terça-feira, 30 de dezembro de 2025

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) promove oficina de férias gratuitas para jovens egressos de escolas públicas.

Uma ação que pode ajudar bastante ao combate de mazelas preocupantes em nossa sociedade..

Uma ação necessária para todo o ano, incluindo os períodos de férias, caso governos municipais, como acontece em Pernambuco e estaduais fizessem algo semelhante com utilização das próprias escolas, dessa maneira  poderiam aumentar bastante o número de beneficiários, para além das vagas abertas pela iniciativa meritória do IJPCM,  mas para isso, no caso do governo do estado será preciso  priorizar  a utilização dos recursos do FUNDEB na educação básica, ao contrário de anunciar nesse final de 2025,  abertura de uma universidade estadual, o que no caso de Sergipe pode ser dispensado em razão de ser um estado pequeno e com vários campus da UFS espalhados em todo o estado. Ao final do release abaixo,  trazemos a iniciativa em Pernambuco de animação cultural nas escolas que acontece durante todo o ano.

ZdO

 


Foto: IJCPM

Com informações do Portal FAN FM

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) abriu inscrições gratuitas para oficinas de férias nesta segunda-feira, 29. O projeto é direcionado para jovens de 15 a 24 anos estudantes ou egressos de escola pública.

No total, são 190 vagas distribuídas em 7 cursos de temas variados como dança contemporânea e astronomia, que serão realizados no período entre 19 de janeiro a 5 de fevereiro, nos períodos da manhã e tarde. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de janeiro, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Instagram do projeto.

Após as inscrições os interessados farão uma visita ao prédio para, em seguida, confirmar o cadastro.

Confira os cursos

Crochê: Arte em nós

19 de janeiro a 28 de fevereiro – Segunda e Quarta das 13h30 às 17h30

Astronomia: Universo em curiosidades

19 de janeiro a 4 de fevereiro – Segunda e Quarta das 14h às 17h30

Escrita e Intervenção

20 de janeiro a 3 de fevereiro – Terça e Quinta das 13h30 às 17h30

Tranças Afro: Nagô e nagô alimentada

20 de janeiro a 3 de fevereiro – Terça e Quinta das 13h30 às 17h30

Teatro: Vencendo a timidez

19 de janeiro a 4 de fevereiro – Segunda e Quarta das 13h30 às 17h30

Hobby e tempo criativo

20 de janeiro a 5 de fevereiro – Terça e Quinta das 9h às 12h

Dança contemporânea

20 de janeiro a 29 de janeiro – Terça e Quinta das 9h às 12h

Para mais informações, o IJCPM disponibiliza o número de Whatsapp (79) 9 8101-1307 para contato.

https://fanf1.com.br/2025/12/30/oficina-de-ferias-gratuitas-para-jovens-egressos-de-escolas-publicas-esta-com-inscricoes-abertas-saiba-como-participar/

Juventudes, Paulo Freire e Animação Cultural (Part 2)



Live Ação Cultural com Reginaldo Veloso


O Programa de Animação Cultural (PROAC) é uma iniciativa de educação popular e intervenção social idealizada pelo Padre Reginaldo Veloso em Pernambuco. O programa tem  como foco principal o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade, utilizando a cultura como ferramenta pedagógica e política. 
Principais Características do Programa:
Público-alvo: Atendia prioritariamente adolescentes e crianças de escolas da rede municipal de ensino, com forte atuação em áreas como o Morro da Conceição, no Recife.
Objetivo: Promover o engajamento comunitário e a transformação das condições de vida por meio da valorização das raízes culturais e da cidadania.
Metodologia: Baseava-se na Educação Popular, onde o "animador cultural" atuava como um mediador que organizava atividades lúdicas, educativas e artísticas para fortalecer os laços sociais e a identidade local.
Legado: O trabalho de Padre Reginaldo Veloso no programa é reconhecido por integrar a luta social aos movimentos culturais de Pernambuco, sendo documentado em obras como o livro "Uma Experiência de Animação Cultural entre Adolescentes das Escolas da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife"
O programa esteve estreitamente ligado ao Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), operando sob a premissa de que a cultura é um direito fundamental para a construção de sonhos e a superação da miséria. 




Acesso AQUI

Nenhum comentário: