JMJ Lisboa: Encontros Rise Up
Os Encontros Rise UP consistem no novo modelo de catequeses da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que desafiam os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.
Silvonei José, Lisboa - Vatican News
Para melhor viver o caminho sinodal em curso na Igreja Universal, a JMJ Lisboa 2023 vai contar com três Encontros Rise UP, que acontecerão nos próximos dias 2, 3 e 4 de agosto. Os Encontros Rise Up decorrerão em mais de 270 espaços, entre Igrejas e outros locais próximos dos espaços de acolhimento de Peregrinos. Estarão organizados por idiomas, estando disponíveis encontros em mais de 30 idiomas, para proporcionar espaços de reflexão, escuta e partilha.
JMJ Lisboa: Encontros Rise Up
Rise Up é o novo modelo de catequeses da Jornada Mundial da Juventude que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.
jovens na JMJESCUTA - SONHA - LEVANTA-TE
Para proporcionar aos jovens uma experiência alinhada com o caminho sinodal em curso na Igreja Universal, propõem-se três Encontros Rise Up, organizados em estreita colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto da semana da JMJ Lisboa 2023. Os Encontros Rise Up decorrerão em Igrejas e noutros espaços próximos dos locais de acolhimento de peregrinos - serão cerca de 270 espaços -, organizados por idiomas - serão mais de 30 idiomas -, para proporcionar espaços de reflexão, escuta e partilha.
Encontros Rise Up - Lista
Os temas marianos destes três dias estão ligados ao tema geral da JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) e propõem aos jovens uma missão: hoje é o tempo de sonhar e, comprometidos, empenharem-se para gerar um mundo novo, como fez a jovem Maria. Mas como podemos imitar Maria hoje? Os “imitadores de Maria” – que ouvem a Palavra de Deus, levantam-se e partem – não ficam no sofá nem observam as coisas da varanda ou da janela.
O pontificado do Papa Francisco forneceu alguns temas próximos aos corações dos jovens, que indicam caminhos concretos e práticos para ser uma Igreja em missão, à imagem de Maria, uma juventude Rise Up: a ecologia integral (Laudato si'), a amizade social e a fraternidade universal (Fratelli tutti) e a misericórdia (Misericordia et misera).
1.º Encontro | 2 de agosto, quarta-feira
Tema bíblico: Maria levantou-se e partiu apressadamente para a montanha (Lc 1, 39)
Evangelho: Lc 1, 39-45
«39*Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41*Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43*E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. 45Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»
Temática de reflexão: Ecologia integral
O principal objetivo deste encontro é aprofundar o tema geral da JMJ e introduzir os jovens na experiência de serem amados e chamados pelo Senhor, como Maria. Esta experiência impele-nos para o alto e para o outro, reconciliando-nos com Deus, com os irmãos e com a criação.
Pode-se tomar algumas ideias para reflexão da Exortação Apostólica Christus vivit 111–113 (o grande anúncio para todos os jovens) e da mensagem para a JMJ 2022–2023, relacionando-as com o tema do cuidado da casa comum (cf. Laudato si’ 1, 65, 66, 71, 80, 96, 97, 98, 100, 241).
Desenho em grafite de Eduardo Kobra2.º Encontro | 3 de agosto, quinta-feira
Tema Bíblico: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 5)
Evangelho: Jo 2, 1-5
«1Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. 2Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. 3Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!»4Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» 5Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!»
Temática de reflexão: Amizade Social
O encontro deve ter por objetivo mostrar aos jovens caminhos concretos para seguir Jesus e imitar Maria, dando corpo ao seu “sim” (cf. mensagem JMJ 2021). Sintam-se os jovens convidados a participar do sonho de Deus para a humanidade e a contribuírem ativamente para transformar a realidade.
Podem-se tomar algumas ideias para reflexão da Exortação Apostólica Christus vivit 111-113 (o grande anúncio para todos os jovens) e da mensagem para a JMJ 2022–2023, relacionando-as com o tema da amizade social e da fraternidade universal, conforme apresentado na Fratelli tutti (1, 2, 276, 278).
3.º Encontro | 4 de agosto, sexta-feiraTema bíblico: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (cf. Lc 1, 50)
Evangelho: Lc 2, 15-20
«15Quando os anjos se afastaram deles em direcção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.»16Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19*Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. 20*E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado.»
Temática de reflexão: Misericórdia
Durante a terceira manhã, introduz-se os jovens à importância do silêncio e da contemplação, chamando-os a tornarem-se cada vez mais familiares e amigos de Jesus, “o homem do terceiro dia”, o Crucificado-Ressuscitado. Neste encontro com o Pai Misericordioso, os jovens serão convidados a reler o seu próprio caminho de vida, num tempo de adoração, de diálogo pessoal e de reconciliação com Deus.
Podem-se tomar algumas ideias para reflexão da Exortação Apostólica Christus vivit 111-113 (o grande anúncio para todos os jovens) e da mensagem para a JMJ 2022–2023, relacionando-as com o tema da misericórdia, que pode ser encontrado, por exemplo, na Evangelii Gaudium 3 e 144.
Desenho de BanskyConstrução da Casa
Durante as três manhãs dos Encontros Rise Up, os jovens irão construir juntos uma casa, num momento logo após o diálogo com o Bispo, que será a síntese dos vários Encontros.
A prontidão de Maria em levantar-se e partir apressadamente ao encontro de Isabel (cf. Lc 1, 39) convida os jovens a imitá-la como protagonistas ativos de uma «Igreja em saída missionária».2 O dinamismo da viagem de Maria destaca a simbologia da casa de onde Maria sai, em Nazaré, e a casa onde chega, a de Isabel e Zacarias.
A ideia de casa sugere a ligação à Casa Comum, oferecida por Deus a todos como lugar onde vivemos (Ecologia Integral); a dimensão relacional, onde se aprende a fraternidade e a alegria de viver em comunhão (Amizade Social); a casa do Pai, lugar da misericórdia, de onde partimos e onde chegamos, muitas vezes como filhos pródigos, para que a vida e a alegria possam ser redescobertas e refeitas (Misericórdia).
Esta dinâmica, durante as três manhãs visa mostrar aos jovens que podem construir, todos juntos, uma casa comum com os seus sonhos.
Fonte: site JMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário