quarta-feira, 5 de junho de 2013

Secult e MinC realizarão Encontro Nordestino de Cultura em Sergipe





No primeiro semestre de 2014, Aracaju será a capital cultural da região Nordeste. Isso porque a cidade sediará o Encontro Nordestino de Cultura, evento que será realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult). O esboço inicial do projeto foi apresentado na última terça-feira, 4, pela secretária Eloísa Galdino à ministra Marta Suplicy, em Brasília.
O Encontro Cultural Nordestino reúne esforços de diversas autoridades políticas locais, a começar pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB), líder da bancada sergipana no Congresso Nacional, que destinou emendas parlamentares para a viabilização do projeto. O parlamentar também estava presente à reunião e destacou a importância do evento. “Será uma grande celebração da cultura nordestina em nosso Estado”, declarou.
A ministra Marta Suplicy gostou muito da proposta do evento e disse que a realização do Encontro será uma das prioridades do MinC. “Vamos levar o pleito ao Ministério das Relacões Institucionais e solicitar que os recursos da bancada de Sergipe para a realização desse projeto sejam liberadas o quanto antes”, garantiu Marta. “É uma bela ação, num ano em que todos os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil devido à Copa do Mundo”, finalizou.
A secretária Eloísa Galdino ficou satisfeita com a reunião. “Esse diálogo no MinC nos deu o impulso necessário para dar o pontapé inicial nos trabalhos e já começar a organizar o evento. O Encontro Cultural Nordestino promoverá um intercâmbio entre os agentes culturais dos nove estados da região, dará visibilidade à riqueza cultural do Nordeste e especialmente à de Sergipe”, diz a gestora. “A idéia é que a programação do evento contemple todas as linguagens artísticas e que o público tenha acesso gratuito às atividades”, explica.
O plano inicial da Secult é realizar o Encontro Nordestino de Cultura em abril de 2014, em um final de semana, com atividades culturais e apresentações de artistas de todos os estados do Nordeste em diversos pontos de Aracaju. Com esse projeto, o MinC e a Secult esperam contar com a participação de mais de 500 agentes culturais nordestinos e atrair um público de aproximadamente 100 mil pessoas à programação.
O projeto do Encontro Nordestino de Cultura será apresentado aos secretários de Estado da Cultura nordestinos no próximo dia 11, em Recife, durante reunião do Fórum De Secretários da Cultura do Nordeste.
Construção de CEU em Tobias Barreto
Mas não foi apenas essa a boa notícia que a comitiva de Sergipe no MinC conseguiu para a cultura sergipana. A ministra Marta Suplicy também garantiu a construção de um Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) para a cidade de Tobias Barreto. O espaço terá investimento de R$ 1,6 milhão e oportunizará formação artística e acesso à cultura à população da cidade. O prefeito Dilson de Agripino, também presente no encontro, vibrou com a aprovação do projeto.
Também participaram da reunião a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, e o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes.

Valadares pede apoio de ministra para Encontro Nordestino da Cultura


Para buscar recursos para a Cultura do Estado de Sergipe, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) se encontrou nesta tarde com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. A reunião contou com a presença da secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, o prefeito de Tobias Barreto, Adilson de Jesus Santos; e a prefeita e o Secretário de Assuntos Parlamentares de São Cristovão, Rivanda Batalha e Armando Batalha, respectivamente.

Na oportunidade, a secretária Eloísa Galdino apresentou a proposta do Encontro Nordestino de Cultura, que tem o objetivo de promover um intercâmbio entre os agentes culturais dos nove estados do Nordeste e demonstrar a pujança e pluralidade da identidade cultural da região. A ideia é que a programação do evento contemple música, teatro, dança, cinema, arte visuais, literatura, artesanato, moda e patrimônio cultural em um evento de três dias a ser realizado em abril de 2014. “Nossa expectativa é que mais de 500 artistas nordestinos participem do encontro atraindo mais de 100 mil pessoas”, explicou o senador ao solicitar o apoio do Ministério ao encontro.

Valadares também expressou o interesse na implantação do projeto Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) nos municípios de São Cristovão e Tobias Barreto. O projeto do Ministério da Cultura que visa integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileira.

Nenhum comentário: