segunda-feira, 14 de novembro de 2022

A VITÓRIA DE LULA ABRE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O SETOR CULTURAL

"O Brasil que saiu dividido das urnas precisa agora encontrar um caminho de paz, harmonia e união nacional. E a cultura brasileira, tão agredida e atacada ao longo dos últimos anos, pode ser a argamassa, o amálgama, a linha a tecer o fio dessa teia de  restauração do tecido social do país.

Nos últimos anos, em meio à pandemia e ao pandemônio, trabalhadores e trabalhadoras da cultura, artistas, produtores(as) culturais, intelectuais, militantes e realizadores(as) nos campos das artes, da cultura e da comunicação, foram capazes de empreender uma grande mobilização nacional que permitiu a aprovação das Leis Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. Essas leis obtiveram ampla maioria na Câmara e no Senado, foram vetadas pelo governo Bolsonaro e tiveram seus vetos derrubados, o que revela a resiliência e capacidade de articulação do setor cultural. O Congresso Nacional teve um papel fundamental para a garantia dessas conquistas.

Esse deveria ser o primeiro compromisso programático do futuro Ministério da Cultura: a plena execução e implementação das Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo. Esses dois instrumentos legais colocam o fomento à cultura no Brasil em um outro patamar, com o nível de prioridade e orçamento necessários à garantia dos direitos culturais previstos nos Artigos 215 e 216 da Constituição Federal. Esse desafio se inicia ainda este ano, na transição de governo, na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023." 

Leia mais:  https://www.cartacapital.com.br/opiniao/a-vitoria-de-lula-abre-novas-perspectivas-para-o-setor-cultural/





Nenhum comentário: