domingo, 9 de fevereiro de 2025

O MUNICÍPIO DE SALGADO, EM SERGIPE, SEDIOU SEMINÁRIO ESTADUAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025.



 Começou na sexta-feira, (7) e foi encerrado neste  domingo (9), com objetivo de fortalecer o compromisso com o cuidado da Casa Comum, sob o tema "Fraternidade e Ecologia Integral". Uma iniciativa da Rede Cáritas de Sergipe para refletir e agir conjuntamente sobre ecologia integral que visa aprofundar o tema e mobilizar a sociedade e Igreja em prol do cuidado com o meio ambiente.

Contou com a assessoria de D. Vicente Ferreira, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e integrante da Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração que discute questões ambientais, especialmente os impactos da mineração sobre comunidades e o meio ambiente, fez análise de conjuntura da realidade socioambiental do Brasil;  e de  Roberto Malvezzi( Gogó) assessor da CPT, o qual contribuiu com o "iluminar" e  para "o agir" com visão sistêmica da realidade, na perspectiva da conversão ecológica, identificando possíveis ações para diminuir as consequências socioambientais nas comunidades das dioceses de Estância, Propriá e Arquidiocese de Aracaju.

"Há uma engenharia, um sistema que coloca o lucro acima da vida, causador de consequências danosas à existência de vida. Como jubileu da esperança, tudo está interligado. Há quem destrói, há também quem constrói, mas tem que ser numa perspetiva coletiva ", enfatiza Dom Vicente.

Diálogo Intersetorial – no sábado, 8, sob mediação da irmã Elânia Ribeiro da Cáritas de Estância, aconteceu uma promoção e troca de ideias entre representantes da Igreja, do poder legislativo, governo estadual e do movimento social camponês,  buscando compreender diferentes perspectivas e desafios para a ecologia Integral. É necessário engajamento e mobilização para a participação da sociedade na construção de soluções e proposições de políticas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas que afetam as comunidades

.O Secretário Executivo da Cáritas Regional Nordeste 3, Jardel Nascimento, falou assim da importância do evento em resgatar e planejar no âmbito da sinodalidade,  ações conjuntas nas dioceses para preservação da Casa Comum. 

O seminário contou com as presenças, em alguns períodos,  dos Bispos Dom Vítor (Propriá), Dom Genivaldo (Estância)e Dom Josafá (arcebispo de Aracaju).  

 

Para ter acesso ao site de Gogó com textos de excelente qualidade e de álbuns ídem com composições e interpretações dele, é só clicar..  https://robertomalvezzi.com.br/

A programação do Seminário Estadual sobre o tema da Campanha da fraternidade 2025, que aconteceu em Salgado,SE de 07 a 09 de fevereiro foi organizada em três pilares: "Ver", "Iluminar" e "Agir". Inicialmente, os participantes analisaram a crise socioambiental atual, reconhecendo os impactos negativos do estilo de vida moderno no planeta. Em seguida, refletiram sobre a sabedoria de alguns povos para convivência com a natureza e a necessidade de uma conversão ecológica.

A abordagem metodológica do evento, caracterizada pela integração de momentos formativos e espirituais, permitindo participação mais efetiva dos envolvidos, promove uma reflexão mais profunda sobre os fatores que afetam a "Casa Comum".

Neste domingo pela manhã, encerramento do seminário, foram propostas algumas ações como encaminhamento, para implementar nas diversas realidades diocesanas, promovendo iniciativas que integram espiritualidade, justiça social e cuidado com o meio ambiente.

ascom: Allan Lusttosa via Instagram com edição de Zezito de Oliveira para o blog da cultura.

FOTOGRAFIA:
@maurydc_recordum
@laurapereira_diaz



Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Aracaju - Fraternidade e Ecologia Integral - Campanha da Fraternidade 2025. Com Dom Vicente  Ferreira. 

Na Câmara Municipal de Aracaju, SE. Sessão Especial sobre Fraternidade e Ecologia Integral.

Leia também sobre as Jornadas Ecologia e Espiritualidade em Sergipe nos anos  2011, 2012 e 2017.

https://acaoculturalse.blogspot.com/p/projeto-jornada-ecologia-e.html

Para uma noite de domingo…(09/02)









Nenhum comentário: