terça-feira, 4 de setembro de 2018

Mais arte e cultura contra as chamas da barbárie.


Quem lê tanta noticia....Mas que também  ouve música boa, vai ao teatro e a cinema com frequência, além de frequentar museus e exposições certamente conseguirá melhor perceber e se defender das ciladas, armadilhas e pegadinhas embutidas na  narrativa dos grandes meios de comunicação, assim como de muitos  comentaristas de youtube, facebook , whatzapp e etc., e que buscam nos convencer  de que, entre outros absurdos, ser a Lei Rouanet a culpada  pelo incêndio que assassinou o museu nacional.

Ora,  muitos que repercutem postagens com esse tipo de argumento, muitas vezes nem sabe direito o que é a Lei Roaunet, o que sabem muitas vezes está  baseado  em imagens distorcidas e limitadas sobre o tema, as quais são reforçadas pelos argumentos da própria postagem.

Se tiverem acesso a fontes que explicam de boa fé, quais são os problemas e limites dessa lei, ficará sabendo que é uma lei de cunho neoliberal, aprovada em governos anteriores a era Lula e Dilma, que o responsável em última instância pela destinação da verba para os projetos culturais,  são os departamentos de marketing de grandes empresas, que os ministros da cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira fizeram um grande esforço para diminuir a centralização e os privilégios, que a lei propositadamente  criou para favorecer grandes empresas e artistas que atraem grandes platéias, embora mesmo assim, uma quantidade significativa de projetos aprovados pela lei Rouanet, faça uma grande  contribuição para o enriquecimento cultural do brasileiro.

Quanto as saídas, além de nos organizarmos e nos mobilizarmos mais para lutar em favor da extinção da lei  que congela o investimento na área social por 20 anos, entre outras perversidades que o grande capital está patrocinando contra o nosso país e sua gente, faz-se  necessário um esforço pessoal e coletivo para buscarmos ler mais noticias de fontes progressistas, ouvir mais a boa música brasileira, assistir mais cinema nacional e com mais frequência visitar museus e exposições, inclusive aproveitando as oportunidades em que isso é oferecido gratuitamente ou com preços populares.  Aqui em Sergipe isso acontece no Festival de Arte de São Cristóvão, entre outros momentos.

Fazendo assim,  poderemos perceber o quanto isso pode colaborar para a nossa educação e saúde.  Aqui também vale a pena lembrar uma narrativa conservadora e muito utilizada pelos politicos que defendem os interesses do grande capital econômico,  o argumento que  é mais importante investir em outras necessidade mais urgentes da população, do que em cultura, afirmam que cultura é luxo.

Ora, quem  não sabe que em locais onde existem atividades culturais qualificadas   com regularidade, a violência não vira espetáculo, assim como melhora os conhecimentos de quem participa, melhora a saúde, inclusive a mental ou psíquica, além do potencial que muitas atividades artísticas e culturais tem para inserir pessoas no mercado de trabalho, seja como profissionais ou como fonte complementar de renda. 

E falar, escrever, pesquisar e divulgar informações que fortaleçam os argumentos que defendo acima, é uma luta sem trégua, do contrário, as chamas da barbárie ameaçam consumir ainda mais, o melhor da nossa humanidade e da nossa cultura,  inclusive por causa da redução dos investimento em educação e cultura.
Abaixo, o texto em acima em forma de canções e imagens.

Play list - A arte de viver da arte.





Acima e abaixo, um exemplo das possibilidades  de associação do ensino da arte com o ensino da matemática. Um exemplo bem simples e visualmente claro, entre tantas possibilidades.
 

 









Lembrem-se dos grandes canais de rádio e televisão, cujos donos pertencem a classe empresarial e as oligarquias politicas , os quais apresentam novelas e programas musicais que propagam esse tipo de comportamento.






2 comentários:

Lailton Araújo disse...

Belo texto! Parabéns! Abraços.

AÇÃO CULTURAL disse...

Grato amigo. Na luta e na lida. Juntos!!
Zezito de Oliveira