sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Como foi a 7ª reunião de retomada da Rede Sergipe de Pontos de Cultura ?

  A reunião  detalhou  preparativos e a logística do Fórum dos Pontos de Cultura de São Cristóvão a ser realizado em 11 de Outubro, no período da tarde, no auditório da ADUFS,  e tratou da avaliação da primeira reunião ampliada da comissão estadual provisória da Rede Sergipe de Pontos de Cultura com o secretário adjunto da SECULT, Neu Fontes,  e equipe técnica,  em 02 de Outubro. 

Relatório gerado com suporte de IA

________________________________________

1. Planejamento do Evento em São Cristóvão (Período da Tarde)

Lanche/Coffee Break:

o Considerado essencial para um evento de 3-4 horas.

o Sugestão de "cota" (contribuição compartilhada dos quatro Pontos de Cultura organizadores ) para viabilizar.

o Ideias de lanches: frutas, pão com queijo, salgadinhos.

o Contato para salgadinhos: Uma fornecedora de Socorro  faz "cento de salgado" (100 salgados) por menos de R$100, incluindo entrega.

o Logística: Avaliar a compra e entrega, considerando o compromisso matinal com outra reunião sobre Pontos de Cultura apoiados pela SECULT.

o Responsáveis: Isabela e Danilo devem fazer uma lista de consumo e custos.

Participantes:

o Estimativa de 20 a 30 pessoas.

o A importância de convites pessoais para participação no Fórum de São Cristóvão, além da divulgação em grupos do whatsapp..

o Confirmações atuais da Ação Cultural: Maíra  e mais dois integrantes que confirmaram presença, havendo dois indecisos que aguardam confirmar. A expectativa é cada Ponto organizador trazer 3-4 pessoas.

Verificação de confirmação dos Pontos "Ilê Axé Alaroke”  e "Liga de Capoeira".

o Inscrição: Uso de formulário (Google Forms) para pré-inscrições e fichas impressas (cerca de 10) para quem se inscrever na hora. O Google Forms gera uma lista para conferência.

o Abertura: O evento não se restringe a "pontos de cultura", sendo aberto a outras agentes culturais que atuam em comunidades, assim como  pesquisadores e técnicos interessados em ação comunitária/cultural.

Logística e Equipamentos:

o Local: Auditório da Adufs (Campus UFS - São Cristóvão).

o Levar projetor, computador, extensão e cabos de áudio próprios. A cargo de Zezito. O local dispõe de uma potente caixa de som e microfone.

o Chegada: A equipe organizadora deverá chegar cedo. 

o Reunião prévia: Sugere-se que o grupo que for para São Cristóvão saia junto do evento da Funcap pela manhã, antes do final,  a fim de organizar a chegada em tempo para o fórum de pontos de cultura de São Cristóvão.

________________________________________

2. Reunião dos Pontos de Cultura apoiados pela Funcap

Horário: Zezito de Oliveira  pretende sair da reunião na FUNCAP às 11h, no máximo 11h30, para se preparar para o evento da tarde em São Cristóvão.

o Espera  que a programação da FUNCAP seja pontual , com previsão de inicio às 9h .

Almoço e Deslocamento:

o Sugere-se que o grupo almoce junto após a saída da  reunião da FUNCAP e se dirija para a UFS em São Cristóvão.

Programação do evento da manhã organizado pela FUNCAP. 

REUNIÃO GERAL DOS PONTOS DE CULTURA

A Reunião Geral dos Pontos de Cultura acontecerá no dia 11 de outubro (sábado), das 9h às 12h, no auditório do Centro de Criatividade (Rua Dom Bosco, 119-149 - Getúlio Vargas, Aracaju). O encontro reunirá os Pontos de Cultura já existentes no estado, os novos pontos contemplados nos editais da FUNCAP e representantes técnicos da SECULT e da FUNCAP. O objetivo é apresentar as diretrizes institucionais e discutir os próximos passos para o Fórum e a TEIA Estadual dos Pontos de Cultura.

Temas da pauta:

• Apresentação da equipe da SECULT/FUNCAP;

• Certificação dos Pontos de Cultura;

• Acompanhamento e contribuições da SECULT/FUNCAP aos projetos contemplados nos editais de Pontos e Pontões de Cultura;

• Definição de data, local e duração da TEIA Estadual dos Pontos de Cultura;

• Proposta de programação da SECULT/FUNCAP para a TEIA;

• Processo de retomada da Rede Sergipana de Pontos de Cultura rumo à TEIA 2026;

• Apresentação dos Pontos de Cultura apoiados nos editais da PNAB/FUNCAP;

• Data, local, duração e condições do Fórum e da TEIA estadual de Cultura de Sergipe.

________________________________________

3. Avaliação da Reunião Anterior com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

Aspectos Positivos:

o Tratamento da Acessibilidade: A solução quanto a falha técnica no prédio da Funcap com relação a acessibilidade, foi contornada com rapidez e sem stress. (dificuldade de acesso de cadeirante ao local original da reunião) foi detectada. .

o Lição Aprendida: A situação serviu como lição para o governo do estado considerar a presença de especialistas em acessibilidade em reformas e construções, e para o "pontão de acessibilidade" com outros órgãos do governo e da sociedade civil especializados  inspecionar equipamentos culturais públicos. 

Aspectos Negativos:

o Discussão Sobre Delegados: A intervenção de um  representante da  Comissão estadual dos Pontos de Cultura,  questionando a quantidade de delegados (30 por estado),  definidos no  regimento elaborado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura foi considerada "desnecessária" e um "deslize".

Argumento: Esse critério beneficia estados menores e a pauta não deveria ter sido levantada pelo grupo de Sergipe  que se beneficia da regra.

Consequência: Criou divergência interna, gerou desgaste com o gestor público presente e revelou falta de "cultura democrática" ao falar em nome pessoal dento de um  contexto coletivo.

o Viagem dos Delegados para a TEIA Nacional:

Preocupação com viagens de ônibus para delegados mais velhos e/ou com problemas de saúde.

O secretário mencionou o alto custo de passagens aéreas para Vitória e o translado para a cidade de Aracuz.

Um precedente citado foi a  "Conferência das Mulheres" conseguiu que todos os delegados viajassem de avião, mostrando a importância da coesão do grupo e pressão política.

Cansativo e desrespeitoso: Dois participantes da reunião  expressam  que não é mais aceitável viajar de ônibus e acampar, como no passado; espera-se o mínimo de dignidade para os trabalhadores da cultura.

o Efetividade da Reunião com a Secult:

Embora boa para reflexão crítica sobre a gestão da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), a reunião não forneceu respostas claras sobre a programação detalhada da TEIA e o orçamento da mesma.

Preocupação de que a programação da TEIA será apresentada como "fato consumado" na reunião de 11 de outubro, sem tempo para debate.

Percepção de que a gestão estadual, apesar de alguma abertura, está imersa no modus operandi das relações de poder da cultura politica  tradicional,  marcada por um viés  "vertical" e "autoritário", e o grupo precisa manter a unidade e continuar pontuando suas demandas de forma sempre qualificada.

Saldo Final Positivo (Reunião com Secult):

o Conseguiu-se manter a programação do "Fórum" e da "Teia" conjunta (em novembro), como proposto pelo MINC e pela Comissão Nacional. dos Pontos de Cultura. Isso evitou a separação Fórum dos Pontos de Cultura em outubro, e Teia em novembro, proposto pela Secult, o que não estaria em conformidade com o regimento nacional que exige a presença de um representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC)  no dia dos fóruns estaduais.

________________________________________

4. Próximos Passos e Encerramento

As questões logísticas práticas para o evento de São Cristóvão serão encaminhadas pelo grupo via whatsapp.

Confirmação da sequência das apresentações por tema no evento da Funcap do sábado de manhã ( com inicio às 9h no centro de atividades).

Encerramento da reunião, com agradecimentos aos presentes.

Pontos de Cultura participantes da reunião:

Ação Cultural; Pescando Memórias; Coletivo Inferninho; Terreiro Tuscodam


Nenhum comentário: