segunda-feira, 10 de junho de 2013

Filme gravado em Sergipe será lançado na Bélgica

Fonte: Secult-SE


As gravações começaram no final de 2011 e neste mês de junho o filme ‘A Pelada’, do diretor Damien Chemin, será lançado oficialmente em diversos cinemas nas cidades de Bruxelas, Liège, Namur e Monn, na Bélgica, e também em cidades de Luxemburgo. O filme, que é a primeira produção franco-belga-brasileira, foi totalmente rodado na Grande Aracaju, com a presença de diversos atores e produtores de Sergipe.
O lançamento oficial acontecerá no dia 26 de junho, na cidade de Namur, porém diversas atividades acontecerão em paralelo à programação comercial. No dia 20, por exemplo, haverá uma exibição especial no Consulado do Brasil, em Bruxelas, que contará com a presença da banda sergipana ‘Membrana’, que participou da criação da trilha original do filme.
Segundo o diretor da produção, Damien Chemin, o evento contará ainda com jornalistas do setor cultural e todas as associações brasileiras e residentes brasileiros na Bélgica. “Achei interessante podermos trazer a Membrana que foi tão importante para na trilha sonora do filme para se apresentar aqui e oferecer uma programação diferenciada e original, aliando o filme às suas musicas”, destaca.
Damien explica ainda que uma banda belga chamada ‘Turdus Philomelos’ irá se apresentar junto com a banda brasileira, fazendo um verdadeiro intercâmbio musical entre as duas culturas. “Assim poderemos prolongar a criação de pontes entre as duas culturas, inclusive, estamos nos organizando para levar a banda belga para Sergipe para o lançamento do filme no Brasil, que provavelmente acontecerá em setembro, para apresentar o fruto desse encontro em Sergipe também”, completa. Além dessas exibições, muitas outras acontecerão pelo país, quase sempre contando com exibições do filme e apresentações musicais das bandas envolvidas na produção.
Apoio do Governo de Sergipe
A banda Membrana viajará a Europa para essas apresentações graças ao apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que está apoiando a ida da banda por meio do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural.
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, é de suma importância que esses artistas possam participar deste lançamento na Europa, principalmente porque é mais uma forma de levar o nome de Sergipe para além fronteiras do Brasil. “Desde o início apoiamos a realização deste filme, como não poderia ser diferente. Quando surgiu a oportunidade da banda que foi tão fundamenta para a sua trilha sonora, se apresentar na programação do seu lançamento, não poderíamos ficar de fora”, frisa.
Eloisa destaca ainda que a viagem deles só foi possível graças a Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, projeto da Secult que está no seu terceiro ano consecutivo e que só tem trazido grandes conquistas para os artistas sergipanos. “Sinalizamos para os integrantes da banda que as inscrições ainda estavam abertas e que essa era a maneira que eles poderiam encontrar para fazer parte deste momento tão especial. Prontamente, a equipe preparou o projeto e após a avaliação, pôde ser contemplado”, ressalta.
Sobre o longa
'A Pelada' é uma comédia com um roteiro cheio de detalhes da típica cultura sergipana. O trabalho mostra o cotidiano urbano da grande Aracaju, baseado em histórias de pessoas que o diretor Damien Chemin, conheceu com o passar dor tempo na cidade.  Conta a história de um jovem casal, Caio e Sandra, que acha necessário passar por experiências novas para reanimar a paixão de seu casamento, em sua primeira crise séria.
O longa teve o apoio do Governo do Estado, fruto de uma parceria entre a produtora belga Tarantula, a WG Produções e a Fundação Aperipê. Conta também tem o apoio do Ministério da Cultura da Bélgica, que faz a divulgação no país.

Nenhum comentário: