domingo, 12 de abril de 2015

Play list da Rádio web do Itaú Cultural - Odair José, proibido e popular -

Seleção reúne 13 sucessos dos anos 1970, como 'Vou Tirar Você Desse Lugar' e 'Pare de Tomar a Pílula'


Odair José e as capas de dois clássicos de sua discografia: Odair José (1973) e O Filho de José e Maria (1977). Fotos: reprodução
No início dos anos 1970, o cantor e compositor goiano Odair José atinge um sucesso digno dos artistas de rock que tanto admira. Suas criações inovam a música popular daquele período ao abordar temas proibidos, como a prostituição e a pílula anticoncepcional. Com “Vou Tirar Você Desse Lugar” (1972) – seu primeiro êxito fonográfico –, vende mais de 800 mil compactos logo no lançamento. Como o próprio artista menciona em entrevistas, enquanto Roberto Carlos dá um beijo no cinema, deixa a garota no portão e diz “eu te darei o céu”, Odair fala de um cara que se apaixona por uma prostituta. Com a ópera-rock O Filho de José e Maria (1977), cria um hiato com o sucesso que retoma anos depois e é excomungado da Igreja Católica: em uma das faixas, o protagonista, uma espécie de Jesus Cristo contemporâneo, se envolve com drogas e em outra tem dúvidas de sua condição sexual.
Referência estética para a geração que o ouve nas décadas de 1970 e 1980, como para o guitarrista Fernando Catatau, do Cidadão Instigado, Odair José ganha disco-tributo em 2005 e lança um novo trabalho de estúdio em 2012, o disco Praça Tiradentes, produzido por um de seus fãs, Zeca Baleiro.
OUÇA ESPECIAL RAUL SEIXAS
Nesta seleção musical, 13 tiros certeiros que garantem ao “Bob Dylan da Central” uma poltrona na história da música popular brasileira. Inclui “Tudo Acabado”, faixa de seu primeiro LP, de 1970, em que Raul Seixas, compositor da música e produtor do disco, toca violão e guitarra.
REPERTÓRIO
01. “Tudo Acabado” (Raulzito)
02. “Vou Tirar Você Desse Lugar” (Odair José)
03. “Esta Noite Você Vai Ter que Ser Minha” (José Pereira Júnior e Pisca)
04. “Mande Nem que Seja Um Telegrama”  (Odair José e Arnaldo Silva)
05. “Eu, Você e a Praça” (Odair José)
06. “Uma Vida Só” (Pare de Tomar a Pílula) (Odair José e Ana Maria)
07. “Revista Proibida” (Odair José)
08. “Cadê Você” (Odair José)
09. “Que Saudade de Você” (José Pereira Júnior e Lula)
10. “Lembranças” (Odair José)
11. “A Noite Mais Linda do Mundo” (A Felicidade) (Donizette)
12. “Na Minha Opinião” (Eu Te Quero, Te Adoro, Te Gosto) (Odair José e Maxine)
13. “O Filho de José e Maria” (Odair José)

Nenhum comentário: