O objetivo foi prosseguir na retomada da Rede Sergipe de Pontos de Cultura, discutir o futuro dos Pontos de Cultura no estado e planejar a participação nos Fóruns/Teia estadual e nacional.
PautaDe acordo com enquete no grupo estadual dos Pontos de Cultura no whatsapp, os temas mais votados foram o A e o B.
a - Avaliação da reunião de sábado com chamada e preparação realizada pela SECULT b – Informe/resumo sobre as oito reuniões realizadas de retomada da Rede Sergipe Cultura c) – discussão sobre o formulário de mapeamento dos Pontos de Cultura da Rede com especial atenção as informações básicas e a estrutura de governança de cada um.. d) – Inicio da discussão sobre o Regimento Interno dos Fóruns Estaduais e Nacional , elaborado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e validado pela SCDC e) discussão sobre a Teia Estadual – Programação – Logistica – Orçamento.
1. Apresentação dos Participantes: A reunião começou com a apresentação de diversos representantes de Pontos de Cultura de diferentes municípios de Sergipe (Aracaju, Boquim, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Simão Dias, Glória), destacando a variedade de suas atividades:
* Ação Cultural (Zezito de Oliveira) - Foco em audiovisual/cineclube, teatro/dança, cultura digital - Aracaju e Região Metropolitana - Desde 2004.
• Coletivo Sintonia Periférica: Hip-hop, desde 2007.
• Grupo Imbuaça (Ponto de Cultura "Nosso Palco é a Rua"): Teatro, existe há mais de 30 anos (Ponto de Cultura desde 2004/2005). Oferece curso anual gratuito.
• Grupo Teatro Triunpolante ("Teatro para Todos"): De Aracaju.
• Associação Casamor: Ponto de Cultura focado em memória e história da comunidade LGBT, desde 2017.
• Ponto de Cultura Terreiro São Cosme e São Damião: De Boquim.
• Ponto de Cultura Companhia de Dança Loucurart: De Aracaju.
• Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe: Ponto de Cultura desde 2024.
• Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher Aracaju: Grupo de Maracatu.
• Centro Cultural Iroquerê de Ganjalunga (Pai Andson Clio Oxum): Foco em cultura popular, teatro e audiovisual.
• Associação Comunitária de Desenvolvimento do Povoado Triunfo (Ana Maria): De Simão Dias, iniciando processo de certificação.
• Pontão Albertino Brasil (Alexandre Campos): De Glória.
• Ilê Axé Águas de Fé (Pai Rafael de Ortundo): Representante do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Movimento Jovem de Axé.
• Ponto de Cultura Barracão Cultural Mãe Maria (Claudemir Santos da Conceição): De São Cristóvão.
• Coletivo Underground 79 (Michael Silva): De Nossa Senhora do Socorro.
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2. Revisão de Reuniões Anteriores (Histórico e Destaques): Zezito de Oliveira apresentou um resumo de reuniões anteriores (relatórios completos disponíveis no blog da cultura):
• 1ª Reunião (7 de agosto de 2005): Foco na organização da Rede Sergipe de Cultura de Pontos de Cultura e preparação para as Teias Nacional e Estadual. Discutiu a escolha de representantes e programação da Teia Estadual (não houve planejamento de programação por conta da incerteza orçamentária).
o Esclarecimento sobre Delegados: Os atuais representantes funcionam como uma "comissão de transição" (remanescentes de 2014 e membros de alguns novos Pontos de Cultura), para diálogo com a Secult sobre logística, orçamento e programação do fórum/teia. Os representantes oficiais da comissão estadual serão escolhidos para o período pós Teia/Fórum estadual 2026 até a Teia/Fórum seguinte, a serem escolhidos no fórum de novembro ou dezembro do corrente ano.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2025/08/1-reuniao-de-pontos-de-cultura-em.html
• 2ª Reunião (com Mestre Wertenberg, Comissão Nacional):
o Discussão sobre a Teia Nacional prevista para 2026 e a necessidade de recursos da PNAB.
o Aumento do número de Pontos de Cultura certificados em Sergipe (de 30 em 2014 para 70+ atualmente).
o Desafios de desarticulação e falta de continuidade nas ações culturais desde 2014.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2025/08/como-foi-segunda-reuniao-da- retomada-da.html
• 4ª Reunião: Focou em um problema com o edital de Nossa Senhora do Socorro, que apresentava erros e foi suspenso após mobilização. Um novo edital foi lançado, mas ainda é criticado por não priorizar pontos certificados.
o Discussão sobre Editais: Mencionou-se que o ciclo 2 dos editais da Rede Nacional de Pontos de Cultura exigirá categorias específicas para pontos certificados e não certificados.
• 5ª Reunião (com Célio Turino):
o Célio Turino destacou a necessidade de políticas culturais menos burocráticas e a dimensão cidadã dos Pontos de Cultura, criticando formatos engessados.
o Recomendou seu livro "Sementeira" para aprofundar a compreensão sobre política cultural e "Cultura Viva".
Sementeira: grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas culturais
https://acaoculturalse.blogspot.com/2025/02/sementeira-graos-para-transformar.html
https://acaoculturalse.blogspot.com/2025/08/pontos-de-cultura-realiza-quarta.html
• 6ª e 7ª Reuniões :
o Foco na organização dos Fóruns Nacional (Aracruz, 24-25 de março) e Estadual. A comissão estadual precisa definir data e local para o fórum de Sergipe.
o Discussão sobre autonomia política e material das comissões e a importância dos Pontões.
o Proposta de criação de Grupos de Trabalho (GTs) estaduais (5 GTs sugeridos, em contraste com 33 nacionais), como para culturas urbanas/hip-hop.
o Modelo colegiado de representação (por território) para maior democracia e diversidade. A tecnologia atual (WhatsApp, videoconferências) pode mitigar problemas de comunicação de modelos anteriores.
o Critérios de Cotas: Discussão de cotas para delegados (30 vagas por estado, 18 reservadas para grupos específicos: 20% negros, 10% indígenas, 10% pessoas com deficiência, 10% jovens, 10% idosos, 50% mulheres, 18% LGBT). A autodeclaração será usada, mas a necessidade de clarificação da Comissão Nacional sobre a implementação foi destacada.
o Temas Sugeridos para o Fórum Estadual: Governança e Cultura Viva, Justiça Climática, Política e Memória Cultura Viva, Trabalhadores da Cultura. Estes temas estão de acordo com o proposto no regimento para o Fórum Nacional e Fóruns Estaduais..
https://acaoculturalse.blogspot.com/2025/09/como-foi-reuniao-da-rede-sergipe- de.html
https://acaoculturalse.blogspot.com/2025/09/como-foi-7-reuniao-da-rede-sergipe- de.html
3. Debates e Sugestões dos Participantes:
• Lindolfo Amaral (Imbuaça): Expressou preocupação com o foco excessivo na viagem à Teia Nacional em detrimento da organização interna e estruturação dos Pontos de Cultura em Sergipe. Questionou o número de pontos certificados e os desafios jurídicos de editais anteriores, sugerindo a inclusão de pontos certificados ou em processo que ainda não fazem parte do grupo.
• Andson (Clio Oxum): Enfatizou a necessidade de os "fazedores de cultura" se imporem e se articularem, superando uma mentalidade "missionária". Propôs temas adicionais para o Fórum Estadual:
o Gestão e Sustentabilidade dos Pontos de Cultura (preparação para editais, prestação de contas).
o Cultura e Transformação Social (reflexões locais, papel dos Pontos, reconhecimento histórico).
o Cultura, Memória e Identidade (resgate de trabalhos abandonados, especialmente de negros e de axé).
o Cultura e Juventude (novas linguagens, inteligência artificial).
o Cultura Viva e Educação/Saúde Popular.
o Sustentabilidade e Economia (auto-subsistência).
o Cultura e Natureza/Meio Ambiente.
o Comunicação (redes sociais, IA, comunicação popular).
Acima como captado na gravação pela IA , abaixo como enviado por Andson Clio via whatsapp para o relator.
• 1. Territórios Culturais e Redes Vivas
• 2. Gestão Comunitária e Autonomia dos Pontos de Cultura
• 3. Cultura e Transformação Social
• 4. Memória, Ancestralidade e Identidades
• 5. Juventudes e Novas Linguagens
• 6. Cultura Viva e Educação Popular
• 7. Sustentabilidade e Economia Viva
• 8. Cultura, Natureza e Bem Viver
• 9. Comunicação e Visibilidade das Ações Culturais
• 10. Democracia Cultural e Participação Social
• Rafael (Ilê Axé Águas de Fé): Compartilhou a experiência de um orçamento de R$90 mil para uma conferência municipal e o custo estimado das passagens para o Espírito Santo (R$2000-2500). Alertou para a "enxurrada de informações" e a dificuldade de novos Pontos de Cultura em compreender o conceito de "Cultura Viva", solicitando uma abordagem mais didática.
4. Esclarecimentos e Próximos Passos:
• Zezito concordou com a necessidade de uma abordagem mais didática, mencionando o uso de IA para resumos e a criação do glossário "cultura de base comunitária " no blog da Cultura. Sugeriu que os Pontões estaduais poderiam produzir materiais mais acessíveis.
• Reafirmou a importância de criar Grupos de Trabalho (GTs) estaduais para desenvolver temáticas específicas (ex: ancestralidade africana, cultura digital e etc..).
• Ação Imediata: Agendar uma reunião com a Secult ou a equipe a fim de obter informações objetivas sobre a Teia/Fórum Estadual (data, local, orçamento, duração).
• Logística do Fórum Estadual: Lindolfo sugeriu que a definição de tempo e formato do fórum depende do perfil do evento, número de participantes, e estrutura (refeições, salas, som, hospedagem para o interior). O Gonzagão foi sugerido como local pelo secretário adjunto, Neu Fontes
• Formação de Grupo de Trabalho: Um pequeno grupo (Zezito, Isabela, Lindolfo, Andson e outros que se dispuseram) se reunirá na segunda-feira, às 18h (online), para elaborar uma proposta inicial de programação e logística para o Fórum Estadual/Teia, a ser apresentada e validada pelo grupo maior. O orçamento de R$300 mil para despesas do fórum e viagens dos delegados foi mencionado.
5. Aviso Final:
• Conferência de Cultura em São Cristóvão será realizada em 25 de outubro (sábado).
• Solicitação para que todos os participantes identifiquem-se no chat com nome, Ponto de Cultura e município para a lista de presença.
• João Pedrosa, TRIOPULANTE - Teatro Para Todos, Aracaju
• Rafael Machado - Ponto de Cultura CasAmor. Aracaju-SE
• Zezito de Oliveira - Ação Cultural - Aracaju
• Isabela Bispo; Pontos de Cultura que estou representando nesta reunião: instituto Piabinhas e Pescando Memórias (atuação N. S do Socorro e São Cristóvão).
• Marta Queiroz Ponto de Cultura São Cosme e Damião. Cidade de Boquim-Se
• Rafael Machado Ponto de Cultura CasAmor Aracaju-SE
• Gilvan César Cruz Silva - Gil Caboclo, dirigente do Ponto de Cultura São Cosme e Damião.
• Claudemir Santos da Conceição, representante do Ponto de Cultura Barracão Cultural Mãe Maria São Cristóvão - SE
• Pétala Tâmisa, representante do Ponto de Cultura do Movimento de Empoderamento Feminino - Baque Mulher Aracaju/SE
• Luiza Margarida Santos Kummer - Ponto de Cultura Companhia de dança Loucurarte- Aracaju/SE
• Lindolfo Amaral, Grupo Imbuaça, Ponto de Cultura Nosso Palco é a Rua. Aracaju/SE
• Sueli Pereira, Presidente da LIGA DAS QUADRILHAS JUNINAS DE ARACAJU E SERGIPE. Ponto de Cultura deste 2024
• Griot Nagô/ Sintonia Periférica - Cultura Hip Hop - Aracaju Sergipe
• Osmario dos Santos Campos, Pontão de Cultura. Albertina Brasil. Nossa senhora da glória.
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A estrutura para realizar uma "Teia" (encontro estadual e nacional) e um fórum (virtual ou presencial) dos Pontos de Cultura é complexa e requer um planejamento cuidadoso em várias frentes. A natureza colaborativa e descentralizada do movimento é seu maior trunfo, mas também impõe desafios logísticos.
1. ESTRUTURA DE PRODUÇÃO (A "Alma" do
Evento)
Esta é a estrutura responsável
pelo conceito, conteúdo e pela articulação política e cultural.
A. Comissão Organizadora
Nacional (Coletiva e Representativa)
- Composição: Representantes
eleitos dos Pontos de Cultura de todas as regiões do Brasil, membros do
Ministério da Cultura (ou secretarias estaduais/municipais), e parceiros
da sociedade civil.
- Funções:
- Definir
o tema central do evento ( "Pontos de Cultura pela Justiça
Climática". ).
- Elaborar
a programação artística e de conteúdo (palestras, debates, oficinas).
- Realizar
uma Chamada Pública para seleção dos Pontos de Cultura
que se apresentarão e participarão das mostras.
- Garantir
que a diversidade regional, étnico-racial, de gênero e de linguagem
artística esteja representada.
B. Grupos de Trabalho (GTs)
Temáticos
- São
subgrupos da Comissão Organizadora focados em áreas específicas:
- GT de
Programação Artística: Curadoria dos shows,
intervenções, mostras de cinema e exposições.
- GT de
Programação de Conteúdo: Organização dos
fóruns, debates, rodas de conversa e oficinas.
- GT de
Comunicação: Criação da
identidade visual, gestão das redes sociais, produção de conteúdo e
relação com a imprensa.
- GT de
Metodologia e Documentação: Define a dinâmica
dos debates (open space, world café, etc.) e garante a registro (atas,
vídeos, relatório final) dos resultados.
C. Produção Executiva
- Funções:
- Transformar
as decisões da Comissão Organizadora em ações práticas.
- Elaborar
o cronograma mestre e o plano de trabalho.
- Gerenciar
o orçamento global.
- Contratar
serviços (som, luz, palco, alimentação) em diálogo com a logística.
- Coordenar
a montagem e desmontagem da estrutura física.
2. ESTRUTURA DE LOGÍSTICA (O "Corpo" do
Evento)
Esta é a estrutura que torna o
evento fisicamente possível e funcional.
A. Logística de Infraestrutura e
Local
- Seleção
do Local: Deve ser acessível, ter tamanho
adequado (auditórios, tendas, arena principal, espaços de convivência) e
permitir a instalação de uma "aldeia" dos Pontos de Cultura.
- Estrutura
Física:
- Palcos: Principal
e secundários, com backstage.
- Tendas/Auditórios: Para
oficinas, debates e fóruns.
- Área
de Alimentação: Cozinha comunitária,
restaurantes credenciados ou food trucks.
- Alojamento: Estrutura
para hospedagem dos participantes (alojamento coletivo, hotéis
conveniados).
- Banheiros
Químicos e Chuveiros: Em quantidade
suficiente para o público.
- Espaço
para "Aldeia dos Pontos": Stands
ou tendas para que cada Ponto de Cultura exponha seu trabalho e interaja
com o público.
B. Logística de Transporte e
Acesso
- Translado
Nacional: Gestão de passagens aéreas ou
ônibus interestaduais para os participantes de todas as regiões. É um dos
maiores custos.
- Translado
Local: Ônibus fretados para transporte
entre alojamento, aeroporto/rodoviária e o local do evento.
- Acessibilidade: Garantir
que toda a estrutura seja acessível a pessoas com deficiência (rampas,
tradutores de LIBRAS, audiodescrição).
C. Logística de Alimentação e
Hospedagem
- Alimentação: Fornecimento
de refeições (café da manhã, almoço e jantar) por meio de credenciamento
(cupons) ou sistema de alimentação paga.
- Hospedagem: Gestão
dos leitos nos alojamentos ou quartos em hotéis, considerando a
distribuição por regiões, gênero e necessidades específicas.
D. Logística Técnica e de
Segurança
- Som,
Luz e Vídeo: Equipamento de alta qualidade para
todos os espaços, com equipes técnicas especializadas.
- Energia
Elétrica: Projeto elétrico robusto, com
geradores de backup para evitar falhas.
- Internet
Livre: Wi-Fi de boa qualidade e aberto é
fundamental para a cobertura colaborativa e comunicação.
- Segurança: Contratação
de empresa de segurança privada e planejamento com a polícia local para o
entorno.
- Saúde: Posto
médico de plantão e parceria com um hospital próximo para emergências.
E. Logística de Comunicação e
Credenciamento
- Site e
Plataforma Digital: Para inscrições, programação em
tempo real e, no caso do fórum virtual, para hospedar as discussões.
- Sistema
de Credenciamento: Eficiente para evitar filas, com
entrega de kits (com crachá, programação, cupons de alimentação).
- Central
de Informações: Física e digital, para tirar
dúvidas dos participantes.
Fluxo Integrado de Produção e Logística
Fase |
Produção (O Quê e Porquê) |
Logística (Como e Onde) |
Pré-Evento (6-12 meses) |
- Formar Comissão Organizadora e GTs. |
- Selecionar e reservar o local. |
Durante o Evento (3-10 dias) |
- Coordenar a programação (artistas, palestrantes). |
- Gerenciar a operação no local (montagem, equipes). |
Pós-Evento (1-3 meses) |
- Sistematizar as discussões em um relatório final. |
- Desmontar a estrutura. |
Conclusão
A estrutura para uma Teia e
Fórum dos Pontos de Cultura é, acima de tudo, híbrida e colaborativa.
Ela combina a força da gestão coletiva e horizontal (da
produção) com a eficiência e o planejamento detalhado (da
logística). O sucesso depende da integração perfeita entre esses dois mundos,
sempre guiada pelo princípio de que o evento é um espelho da própria
diversidade e potência dos Pontos de Cultura que representa. A transparência e
a participação ativa da rede em todas as etapas são não apenas um método, mas a
razão de ser do evento.
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