terça-feira, 15 de novembro de 2022

A hora e vez de derrotar a comunicação da extrema direita... Brasil Paralelo chegando prá cima da democracia e dos direitos humanos...

 O PROFESSOR ROMERO VENÂNCIO (UFS) ESPECIALISTA NO ASSUNTO EXTREMA DIREITA CATÓLICA ESCREVEU NO DIA DIA DE HOJE, 15 DE NOVEMBRO DE 2022.

Acabei de ver “Eles estão no meio de nós” documentário de Bernardo Kuster (filhote da extrema direita católica), 2022. Resumindo brevemente: o modelito reacionário católico na linha do brasil paralelo. A grande “tese” do filme: Nikita Khrushchov (lembram do distinto?) inventou a “teologia da libertação”. Mentor desta pérola: Olavo de carvalho e os idiotas que o seguem. Fonte disto? Nem Deus saberá. E ponto final.

Quem quiser saber mais detalhes, marque na agenda, 17 de novembro, às 19h30, para assistir a Live do professor Romero sobre o assunto,  porque, como diz manos do rap, "o baguio é doido" , "muito loko"

https://www.youtube.com/watch?v=0XYP1ys2bls


E este que escreve destas linhas para frente,  especialista não acadêmico na práxis da ação cultural, da educação popular e da comunicação alternativa ou independente, apresenta o seguinte:

1- Essa ideia estapafúrdia já circulava como teoria da conspiração. Penso que  foi encampada por Olavo de Carvalho, ou pode ter sido criada pelo mesmo... Infelizmente não possuo a fonte antiga onde li... Lembro aqui do quão necessário será cuidarmos da nossa memória como Comunidades Eclesiais de |Base (CEBs), Teologia da Libertação (TdL)  e etc., assim também cuidar para que a mesma possa ser propagada por meios digitais.. Aqui lembro a importância da produtora Verbo Filmes, atualmente com pouca produção e difusão. E ainda bem que tivemos ela e  com uma boa quantidade de material do seu acervo agora disponível no youtube.. .E aí, ou aê, o que fazer? Começar a discutir memória e comunicação no meio digital, pode ser um bom começo para quem está ligado as CEBs, Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) , Pastoral da Juventude , Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB) e etc.

A saudar,  algumas  iniciativas em nosso campo,  como a de Carlos Nunes por meio do canal Não é Heresia. A lamentar o fato da equipe de coordenação do próximo Encontro Nacional de CEBs, também conhecido como Intereclesial, não conceber o conceito de "cobertura colaborativa" para colocar a disposição recursos mínimos necessários, para que canais como o Não é Heresia, possam criar e transmitir conteúdos diretamente do local do encontro... Daí a necessidade de um debate mais aprofundado e com mais tempo de duração, junto a dirigentes e assessores de CEBs, PJ, CEBI, CNLB e etc.....

Para acessar conteúdos da Verbo Filmes...



Uma das melhores fontes historiográficas  para saber sobre Teologia da Libertação.




2 - O QUE FAZER? PARA SE CONTRAPOR A FORÇA DA BRASIL PARALELO, PRODUTORA DE AUDIOVISUAL DA EXTREMA DIREITA.

Criada no ano de 2016 em Porto Alegre, a Empresa Brasil Paralelo Entretenimento e Educação S/A, mais conhecida por seu nome fantasia Brasil Paralelo, realiza produção de vídeos sobre história e política, baseando-se  em um viés de extrema-direita e neoliberal.

Surgiu no contexto da onda conservadora no Brasil na década de 2010. A produtora se coloca como uma "conexão com uma realidade paralela" e se propõe a produzir conteúdo dissonante das perspectivas de mundo mainstream entre intelectuais e jornalistas brasileiros, as quais considera dominadas pela esquerda. Suas produções apresentam conteúdos que defendem valores da direita política e do cristianismo de direita, no limite fascista.

Para responder, vamos à História brasileira contemporânea.

O Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), foi um órgão gestado durante o primeiro governo Vargas e que foi inaugurado em 1936. O primeiro administrador do INCE foi Roquette-Pinto. Humberto Mauro, um dos pioneiros do nosso cinema teve grande relevância como diretor de filmes patrocinado pelo INCE.

Já nos dois governos Lula, uma das mais felizes iniciativas do governo na área do audiovisual, aparentemente descontinuada no governo Dilma, o programa DOC TV possibilitou a criação de quase 200 documentários e a exibição de mais de 3.000 horas de material nas TVs públicas de todo o país. O programa foi reeditado por outros países da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Também nos dois governo Lula, outra feliz iniciativa do governo na área do audiovisual, aparentemente descontinuado no governo Dilma, o programa Revelando os Brasis, foi um projeto de formação e inclusão audiovisual para moradores de pequenas cidades do país. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, podia se inscrever uma história original (real ou inventada) no Concurso Nacional de Histórias.

Os autores das histórias selecionadas participavam de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Direitos Autorais, Mobilização e Pesquisa com o objetivo de transformar suas histórias em filmes com duração de até 15 minutos.

 3 - Enviei como superchat reforçando a excelente análise do jornalista Marcelo Auler no Bom dia  247 desta manhã de 15 de novembro..

Desastre anunciado! Caso a Sociedade Civil não seja considerada como deve pelo futuro governo de reconstrução da nação. Agradeço ao 247 uma série de lives sobre isso, como também  ao jornalista Joaquim de Carvalho,  um documentário.

Vale para outros  canais progressistas, como FÓRUM, DCM, GGN, ICL, NÃO É HERESIA, METEORO, NORMOSE, TUTAMÉIA, PAZ E BEM e ETC..

Para sugestões de convidados e temas, estou a disposição para contribuir e até financeiramente , como um projeto especial e excepcional...

Assista abaixo movendo o cursor para localizar a fala do jornalista Marcelo Auler

https://www.youtube.com/watch?v=vwtbvG5iroI

Nenhum comentário: