesso à cultura e ao fortalecimento da rede.



Nenhum comentário:
Postar um comentário