Festa do Avante. Orgão de comunicação do PCP - Partido Comunista Português. Uma tradição que não conseguimos enraizar no Brasil. Salvo com os camaradas anarco-sindicalistas no inicio do século XX. Quanto ao PCB no Brasil por causa da ilegalidade não realizou ou muito pouco. O PT fez nos anos de 1980, mas depois definhou neste sentido. Talvez o PSOL ainda faça, no Rio de Janeiro, talvez. Um tema que precisa ser estudado, inclusive de forma comparada. Segundo Rudá Ricci a esquerda comunista italiana tem forte tradiçao neste sentido . Quando a URSS ainda existia e os partidos comunistas na Europa eram mais fortes, houve memóraveis festivais internacionais da juventude. Também não temos em anos recentes no Brasil uma vigorosa imprensa partidária organizada de esquerda. Embora nos tempos da chamada imprensa alternativa ou independente sempre passei longe dos jornais oficiais do PCB e PC do B, preferia os outros, pois eram mais abertos, diversos, plurais.. Versus e "O Repórter" me marcaram mais, mas tinha o icônico Pasquim, além de Movimento, Opinião, Coojornal e etc.. O PT nos primeiros anos publicou um jornal tablóide semanal menos fechado, portanto mais arejado, mas durou apenas alguns anos. Conclusão. Perdemos muito com o papel secundário que a comunicação e a cultura tem em nosso meio, a exceção dos mais jovens que se organizam principalmente através de saraus. A questão é que a maioria dos que estão a frente dos partidos e organizações de esquerda também foram jovens um dia. E aí deixo a pergunta: Será que a maioria destes tiveram pouco contato com pensadores e ações no campo da cultura e da comunicação quando adolescentes e mais jovens?
Zezito de Oliveira
A Garota Não, Nenny, Jorge Palma, Ratos do Porão, Luca Argel, Rui Reininho e Mimicat na Festa do Avante
por Lusa, 18 Maio, 2023
A 47ª edição da Festa do Avante!, em setembro, vai contar com artistas como Agir, a rapper Nenny e A garota não, num cartaz que festeja os 50 anos da revolução de Abril.
A Festa do Avante! contará com a apresentação do espetáculo “Agir-Cantando Abril”, visando homenagear “os poetas e aos músicos de intervenção” e que terá a atuação de Agir, Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho, o cantor de “E Depois do Adeus”, que serviu de senha para o Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura, em 1974.
Em comunicado, a organização da Festa do Avante!, o órgão oficial do PCP, refere que o concerto de abertura, na sexta-feira ao final do dia, está a cargo da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, e o Coro Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Alves.
O repertório contará com composições “feitas antes e depois do 25 de Abril relacionadas com a resistência político-cultural ao fascismo português e com o usufruto criativo que a liberdade democrática depois suscitou”, destaca o gabinete da Festa comunista.
Na Quinta da Atalaia, Seixal, atuarão também artistas e grupos com um repertório “rico significativamente em canções de caráter político-social ou mesmo de intervenção” como os portugueses A garota Não, Bateu Matou, Boémia, Luta Livre ou a italiana Loredana Savino.
Os djs portugueses Ecstasya e Photonz, o angolano DJ Satélite e a sino-canadiana Ciel serão protagonistas da programação da ‘Rave Avante!’, “um espetáculo de música de dança engajada na defesa dos direitos humanos e da liberdade”.
Como representantes dos projetos e artistas emergentes no país, o cartaz conta com nomes como o de Mimicat, a representante portuguesa na edição de 2023 do Festival Eurovisão da Canção ou o de Nenny, a multipremiada rapper de 20 anos da Vialonga que é autora de êxitos como “Sushi” ou “Bússola”.
O cartaz conta com mais nomes internacionais como o dos brasileiros do Ratos do Porão e Francisco El Hombre, os são-tomenses África Negra, os moçambicanos Banda Kanana, os americanos Chris Luquette East Coast Bluegrass Band e os afegãos Not Forbidden.
O fado marcará presença pelas vozes de Mísia e Ricardo Ribeiro e em nome das “novas tendências da música popular portuguesa” subirão ao palco o grupo Criatura acompanhado do Coro dos Anjos.
No jazz, o Hot Club de Portugal celebrará os seus 75 anos com um espetáculo com a cantora Selma Uamusse.
A Festa do Avante! 2023 está agendada para os dias 1, 2 e 3 de setembro na Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal sob o já habitual slogan “Não há festa como esta!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário