A nova edição da pesquisa Cultura nas Capitais, que fez um levantamento sobre hábitos culturais nas 26 capitais e no Distrito Federal, foi lançada nesta quarta-feira (19). A pesquisa realizou entrevistas com 19,5 mil moradores dessas cidades. O levantamento aponta, entre outros destaques, que o Rio está acima ou igual à média nacional em quase todas as atividades listadas (livros, jogos eletrônicos, cinema, teatro, shows e visitas a locais históricos, entre outros), à exceção de eventos de dança e saraus.
Outra curiosidade do levantamento é que, apesar de o carnaval ser citado como o evento mais importante da cidade, para 27% dos entrevistados, ele perde na frequência para as festas juninas, às quais 77% dos entrevistados citaram ter comparecido nos últimos meses, à frente de blocos de carnaval (53%) e desfiles (30%).
-------------------------------
Pesquisa aponta o Rio como capital que mais consome cultura no país; MPB lidera como gênero preferido
A pesquisa entrevistou 19 mil moradores de todas as capitais brasileiras. Por aqui, o sertanejo e o funk se destacaram como os gêneros menos ouvidos pela população
Por Victor Serra -20 de fevereiro de 2025
Com fortes raízes culturais, principalmente ligadas à ancestralidade, o Rio se orgulha do mais novo título que acabou de receber. A nova edição da pesquisa Cultura nas Capitais, que fez um levantamento em 26 capitais brasileiras, apontou o Rio de Janeiro como campeã no quesito cultura. Ou seja, os cariocas são os que mais consomem cultura dentre os mais de 19 mil moradores entrevistados de todas as cidades participantes. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (19/02), em um evento no Museu do Amanhã.
Aqui no Rio, a pesquisa ouviu 1,5 mil cariocas entre fevereiro e abril de 2024, a respeito de seus hábitos culturais nos últimos 12 meses. Quando o assunto é música, a MPB é o gênero mais citado, sendo preferido por 39% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o pagode (30%), gospel (25%), rock (24%), pop (19%), sertanejo (17%), samba (15%) e funk (13%). Curiosamente, a capital fluminense, ao lado de Recife, foi uma das únicas cidades que não elegeu o sertanejo como o gênero musical preferido.
Além dos gostos musicais, a pesquisa revelou que os cariocas estão acima ou iguais à média nacional em diversas atividades culturais, como leitura de livros, jogos eletrônicos, cinema, teatro, shows e visitas a locais históricos. No entanto, a cidade ficou abaixo da média nacional em eventos de dança e saraus, áreas que não têm a mesma adesão popular.
O Brasil é o país do samba e o do Carnaval? Não é bem assim. De acordo com a pesquisa “Cultura nas capitais”, nós somos o país do sertanejo e da festa junina. O sertanejo é o gênero musical favorito em 15 das 27 capitais e é citado por 34% do público como um de seus três ritmos prediletos, superando o pagode e o samba somados. Enquanto 78% dos moradores das capitais frequentam festas juninas, menos da metade vai a desfiles ou blocos de Carnaval. No entanto, se a pergunta é sobre a festa mais importante da cidade, mais gente cita a folia que a festa caipira.
JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais
Por Redação
04/02/2025
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O estudo foi baseado em 19,5 mil entrevistas presenciais em todas as capitais e no Distrito Federal, e é considerado o maior já realizado no Brasil sobre o tema.
O evento de lançamento ocorreu na última segunda-feira (03) na cidade de São Paulo (SP), em seminário realizado no Itaú Cultural. Estão programados outros seminários em Curitiba (PR), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). As inscrições devem ser feitas aqui.
A pesquisa teve como base os seguintes questionamentos: Quem vai a teatro, museu, show de música, festas populares e outras atividades? Quais atividades são mais acessadas em quais capitais? Como o acesso varia de acordo com a idade, o gênero, a cor/raça e a religião? Qual a importância da educação e da renda? Qual o tamanho do público potencial (quem não acessa mas tem interesse)? Como as pessoas ouvem música? Onde veem filmes e séries?
Os resultados podem ser acessados em sua totalidade, ou por variáveis sociodemográficas, nesse link.
https://culturaemercado.com.br/jleiva-lanca-pesquisa-cultura-nas-capitais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário