quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O Grito dos Excluídos performático

Aracaju é uma das cidades que realizou quase todas as edições do grito dos excluídos. Já participei de algumas edições e de outras não.

Este ano não pretendo participar,  e pela  primeira vez de forma direta afirmo as razões e ofereço sugestões.

Logo nos primeiros anos, produzi um pequeno texto publicado em jornal impresso, buscando oferecer sugestões, muito mais pela performance do acontecimento do que  pelo processo educativo, naquele momento também estava preso aos aspectos do evento no dia da sua realização, agora proponho repensarmos o antes e o depois.

A propósito do que chamamos de processo educativo, sob o ponto de  vista da educação popular, trata-se de um conjunto de ações sucessivas de formação integral, onde educadores e educandos aprendem complementarmente de forma consciente, critica e criativa.

Nos livretos ou jornais que a coordenação nacional do grito dos excluídos distribui, sugestões nesse sentido são apresentadas e a depender da caminhada da igreja e dos movimentos sociais em cada local, isso pode ser revisto, ampliado e melhorado.

Aqui em Aracaju isso é pouco ou quase nunca  realizado ou estou cometendo injustiça?

É uma boa idéia, roda de conversa para fazer memória agradecida do grito dos excluídos em Aracaju e planejamento dos próximos sob a perspectiva de um processo educativo como defendido acima? Na linha do que foi apresentado no seminário sobre a conferência episcopal de Medellin na semana passada.

Dentro de mais algum tempo, republico esse texto com o artigo que publiquei há alguns anos e com  fotos contendo a minha participação e de outros (as) companheiros (as), além de   respostas  as questões propostas acima, caso cheguem. Pois afinal, os contentes podem não querer ver desafinar  o modo  performático de fazer evangelização para uns e politica para outros, mesmo que necessário, mas ficando muito limitado nesses termos. 


Zezito de Oliveira - educador, agente/produtor cultural, blogueiro.


P.S.: O que é performático?
Em filosofia, de acordo com Luc Ferry, refere-se ao indivíduo que tem suas atitudes e pensamentos norteados por uma sociedade preocupada demais com a "performance" (sucesso). Aquele preocupado de impressionar aos outros para poder se sentir importante.
O rapper saiu da extrema pobreza e agora ostenta várias correntes de ouro em seu pescoço, um caro esportivo caríssimo e várias mulheres sedentas de sexo, exteriorizando o quão ele é performático e necessitado de mostrar que deu a volta por cima.
https://www.dicionarioinformal.com.br/perform%C3%A1tico/

canções que tem relação com a temática desse artigo.






Nenhum comentário: