sábado, 6 de setembro de 2025

Vamos ao cinema do centro fazer um mergulho em nossa brasilidade? Quer melhor maneira de celebrar nossa independência incompleta e inconclusa que não seja através de nossa cultura

 A Marvada Carne - 40 anos depois 🥩✨️

Quarenta anos após emocionar e divertir plateias no Brasil e no exterior, A Marvada Carne, de André Klotzel, volta aos cinemas em uma versão remasterizada que resgata o frescor visual, a sonoridade e a riqueza estética dessa fábula caipira que conquistou público e crítica. O filme tem produção de Cláudio Kahns e é produzido e distribuído pela Tatu Filmes.





Este artigo tem por objetivo fazer uma análise sociológica e lingüística do filme “A Marvada Carne”, de André Klotzel, um dos primeiros longas-metragens do Novo Cinema Paulista, que ousou tocar em um tema tabu na cinematografia nacional: a penúria e o pitoresco do universo caipira, a partir da tradição da oralidade dos “causos” populares. O retratar a cultura caipira a partir do conceito de “fome psicológica” criado por Antonio Candido e definido como o desejo – sempre frustrado – de comer carne de boi nas populações do interior do estado, Klotzel penetra na estrutura social e psicológica da pequena comunidade que retrata, resgatando as duas principais características psicológicas do caipira, a saber: a nostalgia e idealização do passado; a vontade de comer determinado alimento que, em sociedades subnutridas, acaba por se transformar em uma obsessão.




Quim, Carula e o Brasil Esquecido: 40 Anos de ‘A Marvada Carne’


O filme no youtube,  sem a mesma qualidade de imagem e som dos cinemas.


Uma boa pedida para exibição no canal gratuito do governo federal intitulado  Tela Brasil, e com a qualidade da restauração em 4k

Órgão ou Entidade: MinC - Ministério da Cultura
Cidadão: JOSE DE OLIVEIRA SANTOS
Tipo de Manifestação: Solicitação
Prazo para Atendimento: 01/08/2025
Descrição da Manifestação: Segundo publicação da agência nacional “O Ministério da Cultura (MinC) lançará uma plataforma de streaming pública e gratuita chamada "Tela Brasil" com foco em produções audiovisuais nacionais. A plataforma será lançada no segundo semestre deste ano.”
O prazo de lançamento acima está mantido. Em caso positivo, já existe uma data precisa para o lançamento?

Resposta
Senhor (a),

Encaminhamos resposta da Secretaria do Audiovisual.

"Inicialmente, registro a alegria da nossa equipe em ver o interesse pela plataforma.

O lançamento no segundo semestre está mantido, mas ainda não há data específica para o lançamento.

Tão logo esta data seja definida, será divulgada pelos canais oficias o MinC (site, redes sociais etc)."

Em caso de dúvidas, permanecemos à disposição.

Atenciosamente,

Ouvidoria do Ministério da Cultura



Nenhum comentário: