sexta-feira, 4 de agosto de 2023

4º dia da JMJ em Lisboa. Eu só peço a Deus mais sacerdotes como Francisco, João XXIII , Oscar Romero e Hélder Câmara.

 

"Cuidem dos jovens, que "são alegres, mas não superficiais", e correm o risco de serem "anestesiados" pelo mundo que os rodeia."


https://www.youtube.com/watch?v=OIRMkvn-ikA



Terceiro dia de Francisco em Lisboa: os jovens "são alegres, mas não superficiais"

Papa confessa três jovens e visita o Centro Paroquial da Serafina. Instituições sociocaritativas apresentaram o seu trabalho ao Papa.

O Papa a jovens da JMJ: sejam estes dias ecos vibrantes do chamado amoroso de Deus

Nesta Jornada Mundial da Juventude, sejam estes dias ecos vibrantes do chamado amoroso de Deus, porque somos preciosos a seus olhos. Sejam dias em que o teu nome, através de irmãos e irmãs de muitas línguas e nações que o pronunciam com amizade, ressoe como uma notícia única na história, porque único é o pulsar do coração de Deus por ti. Este é o ponto de partida da JMJ, mas sobretudo da vida: disse Francisco no primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa, na cerimônia de Acolhimento.
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-08/papa-francisco-cerimonia-acolhimento-jovens-jmj-lisboa-2023.html

https://www.youtube.com/watch?v=qTwD65g4YZQ
Lisboa, XXXVII JMJ, Cerimônia de Acolhida, 03 de agosto de 2023 Papa Francisco









https://www.youtube.com/watch?v=K7aO8--V63k




Lindos flashes do primeiro dia do Papa na JMJ em Lisboa.

Assistindo até o fim, tem uma mensagem do Papa que precisamos aprender de uma vez por todas:

"TODOS, TODOS, TODOS.

Esta é a Igreja. A mãe de TODOS.  Há lugar para TODOS!"


Meus Amigos, expliquem-me, por favor, o que tanto vos choca nestas incríveis Jornadas Mundiais da Juventude que vos leva a escrever com tamanha raiva, ódio, gozo ou simples desdém? 

Paulo Costa

1. Tu, que és contra a guerra, repara bem, estes milhares de jovens estão em paz, a celebrar a paz e a projetar um mundo de paz. 

2. Tu, que és contra o racismo, repara bem, estes milhares de jovens, que vieram de todas as partes e países do mundo, são de todas as cores e fazem parte de uma raça única: a humana. 

3. Tu, que és contra a corrupção, repara bem, estes jovens juntaram dinheiro durante meses, viajaram sem que ninguém lhes pagasse para tal, vieram apenas por amor, estão em Portugal sabendo que nada mais irão ganhar do que uma corrente de ouro sentimental que une a Humanidade. 

4. Tu, que és contra as desigualdades, repara bem, os jovens estão todos com uma simples t-shirt e calções de ganga, sem pinturas, lantejoulas, diamantes ou qualquer artefato que eleve a desigualdade. 

5. Tu, que odeias tristezas e depressões, repara bem, estes milhares de jovens expressam um sorriso contagiante, puro e genuíno, sorrisos que lhes vêm da alma e que ilumina quem os rodeia. 

6. Tu, que és contra a homofobia, repara bem, o Santo Padre repetiu várias vezes a frase: "Somos todos iguais. A igreja é para todos, chama todos e acolhe a todos." 

7. Tu, que és contra o abuso da tecnologia e do isolamento das crianças em frente a um computador, repara bem, milhares de jovens de todo o mundo estão ali, a conviver harmoniosamente, a ver e ouvir o Papa, em silêncio absoluto, de coração aberto, com as lágrimas a escorrerem-lhes pelo rosto porque a mensagem de Deus, que o Santo Padre transporta, é mais forte do que qualquer mensagem digital.  

8. Tu, que adoras a liberdade, repara bem, a maior parte dos portugueses são Católicos e, por direito próprio, merecem respeito, na mesma dose que qualquer minoria o merece. 

9. Tu, que adoras que te respeitem e respeitem os teus ideais, repara bem, os Católicos nada mais te pedem do que respeito. Estes jovens que estão ali foram criados dentro do cristianismo, com os pais destes milhares de jovens a ensinarem os filhos a rezar, a levarem os filhos à catequese todas as semanas, a irem à missa aos Domingos, a preparem o batismo, a primeira comunhão, a segunda comunhão e o crisma. São milhares de horas de dedicação à formação católica dos filhos. Seria muito mais fácil deixa-los em frente a um tablet, fumar umas cenas maradas, deixa-los saírem noite adentro desde tenra idade e mandá-los para festivais de rock por esse mundo afora. Mas somos assim, Cristãos que amam viver desta forma. Não somos santos, mas merecemos respeito.  

10. Tu, que tens lido e/ou escrito piadas, frases agressivas, rótulos generalistas e tantas barbaridades sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, o que é que te choca assim tanto nesta imagem?  

Apenas mais três notas: 

1. Vi a homilia do Papa, pela TV, agarrado ao meu filho, a chorar compulsivamente do início ao fim, não por estar deprimido ou depressivo, muito menos por ser inculto ou desconhecedor da história e do mundo livre, mas sim por me sentir dominado, de uma forma estrondosa por esta onda de amor emanada de Cristo que é mais forte do que qualquer outra coisa que eu conheço. 

2. As vossas piadas de mau gosto, frases agressivas ou palavras de ódio não nos atingem, definem antes a forma de vida de quem as escreve. O que faltará nas vidas de tanta gente para odiarem os outros nesta dimensão perante tamanha demonstração de amor? Se precisarem de ajuda, estamos cá, para vos ouvir, acolher e amar. Disponham.  

3. Sobre a pedofilia (tema que me mete nojo, afirmando mesmo que para mim era mesmo prisão perpétua), é um facto que tem assolado a Igreja Católica e sobre o qual todos somos contra. Todas as pessoas de bem defenderão o que Papa defende e verbaliza: "Todos os casos têm de ser denunciados dentro da Igreja e também aos tribunais civis. Os atos de abuso sexual de menores são o mais graves dos crimes, porque destroem a vida de qualquer pessoa para todo o sempre." Afirmou o Papa Francisco. Mas convém também não esquecer que, não desculpando em nada os padres que cometem estes crimes, segundo as estatísticas 3% dos abusos sexuais de menores ocorrem dentro da Igreja Católica. 97% fora dela.

https://www.youtube.com/watch?v=ST2qLa63TFc





Nenhum comentário: