Vamos planejar para quando o carnaval passar.
Quem pensa, pesquisa, faz, ou pretende fazer trabalho de educação popular, sinta-se convidado para participar da etapa de planejamento para as próximas ações de continuidade do Seminário Educação Popular e Memória.
Será no dia 18 de fevereiro, terça-feira, a partir das 18h30 no auditório da Adufs, localizado no Campus UFS São Cristóvão.
O objetivo é dar continuidade a articulação iniciada com a realização das quatro etapas de exposição e debates que aconteceram na sede da CUT, nos meses de novembro/dezembro de 2019, sob a coordenação do Professor Romero Venâncio.
Neste sentido, o coletivo organizador formado por representação da ADUFS, CEBI-SE, AÇÃO CULTURAL, ABJD, CENTRO DE ESTUDOS ARABES E ISLÂMICOS DA UFS
e COLETIVO TRAPICHE, espera a construção de um plano de ação voltado para o fortalecimento de atividades desenvolvida no campo das iniciativas educativas e culturais, baseadas na concepção e nos referenciais filosóficos e metodológicos da Educação Popular, assim como pesquisas e estudos com base nestas mesmas concepções e referenciais.
A proposta do dia 18 é construir o plano de ação utilizando metodologias que foram conhecidas nas décadas de 1980/1990, através do intercâmbio Aracaju-Recife, por meio de organizações populares e sindicais.
E quando o carnaval chegar, no final da semana de realização do encontro de planejamento, o Brasil conhecerá mais uma vez a potente e arrebatadora união da cultura com a educação popular.
O que só acontece porque existe trabalho cotidiano de mentes e corações devotados a causa da alegria e do bem viver. Trabalho muitas vezes planejado, com pesquisa, estudo e produção cultural, como no caso das escolas de samba, afoxés, blocos e etc..
Para saber mais...
Para saber mais...
Educação Popular: Marxismos e Pentecostalismos. 2ª Semana
EDUCAÇÃO POPULAR: DOS MARXISMOS AO NEO PENTECOSTALISMO.
A QUEM INTERESSAR POSSA....
https://www.facebook.com/DialogosPauloFreire2017/
https://www.facebook.com/events/384514209161482/
ENCONTRO INTERNACIONAL
EDUCAÇÃO POPULAR E CIDADANIA EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
RIO DE JANEIRO, 22-26/06/2020
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do
oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire)
OBJETIVOS
O objetivo principal do Encontro Internacional Educação Popular e Cidadania – Experiências e Desafios é reunir e propiciar o intercâmbio de experiências, pesquisas e reflexões que tenham por foco a Educação Popular, entendida como caminho de construção de uma sociedade fundada numa cidadania emancipada e emancipatória.
Reconhecendo a multiplicidade, diversidade e riqueza das práticas e da produção intelectual dos pesquisadores, militantes, educadores, movimentos e redes que, no mundo inteiro trabalham com e sobre Educação Popular, este encontro pretende também explorar as possibilidades e lançar as bases de formas regulares e permanentes de cooperação e intercâmbio internacionais.
METODOLOGIA
Fiel à inspiração da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Feire, e do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, o Encontro Internacional de Educação Popular é concebido como um grande espaço-tempo de diálogo, em que diferentes atividades, falas e modos de expressão conversem entre si, se interpelem e interpretem. Textos, vídeos, posters, exposições de vários tipos, apresentações teatrais, performances e quaisquer outras formas de expressão serão admitidas, afirmando igualmente a riqueza da diversidade e da troca intercultural entre iguais.
As várias sessões temáticas, rodas de conversa, mesas e outras reuniões contemplarão, sempre, diálogos cruzados reunindo: militantes de movimentos sociais, educadores populares, pesquisadores e acadêmicos de diferentes países e representativos da multiplicidade de experiências de Educação Popular.
Mais além, vislumbramos um encontro em aberto, em que iniciativas não previstas inicialmente, insurgentes... possam ser experimentadas.
A tradução simultânea deverá contemplar o maior número possível de línguas, de modo que cada participante possa, na medida do possível, expressar-se em sua língua natal.
CONTRIBUIÇÕES E ÁREAS TEMÁTICAS
Os interessados em participar poderão submeter:
- Artigos,
- Vídeos
- Posters,
- Exposições,
- Oficinas,
- Performances,
- Apresentações artísticas.
Também serão aceitas propostas de mesas, rodas de conversa ou outras atividades insurgentes a serem organizadas pelos proponentes.
Os trabalhos e propostas de sessões deverão contemplar uma ou mais das seguintes áreas temáticas:
1) Pedagogia do Oprimido e Teatro do Oprimido - Atualidade do pensamento e prática de Paulo Freire e Augusto Boal
2) Experiências de educação popular
3) Educação popular, justiça ambiental e crise climática
4) Educação popular e educação pública
5) Universidade, movimentos sociais e educação popular
6) Educação popular, sexualidade e gênero
7) Educação popular e saúde
8) Educação popular, soberania alimentar, agroecologia e reforma agrária
9) Educação popular e territórios: povos indígenas, populações tradicionais e afetados por grandes projetos
10) Educação popular e artes
11) Educação popular e trabalho
12) Educação popular, xenofobia e racismo
13) Educação popular, cooperativismo e economia solidária
14) Educação popular e lutas urbanas
15) Educação popular, violências e segurança pública
16) Educação popular e juventude
As submissões de trabalhos, sessões, rodas de conversas, performances, apresentações artísticas, posters e quaisquer outras atividades poderão ser apresentadas por escrito ou por vídeo-propostas.
As propostas de atividades artísticas e culturais serão selecionadas, apoiadas e coordenadas por uma Curadoria Artistico-Cultural.
DATAS IMPORTANTES
Prazo para submissão de propostas – 15/02/2020 Resultados da seleção de propostas – 06/03/2020 Encontro – 22-26/06/2020
INSCRIÇÕES
Em breve serão divulgados instruções e formulário para a submissão de propostas e para as inscrições.
INFORMAÇÕES
E-mail: confedpop@ippur.ufrj.br
Facebook: https://www.facebook.com/events/384514209161482/
Instagram: educacao_popular Twitter: @EducacaoPopular
COMISSÃO ORGANIZADORA
Amita Bhide – Tata Institute of Social Sciences, Mumbai, India
Boaventura de Souza Santos - Universidade Popular dos Movimentos Sociais - Universidade de Coimbra, Portugal
Candido Gribowsky (IBASE, Brasil)
Carlos Rodriges Brandão - Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Carlos Vainer - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Claudia Mayorga - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Daniel Carceglia - Universidad Plurinacional de la Patria Grande, Argentina
Gaudêncio Frigotto - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil
Lisa Thompson - African Center for Citizenship and Democracy, University of the Western Cape, África do Sul
Marco Aurélio Santana - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Miguel Lacabana - Universidad Nacional de Quilmes, Argentina
Pierre Vuarin – Université Internationale Terre Citoyenne
Oscar Jara – Consejo de Educación Popular para América Latina y Caribe
Roberto Leher - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Sergio Haddad – Ação Educativa, Brasil
COMISSÃO LOCAL
Aercio Oliveira (FASE) - Candido Gribowsky (IBASE) - Carlos Vainer (UFRJ) – Chico Alencar (UFRJ) - Elizabeth Queiroz (UFRJ) - Francisco Rodrigues de Alencar Filho (UFRJ) – Marcos Arruda (PACS) - Paula Maracajá (Coletivo em Silêncio) - Patricia Dorneles (UFRJ) - Percival Tavares da Silva (Fórum Grita Baixada)
PROMOÇÃO
African Center for Citizenship and Democracy, University of the Western Cape, África do Sul
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, Santiago, Chile
Consejo de Educación Popular para América Latina y Caribe – CEAAL, San Jose, Costa Rica
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE, Rio de Janeiro, Brasil Sergio Haddad, Ação Educativa, São Paulo, Brasil
Tata Institute of Social Sciences - TISS, Mumbai, India
Universidad Nacional de Quilmes, Quilmes, Argentina
Universidad Plurinacional de la Patria Grande, Buenos Aires, Argentina
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, Brasil
Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Popular dos Movimentos Sociais – UMPS, Universidade de Coimbra, Portugal
Université Internationale Terre Citoyenne - UITC, Paris, France
A QUEM INTERESSAR POSSA....
V SEMINÁRIO
INTERNACIONAL
Diálogos com PAULO FREIRE
UFRN | Natal | 20/05 a 22/05/2020 |
Angicos | UFERSA | 23/05/2020: encontro com ex-alunas e alunos de Paulo Freire, de 1963
Pedagogias Insubmissas – Paulo Freire: memória e presença
https://www.facebook.com/DialogosPauloFreire2017/
https://www.facebook.com/events/384514209161482/
ENCONTRO INTERNACIONAL
EDUCAÇÃO POPULAR E CIDADANIA EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
RIO DE JANEIRO, 22-26/06/2020
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do
oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire)
OBJETIVOS
O objetivo principal do Encontro Internacional Educação Popular e Cidadania – Experiências e Desafios é reunir e propiciar o intercâmbio de experiências, pesquisas e reflexões que tenham por foco a Educação Popular, entendida como caminho de construção de uma sociedade fundada numa cidadania emancipada e emancipatória.
Reconhecendo a multiplicidade, diversidade e riqueza das práticas e da produção intelectual dos pesquisadores, militantes, educadores, movimentos e redes que, no mundo inteiro trabalham com e sobre Educação Popular, este encontro pretende também explorar as possibilidades e lançar as bases de formas regulares e permanentes de cooperação e intercâmbio internacionais.
METODOLOGIA
Fiel à inspiração da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Feire, e do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, o Encontro Internacional de Educação Popular é concebido como um grande espaço-tempo de diálogo, em que diferentes atividades, falas e modos de expressão conversem entre si, se interpelem e interpretem. Textos, vídeos, posters, exposições de vários tipos, apresentações teatrais, performances e quaisquer outras formas de expressão serão admitidas, afirmando igualmente a riqueza da diversidade e da troca intercultural entre iguais.
As várias sessões temáticas, rodas de conversa, mesas e outras reuniões contemplarão, sempre, diálogos cruzados reunindo: militantes de movimentos sociais, educadores populares, pesquisadores e acadêmicos de diferentes países e representativos da multiplicidade de experiências de Educação Popular.
Mais além, vislumbramos um encontro em aberto, em que iniciativas não previstas inicialmente, insurgentes... possam ser experimentadas.
A tradução simultânea deverá contemplar o maior número possível de línguas, de modo que cada participante possa, na medida do possível, expressar-se em sua língua natal.
CONTRIBUIÇÕES E ÁREAS TEMÁTICAS
Os interessados em participar poderão submeter:
- Artigos,
- Vídeos
- Posters,
- Exposições,
- Oficinas,
- Performances,
- Apresentações artísticas.
Também serão aceitas propostas de mesas, rodas de conversa ou outras atividades insurgentes a serem organizadas pelos proponentes.
Os trabalhos e propostas de sessões deverão contemplar uma ou mais das seguintes áreas temáticas:
1) Pedagogia do Oprimido e Teatro do Oprimido - Atualidade do pensamento e prática de Paulo Freire e Augusto Boal
2) Experiências de educação popular
3) Educação popular, justiça ambiental e crise climática
4) Educação popular e educação pública
5) Universidade, movimentos sociais e educação popular
6) Educação popular, sexualidade e gênero
7) Educação popular e saúde
8) Educação popular, soberania alimentar, agroecologia e reforma agrária
9) Educação popular e territórios: povos indígenas, populações tradicionais e afetados por grandes projetos
10) Educação popular e artes
11) Educação popular e trabalho
12) Educação popular, xenofobia e racismo
13) Educação popular, cooperativismo e economia solidária
14) Educação popular e lutas urbanas
15) Educação popular, violências e segurança pública
16) Educação popular e juventude
As submissões de trabalhos, sessões, rodas de conversas, performances, apresentações artísticas, posters e quaisquer outras atividades poderão ser apresentadas por escrito ou por vídeo-propostas.
As propostas de atividades artísticas e culturais serão selecionadas, apoiadas e coordenadas por uma Curadoria Artistico-Cultural.
DATAS IMPORTANTES
Prazo para submissão de propostas – 15/02/2020 Resultados da seleção de propostas – 06/03/2020 Encontro – 22-26/06/2020
INSCRIÇÕES
Em breve serão divulgados instruções e formulário para a submissão de propostas e para as inscrições.
INFORMAÇÕES
E-mail: confedpop@ippur.ufrj.br
Facebook: https://www.facebook.com/events/384514209161482/
Instagram: educacao_popular Twitter: @EducacaoPopular
COMISSÃO ORGANIZADORA
Amita Bhide – Tata Institute of Social Sciences, Mumbai, India
Boaventura de Souza Santos - Universidade Popular dos Movimentos Sociais - Universidade de Coimbra, Portugal
Candido Gribowsky (IBASE, Brasil)
Carlos Rodriges Brandão - Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Carlos Vainer - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Claudia Mayorga - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Daniel Carceglia - Universidad Plurinacional de la Patria Grande, Argentina
Gaudêncio Frigotto - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil
Lisa Thompson - African Center for Citizenship and Democracy, University of the Western Cape, África do Sul
Marco Aurélio Santana - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Miguel Lacabana - Universidad Nacional de Quilmes, Argentina
Pierre Vuarin – Université Internationale Terre Citoyenne
Oscar Jara – Consejo de Educación Popular para América Latina y Caribe
Roberto Leher - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Sergio Haddad – Ação Educativa, Brasil
COMISSÃO LOCAL
Aercio Oliveira (FASE) - Candido Gribowsky (IBASE) - Carlos Vainer (UFRJ) – Chico Alencar (UFRJ) - Elizabeth Queiroz (UFRJ) - Francisco Rodrigues de Alencar Filho (UFRJ) – Marcos Arruda (PACS) - Paula Maracajá (Coletivo em Silêncio) - Patricia Dorneles (UFRJ) - Percival Tavares da Silva (Fórum Grita Baixada)
PROMOÇÃO
African Center for Citizenship and Democracy, University of the Western Cape, África do Sul
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, Santiago, Chile
Consejo de Educación Popular para América Latina y Caribe – CEAAL, San Jose, Costa Rica
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE, Rio de Janeiro, Brasil Sergio Haddad, Ação Educativa, São Paulo, Brasil
Tata Institute of Social Sciences - TISS, Mumbai, India
Universidad Nacional de Quilmes, Quilmes, Argentina
Universidad Plurinacional de la Patria Grande, Buenos Aires, Argentina
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, Brasil
Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Popular dos Movimentos Sociais – UMPS, Universidade de Coimbra, Portugal
Université Internationale Terre Citoyenne - UITC, Paris, France
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