terça-feira, 25 de setembro de 2018

O arrebatador e intenso espetáculo Billie Holiday. Vale a pena assistir!

É EMOCIONANTE O SUCESSO DO ESPETÁCULO BILLIE HOLIDAY, A CANÇÃO OU SUA ÚLTIMA TEMPORADA EM 2018!


Parece que o espetáculo teatral Billie Holiday, a Canção desconstrói frases feitas, a lembrar da frase do emblemático dramaturgo Nelson Rodrigues: “A unanimidade é burra!” Ouso dizer que até o Mister Rodrigues reveria o próprio conceito. 

O espetáculo sergipano, surpreendentemente, desconstrói a frase icônica e vira uma unanimidade ante os espectadores impressionados com a interpretação visceral da atriz-cantora-intérprete Tânia Maria! 

Agora nossa produção também vem desconstruindo outro famoso tabu: o de que “santo de casa não faz milagre”, e tem provado que faz sim! O sucesso da temporada da obra dramática de Hunald de Alencar, Billie Holiday, a Canção, no teatro da TAMPA é algo impressionante! Casa lotada, pessoas comprando ingressos antecipados ou voltando da porta por falta de ingresso, enfim, emocionante! 

Um público lindamente variado: sergipanos envaidecidos e contemplados com uma arte sergipana de altíssimo nível; turistas de Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e até dos Estados Unidos -tivemos a visita de duas norte-americanas que ficaram perdidamente apaixonadas pelo trabalho: “Bravo, bravo, entendi tudo mesmo em português!” Disse uma delas, com seu sotaque inconfundível. 

Pessoas que vieram assistir a nossa montagem 3 vezes, e mais um tanto de gente que veio assisti-la por recomendação, ou seja, pelo “boca a boca” que tem funcionado muito bem.Provando, assim, que quando um espetáculo é “bom” as pessoas vão assistir! 

Fora isso, a arrebatadora empatia da plateia com o trabalho: muita emoção, muito choro, muita cumplicidade, depoimentos carregados de profundo sentimento, ao ponto de terminar o espetáculo e as pessoas não conseguirem sair do espaço, todas imóveis diante de uma arte tão verdadeira! “Eu tenho talento, você tem o dom, menina”! Disse um ator que estava na plateia. “Sou baiano e moro em Sergipe já um tempo. Nem em Sergipe e nem na Bahia assisti a um trabalho com tamanha originalidade. Foi uma hora que se passou rápido, e que nunca mais vai se repetir na minha vida. Foi a melhor peça que assisti, tanto aqui em Aracaju quanto na Bahia, nos últimos tempos!” Disse o professor. “A sua interpretação é tão verdadeira que a gente sofre junto. Quase não vinha, mas ainda bem que não desisti. Obrigada por essa oportunidade!” Foi o depoimento de uma itabaianense que veio assistir à Billie, recomendada por uma conterrânea. 

Enfim, estamos muito felizes com o sucesso dessa temporada, porque também sabemos que estamos fazendo história! Esta semana é a última em que Billie Holiday, a Canção encerra a sua trilha de apresentações. 

Não deixe de ver a maior produção do teatro sergipano das últimas décadas! Corra e faça a sua reserva, pois já estamos com vários ingressos vendidos para esta última semana da temporada! Se você realmente é apaixonado por arte, pelo teatro, por um trabalho que tem alma, vida e qualidade não perca a oportunidade de assistir a este trabalho genuinamente sergipano, tipo exportação! Uma produção que tem convites para várias cidades do Brasil e do exterior! Ligue para a nossa produtora Evelyn Teixeira, no telefone 98854-2275, e garanta o seu ingresso: inteira R$ 20,00 e meia-entrada R$ 10,00.
Raimundo Venâncio - diretor e produtor do espetáculo.



Para ouvir: THE BEST BILLIE HOLIDAY
Sem dúvida! É uma das iniciativas culturais sergipanas mais intensas e arrebatadoras dos últimos anos. Fora o fato de estar sendo apresentado em um espaço cultural com as caracteristicas que tem a TAMPÀ produções artisticas e no bairro em que está localizado. Fazer com que pessoas de classe média façam o percurso contrário ao que é comumente feito, quando queremos ir ao teatro, tem uma significado bastante especial, assim como o fato de ser uma apresentação teatral em um espaço que não é público, o que não é tão  corriqueiro em nosso estado.    
Utilizei a iniciativa cultural de apresentar Billie Holiday, A Canção na sede da TAMPA, como um dos cases de sucesso que as administrações progressistas podem se inspirar, considerando o papel da arte e da cultura na geração e distribuição de riqueza simbólica, cidadã e econômica . No caso da administração municipal e estadual, talvez falte tirocinio para perceber o que escrevi abaixo.

Urgente! Democratizar o acesso a propriedade, ao crédito e ao conhecimento sobre gestão/produção de micro e pequenos negócios, individuais e coletivos.








Para aprofundar a abordagem acima, sugerimos a leitura.

Na periferia de São Paulo, arte e economia solidária superam violência


Agência Solano Trindade desenvolve talentos e mostra como os projetos de economia solidária podem transformar a vida das comunidades no Capão Redondo, zona sul da capital paulista
Zezito de Oliveira - Educador, agente cultural e blogueiro. Participou da equipe responsável  pela primeira iniciativa de arte educação popular cultural de base comunitária,  realizada em um bairro da periferia de Aracaju, justamente o Bairro América, final dos anos de 1980 e durante toda a década de 1990. Iniciativa que contou com recursos de agências de cooperação internacional,  localizadas na Europa e nos  EUA. Bairro AMÉRICA , nem tudo é por acaso. Importante registrar que esse experiência está sendo objeto de uma pesquisa participante para fins da produção de um livro. Essa iniciativa cultural contou com o apoio do Centro Sergipano de Educação Popular e da Igreja São Judas Tadeu.


Nenhum comentário: