quarta-feira, 26 de abril de 2023

Morre Ribeiro em 25 de abril. Um dos símbolos do São João antigo de Aracaju

 

Antônio da Silva RIBEIRO. Um dos símbolos do Fórum do Forró e de uma Aracaju que vai aos poucos perdendo  a memória do São João mais autêntico, mais familiar , mais comunitário. Isso com a anuência ou complacência de quem deveria evitar ou atenuar, a prefeitura da cidade..

A cidade da disputa insana entre a memória e o futuro, entre o houvera e o haverá...

E como povo sem memória é povo sem futuro, ai já sabemos né,  o que isso representa em termos estéticos e éticos..

Quem dera o nosso prefeito e a maioria dos vereadores compreendessem o quanto o investimento na cultura e na memória impacta positivamente na saúde, inclusive na saúde mental, na educação, na atração de turistas para melhorar a riqueza produzida pelo turismo, na segurança, quem dera....

Que a terra lhes seja leve Ribeiro....

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Grande e Forte Ribeiro!!!! De sorriso lindo, farto e acolhedor... E palavras fortes na defesa da Justiça Social e da Cultura!!!! Que essa terra possa semear as suas idéias e movimentos!!!! Essa terra está melhor depois que passou por aqui!!!! Que sua força e palavras possam continuar nos mobilizando e mobilizando o sonho de outros tempos mais justos, inclusivos, com mais alegria, forró e cultura popular!!!!!

Três salvas de tiros de canhão... Em honra aos mortos da Ilha da Ilusão... Durante a última revolução do coração e da paixão..."

 🙌🏾✨🙏🏾🍀 Salve Ribeiro!!!!!!!!

Luiz Soares


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Abaixo, texto que escrevi no portal Overmundo no ano de 2012 onde faço alusão a  Ribeiro, motivo de grande alegria e agradecimento da parte dele...

Espetáculo “Pau de Arara” O nordeste bom de se ver



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Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
10/5/2012 · 4 · 7

Pierre Feitosa é um ator sergipano cuja carreira teve início no prestigiado grupo teatral Imbuaça, em meados da década de 80. Nos últimos anos, o ator tem se destacado como apresentador dos mais importantes eventos ligados ao ciclo junino em solo sergipano.

Nesta atividade, o sucesso decorre da forma bem humorada e espirituosa de suas falas, expressões faciais e corporais, que incorporam um personagem nordestino urbano, mas preservando muito do jeito interiorano de ser.

Para surpresa de muitos e deleite dos que foram conferir, Pierre estreou, nos palcos de Aracaju, como cantor ou ator que canta, sem pretensões de fazer carreira de vocalista, como explicou em um dos momentos do memorável espetáculo musical “Pau de Arara”, apresentado no teatro Atheneu nos dias 5 e 6 de maio de 2012.

Ao ouvir, em diversos programas da Aperipê FM, Pierre Feitosa falar sobre a estréia do seu trabalho, fiquei em uma situação difícil, pois já tinha comprado a mesa para participar de uma noite cultural, na qual haveria apresentação de diversos artistas e poetas com trabalhos referenciados no conceito musical conhecido como cantoria. Além disso, já contava com outros planos de investimento em cultura e lazer.

Entretanto, ouvindo no programa dominical “Nação Nordestina”, da Aperipê FM, os comentários entusiasmados do apresentador Paulo Correa, também colaborador do “Pau de Arara”, na produção do repertório e do ouvinte Ribeiro, divulgador cultural e um fervoroso defensor das genuínas tradições sergipanas e nordestinas, não tive dúvidas: “Pau de Arara”, lá vamos nós, mesmo que tenhamos que ultrapassar os gastos planejados do orçamento mensal.

O “nós”, em questão, refere-se à esposa e, em especial, aos filhos adolescentes, que teriam a oportunidade de ver o quanto de riqueza cultural a arte nordestina pode alcançar.

A preocupação com a formação cultural das novas gerações no âmbito da escola onde trabalho e no seio da minha família acompanha-me desde muito tempo. Os motivos para isso decorrem do alto grau de mercantilização da cultura brasileira, cujo exemplo mais significativo é o famigerado jabá, um tipo de propina paga aos donos de rádios comerciais para que sejam tocadas músicas degradadas e degradantes, em vários sentidos, inclusive no estético musical.

Sem dúvida, este foi um dos ganhos da noite: possibilitar a algumas crianças e adolescentes, não apenas aos meus filhos, pois outros pais também levaram seus rebentos, a oportunidade de assistirem a um espetáculo com o melhor da música nordestina, com uma base instrumental ampla, além do tradicional conjunto sanfona, zabumba e triangulo.

Experiência como esta facilita a comunicação com os mais jovens, acostumados a ouvir música nordestina contemporânea com uma maior parafernália de instrumental e de recursos cênicos.

Segue nessa linha o espetáculo “Pau de Arara”, porém tendo no palco um ator conhecido, cuidadoso com o conteúdo e compromisso estético, cultural e ético das canções, na companhia de excelentes músicos e bailarinos, e que surpreendeu a todos pelo seu talento como interprete musical.

No que se refere à dança, um aspecto importante foi a presença de bailarinos ligados ao estilo contemporâneo, fazendo performances inspiradas nas cadências e ritmos populares.

Em outros momentos, foram apresentadas cenas curtas teatrais, em forma de pantomima, a exemplo da cena da despedida de alguns familiares que iam embora do sertão deixando um rastro de tristeza e saudade, como bem cantado em diversas músicas do cancioneiro nordestino e, ainda, a cena da procissão, diversas vezes repetidas no decorrer da bela e conhecida interpretação que Pierre fez do clássico composto por Gilberto Gil.

Vale citar também a apresentação de textos curtos de espetáculos dos quais Pierre Feitosa participou quando atuava no Imbuaça, com destaque para o texto “O matuto e o balaio de maxixe”. Houve também a exibição, em telão, de um pequeno trecho da obra poética “Morte e Vida Severina”, apresentado pelo premiado ator sergipano Orlando Vieira.

Para também fazer soar outras vozes que assistiram ao espetáculo “Pau de Arara”, obtive por telefone o depoimento de Ribeiro.

“Assistir ao espetáculo “Pau de Arara” na minha opinião foi ver no palco, Sergipe do tamanho do Brasil. A seleção das músicas, a interpretação do Pierre Feitosa, a equipe de produção, o teatro Atheneu reformado, bonito e mais confortável. Foi tudo nota 10 e aplaudido de pé no encerramento.
Por isso, é preciso que o sergipano valorize a arte que é produzida em nosso estado, indo ao teatro com mais frequência, demonstrando realmente que gosta e que valoriza nossos artistas.
Foi-se o tempo de ficar falando que não se ia ao teatro para assistir arte sergipana por causa da falta de opções e qualidade. Agora estamos em tempos de grandes artistas e grandes produções, como exemplo, além do Pierre Feitosa, posso citar Antônio Rogério e Chico Queiroga, o grupo Cataluzes, Amorosa, Edvaldo de Carira, Edgar do Acordeon, Luiz Paulo, Marcos Guedes, Ararão e muitos outros.
O espetáculo “Pau de Arara” é do tipo exportação , é um show que merece ser apresentado em outros estados.”


SAIBA MAIS:

Ator sergipano Pierre Feitosa canta no espetáculo `Pau de Arara´

São João da Gente com Pierre Feitosa: Urânia faz macumba para casar

ALGUMAS MÚSICAS DO SHOW:

No dia em que eu vim-me embora Luiz Gonzaga

Súplica Cearense - Luiz Gonzaga

Suplica Cearense - O Rappa

Último pau-de-arara - Gilberto Gil

Na sombra da Jaqueira - Joseane Dyjosa

Gilberto Gil (1968)- Procissão

Na Base da Chinela - Jackson do Pandeiro

Olha pro céu meu amor - Gilberto Gil

Gal Costa - Festa do Interior

TEXTOS SOBRE MÚSICA SERGIPANA E NORDESTINA, DA MINHA AUTORIA, E PUBLICADOS NO OVERMUNDO.

O Portal do Som (3) - Sergipe para exportação

Justiça e Beleza se abraçam na obra de Zé Vicente.


LEIA TAMBÉM:

O sergipano não valoriza o produto cultural local

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