segunda-feira, 12 de setembro de 2022

É a comunicação também, estúpidos!! (*)

Uma das razões para derrota da nova proposta de constituição para o Chile, foi a ofensiva da direita e da extrema direita  no campo da comunicação. Cf. Aqui

Idem o que aconteceu no Brasil com o golpe midiático-judicial-parlamentar de 2016.

Alguém que nos lê,  duvida do que fará  novamente os grandes meios empresariais de comunicação,  em mais uma tentativa de sabotagem contra um provável governo liderado pelo Presidente Lula? 

O QUE FAZER?

1 - Iniciar um processo de discussão com a sociedade sobre a regulação dos meios de comunicação, utilizando como base a legislação existente nos países europeus, da américa latina e da américa do norte. 

2-   Investir na estruturação de  um campo politico/econômico da comunicação de base comunitária. Isso por parte do governo federal, como dos governos estaduais e municipais.  Como sinalizam os dois exemplos abaixo:

🔊 POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO PARA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Convidamos você, que atua com comunicação popular e mídia livre, para participar do "Webinário: Financiamento e Distribuição da Comunicação Comunitária”.

Ao Vivo - Gratuito e Online!

📆Dias 21e 22 de setembro às 20h

💡No Webinário, o historiador Célio Turino junto a outros especialistas irão refletir e apresentarão propostas de políticas de financiamento e distribuição de conteúdos para o setor.  

✅A exitosa experiência do Programa Cultura Viva com as ações dos Pontos de Cultura, Cultura Digital e Pontos  de Mídia Livre mostram como é totalmente possível uma nova política para a comunicação comunitária.  

Som da Liberdade

Parceria Rádio Frei Caneca FM (apoio cultural)

Programa cultural que divulga músicas de protesto da América Latina. São cantoras e cantores dos 20 países que têm suas histórias e canções tocadas no programa que vai ao ar aos domingos, às 15h, na Rádio Frei Caneca FM, emissora pública de Recife (PE). Foram escolhidos artistas de cada país que levantaram suas vozes pela democracia na região. A argentina Mercedes Sosa, o venezuelano Alí Primera e a brasileira Elis Regina são os homenageados dos primeiros episódios.

Acesse AQUI o primeiro programa.

O episódio de estreia do programa Som da Liberdade apresenta um panorama e o contexto das músicas de protesto na América Latina, com pequenas mostras dos artistas e das entrevistas que estarão nos demais episódios.

Confira alguns dos convidados da temporada: João Marcelo Bôscoli, produtor musical e filho de Elis Regina; Anette Christensen, biógrafa de Mercedes Sosa; e Ruben Olivera, cantor uruguaio.

No episódio de lançamento, o ouvinte vai conhecer os nomes dos cantores dos 20 países da região e um pouco da obra deles que farão parte das demais edições do Som da Liberdade.

O programa foi um dos 45 selecionados no edital de ocupação da programação da Rádio Frei Caneca FM, que tem apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Cultura do Recife. O Som da Liberdade conta ainda com o apoio cultural da Rádio Tertúlia.

(*)"Nas eleições em que Bill Clinton disputava com George H. W. Bush (incumbente), em 1992, o estrategista do primeiro, James Carville, afirmou: “It’s the economy, stupid!”.  Os Estados Unidos atravessavam então uma recessão. Bush, que chegou a ter 90% de aprovação após a invasão do Iraque, viu seu apoio reduzir-se drasticamente e perdeu aquela eleição. " Fonte: Congresso em Foco

E como cultura e comunicação são irmãs siamesas, fiquem ligados....


https://www.youtube.com/watch?v=3vbVG_cE484




Nenhum comentário: