quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Colégio Carlos Firpo na Barra dos Coqueiros promove mostra de curtas como atividade do mês da consciência negra

O Colégio Estadual Carlos Firpo realizou neste dia 23 de Novembro, uma  mostra de curtas temáticos relativos ao tema Consciência Negra para os alunos do turno da noite. 

A atividade contou com a coordenação da professora Drusila, coordenadora pedagógica  e Professor Zezito de Oliveira, em conjunto com uma equipe formada pelos professores Rodrigo Damião,  Ademir Costa, Jozielle Novais , Marilene e Gilmar. 

Um ponto alto da exibição foi o documentário "Flores do Jardim", o qual contou com a presença do Professor Zezito de Oliveira na equipe pedagógica e de produção, assim como do professor Rodrigo Damião no apoio institucional quando diretor da Escola Júlia Teles. Mais informações sobre Flores de Jardim podem ser conferidas AQUI.


Na mesma noite de realização do evento, publiquei no grupo de whatzapp dos professores do colégio. 

"Excelente noite!! Grato professora Drusila pelo apoio em geral e particularmente,    na escolha dos vídeos e na preparação do questionário. Grato a colaboração e presença dos demais colegas. Tenho certeza que a seleção dos filmes não foi cansativa,  e permitiu aos alunos um olhar multifacetado do tema consciência negra. Sobre o filme Flores do Jardim, este  merece uma exibição no próximo ano , junto com outros curtas sergipanos, inclusive com histórias da Barra dos Coqueiros. Vamos pensar algo neste sentido como projeto, inclusive para permitir a vinda de pessoas das equipes de produção, com cachê e transporte. Isso,  via projeto que pode ser patrocinado pelas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. E com governos amigos da arte e da cultura, a possibilidade é real. 

Vale lembrar que um dos curtas, Canção para Zumbi, colocou em evidência o tema da redação do ENEM deste ano. Comunidades Tradicionais. Todos os filmes exibidos estão disponíveis no YouTube."

Quando os alunos devolverem o questionário publicaremos uma sintese  dos mesmos aqui  no blog.

Uma forma de atender a uma preocupação recorrente do diretor do Colégio Carlos Firpo, Tiago Félix, o protagonismo dos alunos..

Um avanço substancial neste sentido, pode ser a produção de filmes pelos alunos, como realizado na Escola Júlia Teles com o filme "Flores do Jardim", o qual participou de quatro festivais de cinema, sendo dois no Rio de Janeiro e dois em Sergipe, além de um festival virtual na quarentena... 

Cultura e Educação de mãos dadas.. Vai fazer um bem danado!!

Zezito de Oliveira - Educador, agente cultural, pesquisador do campo cultural e blogueiro.

zezitodeoliveira@gmail.com

https://www.youtube.com/watch?v=N7pzXVPRZ0A


https://www.youtube.com/watch?v=8Lu3CW_8XrA&t=1s


https://www.youtube.com/watch?v=kSxfom_eRYk


ATIVIDADE PROPOSTA COMO ROTEIRO DE DEBATE PÓS VÍDEOS, COMO RODA DE CONVERSA OU POR MEIO ESCRITO.

1 – Quais os aspectos mais importantes que você percebeu sobre as temáticas apresentadas nos vídeos?

2 – Os vídeos mostraram aspectos da nossa realidade ou não? Explique

3 – Você conhece alguém que já passou por alguma situação mostrada nos vídeos? Você procuro ajudar essa pessoa?

4 – Quais as medidas necessárias você tomaria para acabar com essa problemática, caso você fosse uma autoridade?

5 -Escreva um texto em torno de 10 linhas sobre o que você compreende e reflete  a partir dos vídeos.



Nenhum comentário: