sábado, 6 de setembro de 2025

Lia de Itamaracá é exonerada do cargo de Secretária de Turismo, Cultura e Eventos da Ilha

 Exoneração veio após Lia não assinar a contratação de atrações escolhidas pelo prefeito Paulo Galvão

A cirandeira Lia de Itamaracá anunciou na noite desta quarta-feira (4) sua exoneração do cargo de Secretária da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos da Ilha, por meio de nota divulgada em suas redes sociais. 

A destituição do cargo veio à tona após Lia ter negado a aprovação da contratação de bandas e artistas para a abertura do festival “Verão na Ilha”. Segundo ela, o compromisso de dar espaço para artistas da cultura popular não foi efetivado pela gestão municipal, liderada pelo prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão (PSD). 

De acordo com o produtor da artista, Beto Hees, Lia não conseguiu assumir de fato seu cargo, e, mesmo após a nomeação de uma equipe para assumir a pasta, não houve nenhuma reunião com o prefeito a respeito de quais ações Lia ocuparia.

“Depois de exaustivas tentativas de contato e saber do que se tratava, numa reunião com o prefeito, Lia, um assessor, eu e outra pessoa que estava documentando, ele deixou bem clara a minha pergunta: qual era a razão dele ter convidado Lia para ser secretária de turismo, cultura e lazer? Então, ele respondeu que na verdade a intenção dele era homenagear Lia de Itamaracá”, afirmou.

Beto ainda disse que Lia e sua equipe não participaram de nenhuma consulta para o Carnaval, São João e festas de Santo, pois a gestão municipal sempre contratava uma empresa para montar as programações, entregando uma estrutura que não era compatível com a cidade de Itamaracá.

“A Cirandeira teve condições de falar, de propor. Então, decidimos fazer um projeto cultural, um polo do verão da cultura, no espaço de Lia, com os pontos de cultura, dentro da programação da abertura, eles recusaram”, disse Beto.
 
No dia 3 deste mês, Lia de Itamaracá emitiu uma primeira nota sobre essa situação, alegando que, até o momento da publicação do texto, os eventos e ações promovidos pela Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos não contaram com qualquer colaboração e participação de sua parte ou de sua equipe, reiterando que teve sua atuação anulada na pasta de cultura da ilha. 

Esse cenário se estende desde janeiro deste ano, quando a artista declarou que, apesar de passados alguns dias de sua gestão, não teve qualquer resposta ou reunião com a equipe da Secretaria. Como justificativa para a ausência de contato, o órgão informou estar enfrentando uma situação emergencial devido a problemas herdados da gestão anterior.

A cirandeira Lia de Itamaracá foi exonerada do cargo de secretária de Turismo, Cultura e Eventos da Ilha, após recusar-se a assinar a contratação de atrações escolhidas pelo prefeito Paulo Galvão (PSD) para a abertura do festival “Verão na Ilha”. Em nota publicada em suas redes sociais na quarta-feira (4), a artista alegou que não teve participação efetiva nas decisões da pasta, contrariando a expectativa de fortalecer a presença de representantes da cultura popular nas festividades do município.

De acordo com o produtor da artista, Beto Hees, Lia não conseguiu exercer de fato suas funções, já que não houve reuniões com o prefeito nem definição sobre seu papel na secretaria. Ele relatou que Galvão teria admitido que a nomeação da cirandeira foi feita como uma forma de homenagem, sem intenção de conceder autonomia à nova gestão. Hees ainda criticou o modelo adotado pela prefeitura, que delegava a empresas terceirizadas a organização de eventos como Carnaval, São João e festas de Santo, entregando estruturas consideradas incompatíveis com a realidade de Itamaracá.

Ainda em janeiro, Lia já havia apontado dificuldades de diálogo com a administração municipal, denunciando a falta de reuniões e de espaço para propor ações culturais. A artista chegou a elaborar um projeto para a criação de um polo cultural do verão, mas a proposta foi rejeitada pela gestão. Em duas notas públicas, a cirandeira reforçou que sua atuação à frente da secretaria foi anulada e que não houve qualquer participação sua ou de sua equipe nas principais programações da cidade.

A cantora e cirandeira Lia de Itamaracá não ocupa mais o cargo de secretária de Turismo, Cultura e Eventos da Ilha de Itamaracá.
A artista, considerada patrimônio vivo da cultura pernambucana, foi exonerada nesta quinta-feira (4) pelo prefeito Paulo Fernando Pimentel Galvão (PSDB), após uma série de divergências com a administração municipal.
A decisão foi publicada em portaria oficial (GP nº 375/2025), retroativa ao dia 4 de setembro. A exoneração ocorre em meio a críticas públicas da artista à condução da pasta e à falta de autonomia em sua gestão.
A saída de Lia representa mais um capítulo da relação turbulenta com a administração de Galvão.
O prefeito havia anunciado seu nome para a secretaria em 20 de novembro de 2024, afirmando que se tratava de um desejo antigo desde a campanha de 2020.
No entanto, apenas 17 dias após o início da gestão, em janeiro, Lia já demonstrava publicamente frustração com a condução da pasta.
Em postagens nas redes sociais, criticou a falta de diálogo com a Prefeitura, afirmou não ter sido chamada para reuniões e chegou a classificar o convite para assumir a secretaria como um gesto “falso”.
Naquele momento, a gestão justificou que priorizava problemas emergenciais deixados pela administração anterior, como coleta de lixo e dívidas com fornecedores.
Apesar disso, oficializou Lia como secretária na portaria nº 015/2025, publicada em 1º de janeiro.
A prefeitura chegou a prometer reuniões urgentes com a artista e sua equipe para “valorizar a Rainha Lia”, mas, segundo ela, os encontros não ocorreram de forma efetiva.
Em sua última nota pública, Lia voltou a criticar a falta de participação em decisões importantes da pasta.
Ela disse que nem ela nem sua equipe foram consultadas sobre as contratações para a Abertura do Verão, que acontece de 5 a 7 de setembro na Praça do Pilar, com atrações como Molejo, Patusco e Conde Só Brega.

Reportagem do Fantástico sobre Lia de Itamaracá exibida em 17/03/2019




RPT Lia de Itamaracá - WOMEX LISBOA 2022




Nenhum comentário: