segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Dia de Santos Reis, Encontro Cultural de Laranjeiras e "Sufocamento da cultura popular deve aumentar", avalia pesquisador.



Também sob o ponto de vista cultural.


Sob o ponto de vista pessoal,  tenho relação com a data por ter nascido em um  casarão próximo a Igreja do Rosário em São Cristóvão, local onde se realizava concentração dos grupos da cultura popular que homenageiam os Santos Reis em seu dia, assim como a celebração eucarística.

Mas isso para mim não durou muito tempo, porque em busca de melhores condições de vida, meu pai decidiu migrar para o Rio de Janeiro. Era criança quando chegamos no inicio dos anos de 1970 e Tim Maia começava a fazer sucesso, dentre várias  canções uma  me chamava a atenção, não por acaso, Hoje é o dia de Santos Reis”.


Já crescido, com um pouco mais de 20 anos, retorno a Sergipe e encontro em estado de declínio os grupos da cultura popular ou grupos folclóricos, como são mais conhecidos por aqui. Confesso que inicialmente considerava-os cansativos, repetitivos e etc. e etc..

Mas aí vieram mais leituras, a universidade, trabalhos com educação popular e principalmente canções que bebiam nas fontes da cultura popular.  Dentre as primeiras que ouvi e que mais me marcaram nesse sentido,   lembro de “Its Long Way” de Caetano Veloso , Asa Branca de Luis Gonzaga, Cálix Bento de Milton Nascimento, ou melhor, regravada por ele, as cantigas de roda na releitura de Villa Lobos e etc...

Percebam a dificuldade  que é trabalhar nessa linha com crianças e adolescentes que nunca ouviram os artistas citados, porque a maioria das emissoras de rádio e seus pais, familiares e vizinhos só tocam e ouvem ouvem funk, sertanejo, gospel,  arrocha e etc...


Mais na frente,  o Encontro Cultural de Laranjeiras, o Festivalde Arte de São Cristóvão, a Ópera do Milho,  as rodas de danças circulares,  os trabalhos com teatro e dança inspirados na cultura popular, ou que utilizaram traços ou fragmentos  da mesma, nestes casos o que foi realizado no contexto da Amaba/Projeto Reculturarte,  da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude eCidadania, a Caravana Luiz Gonzaga Vai a Escola,   e etc..

E assim,  aos poucos,  fui compreendendo a  importância e a necessidade da cultura popular, mas de uma maneira dinâmica, dialogando com propostas ou sensibilidades  estéticas dos novos tempos, misturando-se algumas vezes, e em  outras não. 

Por isso,  lamento  a forma estática e limitada como é realizado o  Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, cujo inicio acontecerá no dia 09  de janeiro, a esse propósito publiquei no facebook:   XLV Simpósio do Encontro Cultural deLaranjeiras começa nesta quinta-feira. Os mesmos assuntos, as mesmas pessoas, o mesmo formato. Pode se chamar de Simpósio da Cultura Conservadora.
Quando os conservadores, quase fascistas, conseguirem conquistar o Governo de Sergipe, se sentirão bastante em casa..  Com isso, não temos como deixar de  lembrar uma icônica canção pop dos anos de 1960. “A Praça” composição de Carlos Imperial e que fez sucesso na voz de Ronnie Von.

.

E para concluir, quem considera o tema da cultura popular como bastante   útil, oportuno e necessário, não deixe de ler o artigo. “Sufocamento da cultura popular deve aumentar, avalia pesquisador.”

 O artigo traz quatro questões que deve merecer mais atenção de pesquisadores, agentes e gestores culturais, professores, arte-educadores,  artistas, jornalistas  e  inclusive no Encontro Cultural de Laranjeiras e no Festival de Arte de São Cristóvão.

1 – O choque cultural causado pela entrada massiva em igrejas evangélicas,  de grandes contingentes das  populações das periferias e do interior. 

2 – O importante papel das escolas e das universidade para a garantia de continuidade das culturas populares.

3 – A crônica falta de verbas para os grupos e iniciativas ligadas a cultura popular, agravado ainda mais por tempos de ataques a produção artística e cultural, inclusive com redução de recursos  orçamentários ou quase extinção.

4 –  O agravamento da  crônica apropriação  da cultura popular por pesquisadores, artistas, produtores culturais e etc., com pouco ou nenhum retorno econômico  para os mestres e grupos da cultura popular.

E em  São Cristóvão. O que está sendo promovido no dia 06 de Janeiro,  para  fortalecer a retomada da celebração viva e pulsante da  festa de Santos Reis na cidade?


Nos munícipios sergipanos de Macambira, São Domingos e em tantos outros, aqui e fora do estado,  os Santos Reis são estes abaixo:





E detalhe importante, o apoio financeiro da Funarte e do Ministério da Cultura a eventos com esse tipo de proposta musical para uma festa de Santos Reis.

Isso antes do golpe de 2016 seria inimaginável.
Zezito de Oliveira

Nenhum comentário: