Por Zezito de Oliveira - zezitodeoliveira@gmail.com
A bolsa de especulações está a todo vapor, até suposta lista "oficial" circula em grupos de whatzapp. A lista chegou até esse blogueiro em duas situações, em uma delas com uma preocupação alarmista.
No caso do Ministério da Cultura, o nome de alguns artistas estão sendo ventilados, mas uma nota com declaração de Lula no site Metrópoles sinaliza um conceito que considero crucial... O caráter técnico da escolha.. Isso decorre do momento grave que estamos atravessando e do caráter estratégico que a cultura terá no próximo governo, inclusive por razões de cidadania e economia.
Neste sentido considero três nomes como capazes de preencher o requisito técnico solicitado, assim como o estofo politico necessário..
Juca Ferreira, Jandira Feghali e Márcio Tavares.
O primeiro nome tem a favor o fato de ter tido uma experiência longeva como gestor no Ministério da Cultura, complementado com curtos períodos nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. É um quadro político importante do Partidos dos Trabalhadores.
O segundo nome demonstrou uma imensa capacidade técnica e de articulação no campo parlamentar em favor da cultura. Faz parte do pequeno, mas aguerrido PC do B e é mulher. Neste caso , Lula precisa de mulheres para buscar a maior paridade de gênero possível, o que pode chegar a 30 ou 40% dos cargos no primeiro escalão...
O terceiro nome técnico o que não pode ser esquecido, tanto para o cargo principal, como para outro cargo estratégico dentro do Ministério da Cultura... É Secretário Nacional de Cultura do PT e teve/tem papel importante, além da organização e destaque que o tema Cultura tem dentro da estrutura interna do PT, na articulação dos artistas e fazedores de cultura nas capitais do país que receberam a caravana da campanha Lula Presidente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário