segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Luiz Vieira - Estúdio F

Luiz Gonzaga o batizou de Príncipe do Baião. Pernambucano radicado no Rio e dono de mais de 500 composições, foi parceiro de João do Vale.

Eduardo Weber29/12/11 20:00 - Atualizado em 29/12/11 20:00
Detalhe da capa do álbum \"Luiz Vieira\" lançado em 1974. (Reprodução)
O texto de apresentação do programa comandado por Paulo César Soares apresenta Luiz Vieira como um poeta que traz o Nordeste na alma e o Brasil no coração. Um artista com mais de 500 composições, com diversidade de ritmos e letras que falam de amor, do necessitado e das coisas do Brasil.
Luiz Vieira tem longa carreira no rádio, na TV e na música. Começou na Rádio Clube do Brasil no “Programa Zé do Norte”, passando depois para a Tamoio e em seguida para a Tupi.  Nesse período, primeira metade dos anos 1950, recebeu de Luiz Gonzaga o título de “Príncipe do baião”. Mas não foi o único.
Nascido em Caruaru em 1928, desde os três anos Luiz Vieira foi criado pelo avô na cidade de Alcântara, Estado do Rio de Janeiro, após o falecimento de sua mãe. Apesar de tão distante de seu Pernambuco, a cultura nordestina sempre esteve muito presente em sua obra, sendo conhecido por seu público como “advogado do nordeste”, em razão de muitas músicas suas que falava da situação da região, o que lhe causou várias investidas da censura federal e da polícia em sua residência nos anos de chumbo do regime militar.
O Estudio F apresenta um amplo painel das gravações de Luiz Vieira, a começar pelas primeiras: “Há um pouco de você” e a divertida “Pagando o pato”. Presenças também obrigatórias de seus grandes sucessos, como “Menino de Braçanã” (em parceira com Arnaldo Passos), “Na asa do vento” (com João do Vale) e “Prelúdio pra ninar gente grande”, popularmente conhecida como “Menino passarinho”.
O programa apresenta as guarânias “Da saudade” e “da Lua nova”, os forrós “Do tio Augusto” e “Do Chico moço” e as músicas “Estrada da saudade”, “Os olhinhos do menino”, “Retirandus”, “Paz do meu amor” e “Maria Filó”, uma das muitas parcerias com o maranhense João do Vale.
_______________


Estúdio F – Momentos Musicais da Funarte
Luiz Vieira

Apresentado na RCB em 27 de dezembro de 2011
Apresentação: Paulo César Soares

Roteiro: Cláudio Felício
Produção: Rádio Nacional – Rio de Janeiro 

Nenhum comentário: