Romero Venâncio
A "radicalidade" está com a direita (que mesmo desmoralizada continua com moral) hoje no Brasil. No parlamento, no banco central, no cristianismo, nas redes sociais... E de quebra, a mídia hereditária da casa grande tirando casquinha no dia a dia com seus editoriais e insinuações.
Os ministros de Lula entraram numa roda de emparedamento e desgaste no parlamento. Os "convites" para depoimento nas comissões parlamentares (invadidas pela mesma direita) pululam e se tornam estratégia. É só militar-parlamentar e os senhores do agronegócio na dianteira.
A direção do banco central continua brecando tudo em termos de política econômica e investimento público e social. Tira a margem de manobra do governo naquilo que é essencial.
Há uma direita que se movimenta nas redes sociais e na sociedade civil. O bolsonarismo tá chegando nas escolas e nas instituições para atiçar o caos social. bolsonarismo com neonazistas???? Atentemos!
Na parte de baixo da estrutura social, o desemprego e a falta de perspectiva dos jovens pobres continua e cresce... O que lhe resta é o "novo ensino médio". Entendamos.
Uma classe média rendida a seus preconceitos, egoísmos e vida cotidiana em desgaste vertiginoso. culturalmente esvaziada.
A esquerda que não foi para o governo (movimento sindical, popular, social...) sem a menor condição de (sequer) convocar para as ruas. Se convoca, vem nós-com-nós-mesmos. A falta de pauta e a cilada de priorizar a forma parlamentar gerou uma impotência sem tamanho e ainda sem saber a proporção de sua desorientação. Os melhores quadros formados na luta precisam ganhar a vida material nas assessorias e investir sua inteligência nisto. Paciência. No máximo, soltamos notas.
O povo pobre sobrevivendo com o que pode e tem... e com o que não tem...
Se o governo não fura este bloqueio e ganha uma popularidade sólida, resiste até quando no campo do inimigo?
A pobreza de imaginação e de projeto de um setor intelectual que já foi radicalizado dentro e fora das universidades é desolador. Um setor intelectual que envelheceu mais na imaginação criativa do que biologicamente. E tá tudo registado no lattes. que sofrido!
As classes dominantes sendo cruéis como sempre e cada vez mais no seu conforto e segurança. O serviço bem pago tá sendo feito por uma direita civil-militar-parlamentar-midiática de platão.
Estamos sentados sob um vulcão e parece que não queremos saber da proporção do fogo-no-rabo...
Nossa esperança é que no Brasil tudo pode acontecer, inclusive nada. E ainda temos Juscelino Filho. Ufa!
Trata-se de um pesadelo e precisamos sair dele. Nem que seja como o barão de Münchhausen.
... E tudo isto sem termos bolsonaro no governo. Imaginemos se fosse o contrário!
Como disse certa vez Terry Eagleton na capa de um livro (e por incrível que pareça): "Marx tem razão". E continua tendo. Para nossa sorte.
O texto acima faz lembrar a maravilhosa canção existencialista de 1968.
https://www.youtube.com/watch?v=YjIOhBeOLuo
https://www.youtube.com/watch?v=Mj6BeEHQyOE
Para entender melhor e em detalhes o que está escrito no texto acima da autoria do Professor Romero Venâncio (UFS).
"O pior do Brasil tem que ser enfrentado pelo melhor.. É o que pode dar certo...Façamos assim com o melhor que pudermos ser. Com o melhor que pudermos reunir."
https://www.youtube.com/watch?v=70bGc1y_Fwo
Nenhum comentário:
Postar um comentário