quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Teia Sergipe dos Pontos e Pontões de Cultura e a disputa no tempo.

 Nossa atuação é uma corrida contra o tempo, entendido aqui como um campo de disputa de interesses e visão estratégica. Em resposta ao desmonte iniciado em 2016, a tecnologia digital tornou-se o pilar para a reconstrução da Rede Sergipe de Pontos de Cultura. A luta é grande para superar a resistência daqueles que ignoram o valor da arte fora do eixo comercial, mas seguimos atentos aos desafios da Teia Sergipe 2026.

capa do clipe musical, "Voa Passarinho"  do Ponto Ação Cultural Juventude e Cidadania,  realizado entre os anos de 2012 a 2017, como um dos resultados do trabalho de base cultural realizado com adolescentes e jovens de Aracaju e no Conjunto Jardim (Socorro),  foi descontinuado por causa da extinção do Ministério da Cultura e/ou  suspensão das politicas e programas do MINC a partir de 2016 até 2022

Expressamos nossa gratidão aos agentes culturais parceiros e convidamos todos à leitura do guia de orientações, aqui. Destacamos o papel crucial do Pontão de Cultura Digital e Midia Livre, liderado pelo Coletivo Digital (SP) e que conta com a participação da Ação Cultural no conselho gestor, cujo incentivo no Encontro da Rede SACIX, em maio de 2025,  foi o estopim para nossa retomada. Esse movimento, fortalecido por reuniões desde agosto, contou com as valiosas contribuições de Wertenberg NunesSttela Cabral e do mentor do Cultura VivaCélio Turino.

Já para cooperar conosco como Comissão Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura, contaremos com a participação de Eduardo Lima e Alice Monteiro nestes dias de realização da Teia Sergipe, 30 e 31 de janeiro, programação AQUI e cujas minibios estão abaixo.

 Como base de sustentação que está possibilitando o bom êxito da pré produção da Teia Sergipe foi formada uma comissão organizadora robusta para a Teia Sergipe 2026, composta por agentes culturais da Rede Sergipe de Cultura. O grupo reúne membros experientes, como Messias Cordeiro, Lindolfo Amaral, Adson Clio e Euziane Nascimento, e representantes da nova geração, como Isabela Santana, Rafhael Almeida, Claudemir Curuminho, Danilo Duarte e Luiza Kummer, além dos técnicos qualificados da Funcap e Secult, Grazzy Coutinho,  Rodrigo Garcia, Ícaro Olavo.

minibio

Eduardo Lima, graduado em Arte e Mídia pela UFCG, 25 anos de carreira, é produtor audiovisual e produtor cultural. Atualmente coordena o Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas e também é Diretor do Instituto Intercidadania. É membro do GT Cultura Digital da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC). Artista e pesquisador de arte e tecnologia.

Alice Monteiro Lima Coordenadora de Projetos  da Universidade Leiga do Trabalho e Pontão Cariri Território Cultural e do Pontão Paraíba Cultura Viva,Especialista em Gestão Publica , Pesquisadora, Produtora Cultural, Coreógrafa,Representante da Paraíba na CNPdC  , Integra a Comissão Nacional de Certificação de Pontos de Cultura/MINC ,Coordenou o Curso de Gestores Culturais da Paraíba- SECULT PB/ IFPB/ UFCG ,esteve conselheira  representante da Comissão Nacional de Pontos de Cultura /Ministério da Cultura no Conselho Nacional de Cultura ,Coordenou a Elaboração do Plano Estadual de Cultura da Paraíba e atuou como Gerente Executiva de Articulação da SECULT da Paraíba, Idealizadora e coordenadora do FIFAC - Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri, Articuladora de I Conferencia Internacional de Cultura CIOFF/UNESCO, Facilitadora do MINC na PARAÍBA para II Conferencia Nacional de Cultura, Técnica em pesquisas e Implantação de Museus l









sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Nenhum comentário: