REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE SÃO CRISTÓVÃO
Meu mandato no Conselho está chegando ao fim, mas nossa luta não pode parar. Precisamos aumentar a presença dos nossos nas reuniões, para que o Hip Hop, a cultura popular e todas as expressões da nossa cidade continuem tendo voz e espaço de decisão.
Tivemos a honra de contar com a presença de uma grande referência da cultura sergipana: José Oliveira Santos (Zezito) – professor de história, produtor cultural, escritor, especialista em arte-educação, políticas públicas culturais e empreendedorismo cultural. Um mestre que há mais de 40 anos constrói e inspira projetos socioculturais.
🚨 Convocamos Geral pra compareça, participe e fortaleça!
O Conselho é nosso espaço de discussão e construção.
Se a gente não ocupa, outros ocupam.
A CULTURA DE SÃO CRISTÓVÃO PRECISA DE NOIS ✊🏿
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- Claudemir Santos da Conceição (curuminho)
- Rapper, compositor, percussionista, agente sociocultural, produtor cultural, educador popular, palestrante, conselheiro municipal de políticas culturais de são Cristóvão, coordenador do ponto de cultura Barracão Cultural Mãe Maria, e dos coletivos batalha do Holly, noite clandestina e coletivo ideia chek
Conforme o relato acima do companheiro Claudemir Curuminho, estive presente a reunião citada e ao final conversamos pós reunião sobre uma proposta que defendi em vários momentos, em especial pelas redes virtuais, a necessidade da criação e entrega pelo MINC de uma espécie de selo ou certificado para as cidades e estados que se destacarem na gestão dos recursos da PNAB.
O objetivo é reforçar essas gestões e inspirar outras, no sentido de aprofundar o processo de democratização da cultura até o limite da democracia cultural nos marcos conceituais da PNAB , o que no pensamento do professor Albino Rubim da UFBA quer dizer no primeiro caso, "ampliar o acesso da população às obras culturais consideradas "eruditas" ou "legítimas", geralmente produzidas por elites artísticas e intelectuais" e no segundo caso "reconhecer e valorizar a diversidade cultural, garantindo não apenas o acesso, mas a participação ativa das comunidades na produção e gestão cultural".
Assim esse selo ou certificação como no caso da plataforma cultura viva, seria administrado por meio de uma plataforma virtual cujo monitoramento e gestão poderia ser realizado em rede pelos comitês estaduais de cultura e pontões estaduais cultura viva, como também pelo pontão temático gestão cultural. A alimentação da plataforma seria realizada por bolsistas agentes jovens cultura viva com dados e informações publicados pelos orgãos de gestão cultural municipais e estaduais, pela imprensa, pelas redes virtuais e pelas universidades e analisados por pesquisadores acadêmicos e lideranças de organizações da sociedade civil ligadas ao campo da arte e da cultura, a partir da construção de indicadores de desempenho e de impacto da cultura, além do campo simbólico e das identidades, também no campo social, econômico, ambiental, da democracia e etc.
Com relação a estes indicadores, especial atenção deveria ser dada a questão da participação e do controle social. No caso de São Cristóvão percebi uma reunião de conselho presidida por uma pessoa da gestão municipal qualificada e aberta as opiniões dos demais conselheiros de forma bem tranquila, cuidado na confecção da ata e transparência da mesma, preocupação da presidência e dos demais conselheiros com relação a necessidade de receber inscrições de candidaturas de pessoas fisicas, além da indicação pelas entidades, assim como a importância de ampliar a participação no conselho de politica cultural com outras linguagens e expressões culturais .
Dessa maneira a participação de Claudemir Curuminho, um jovem negro ligado ao movimente hip-hop e residente em um bairro periférico de São Cristóvão, o Rosa Elze, fez toda a diferença na reunião, trazendo temas e demandas bem alinhadas com as necessidades e anseios das populações marginalizados e em estado de vulnerabilidade social, não só no campo das politicas culturais, como das politicas de saúde mental, basta citar a moção de pesar apresentada por ele e aprovada pelos pares no conselho por unanimidade, em razão do falecimento do jovem Icaro Nerus ligado a Batalha do Holly.
E a demanda da necessidade de atenção a saúde mental por parte do municipio será levada ao conselho municipal de saúde. Olha o que muda, quando um jovem negro consciente ligado ao movimento hip-hop ocupa instâncias de discussão e decisão do poder público.
Dessa maneira percebi uma preocupação em avançar o formato de governança do conselho diferente do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Aracaju, cujas inscrições de candidaturas a vaga de conselheiro é realizada somente por entidade, sem eleições junto ao segmento e com uma restrição de linguagens que garante predomínio das linguagens conhecidas do campo das belas artes.
A lembrar, a proposta mais contemporânea de conselho de cultura é no formato elegivel, ou seja, com conselheiros escolhidos pelos seus pares, assim, os da música escolhem seu representante, artes cênicas o seu, e segue com as outras linguagens.
Um conselho contemporâneo de cultura também considera além das linguagens artisticas tradicionais, as belas artes, outras linguagens e áreas transversais caracteristicas de nosso tempo, como moda, gastronomia, culturas urbanas e etc.
Voltando ao selo ou certificado sugerido na manchete dessa postagem, pensamos na escolha das 10 cidades de cada estado melhor avaliadas para concorrerem a uma seleção regional e depois nacional. Sendo três concorrentes finais de cada região para receber a pontuação final em julgamento que pode ser feito por intelectuais, artistas, jornalistas, lideranças da sociedade civil ligadas a área da arte e da cultura.
Os estados da mesma maneira, considerando as regiões geográficas, variando de um no caso da região sul que possui apenas três estados e de três ou quatro, para a região nordeste que possui o maior número de estados. As regiões intermediárias poderiam concorrer com duas ou três vagas.. .
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