quinta-feira, 1 de setembro de 2022

O que é que pode fazer os fazedores de cultura brasileiros nesse presente instante para se defender dos ataques contra a Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc?

Prezado Senador Rodrigo Pacheco e parlamentares brasileiros

Dirigimos a Vossas Excelências para requerer, com fundamento nos artigos 1º, 2º, 37, caput, 49, XI, da Constituição Federal e art. 48, XI do Regimento Interno do Senado Federal, que seja procedida à imediata devolução da Medida Provisória nº 1135/2022. 

Tal pedido se baseia na competência da presidência do Congresso Nacional em dispor sobre a tramitação de medidas provisórias, especialmente pela atribuição de impugnar as proposições contrárias à Constituição, impedindo-as de tramitar regularmente, em face do descumprimento dos requisitos constitucionais, principalmente da sua condição inadmissível por conteúdo de mérito flagrantemente inconstitucional e injurídico. O que se verifica é que o Poder Executivo Federal, derrotado na tramitação das Leis Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/22) e Aldir Blanc II (Lei 14.139/22), com as quais discordava e vetara, após a derrubada dos vetos de ambas as leis, edita a MP em questão, com o objetivo de impedir a implementação dos efeitos jurídicos decorrentes da legislação aprovada no Congresso Nacional, em clara violação, num primeiro instante, ao princípio republicano, e aos princípios da legalidade e moralidade inscritos no caput do art. 37 da Constituição Federal.

Desse modo, o referido ato executivo, além de prorrogar o prazo de execução, transforma despesas obrigatórias aprovadas pelo Congresso Nacional em discricionárias, acaba por inviabilizar a implementação de políticas públicas na área da cultura - seja a de curto prazo para mitigar os efeitos da pandemia no setor, no caso da Lei Paulo Gustavo, seja a mais estrutural, prevista para os próximos cinco anos na perspectiva da descentralização dos recursos para os demais entes da federação, no caso da Lei Aldir Blanc II.

Destacamos a inconstitucionalidade da medida provisória nº 1.135/2022, uma vez que:

a) Contraria a vedação expressa de edição de medida provisória para versar sobre matéria reservada à Lei Complementar (Art. 62, §1º, III, da CF);

b) Esvazia o conteúdo jurídico, político e social de uma decisão soberana Poder Legislativo, no mesmo exercício financeiro em que esta foi aprovada, tornando discricionário o que restou obrigatório, em clara afronta ao que estatuem os artigos 1º (Princípio Republicano) e 2º (Independência dos Poderes) da Constituição Federal, pilar de todo o equilíbrio democrática da República Federativa do Brasil; e

c) Viola os princípios da legalidade e da moralidade, insculpidos no caput do art. 37 da Constituição Federal.

Por todo o exposto, solicitamos a imediata devolução da Medida Provisória nº 1.135, de 29 de agosto de 2022, por não atender aos requisitos formais e materiais de constitucionalidade necessário à sua continuidade e validade jurídica.

A cultura é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. As leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II são necessárias em sua integralidade. 

Contamos com vossa atitude positiva em apoio à Cultura Brasileira e aos fazedores culturais do nosso país.

Pela Cultura Brasileira! Pelo Brasil!

Atenciosamente,

CONTATOS do senador Rodrigo Pacheco PSD-MG                                                                                                                     sen.rodrigopacheco@senado.leg.br                                                                                                          https://twitter.com/rpsenador                                                                                   https://www.instagram.com/rodrigopacheco/                                                https://www.facebook.com/RodrigoOtavioPacheco

O QUE FAZER?

 - Enviar a mensagem acima  para todos os endereços assinalados, sendo que no caso do twitter esta conta foi cancelada.

- No caso do facebook é interessante enviar essa mensagem na parte de comentários de outras postagens do senador Rodrigo Pacheco.

- Conversar com amigos jornalistas/radialistas para pautar o assunto em tela.

- Conversar com parlamentares próximos para que se manifestem na tribuna e por meio de moção... Desde as Câmaras Municipais até o Senado..

- Quem for candidato a cargo eletivo pode apresentar este assunto em suas atividades de campanha ou na propagando de rádio, tv e internet.

- Os artistas e intelectuais de grande visibilidade devem  manifestar-se publicamente em seus shows, espetáculos, entrevistas e etc..

- Compartilhar os conteúdos deste blog referente ao assunto em suas redes virtuais, inclusive essa postagem. Pode-se também compartilhar partes da postagem abaixo.

 O governo exterminador do futuro ataca mais uma vez as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc

- Assinar e divulgar o abaixo assinado.

https://chng.it/zN62PzCX

Se quiser coloque outras sugestões na seção comentários, logo abaixo dessa postagem..

Para saber mais sobre a Lei Paulo Gustavo  AQUI



Nenhum comentário: