quarta-feira, 27 de março de 2024

Como o Brasil está se tornando o país dos evangélicos

 


Camila estava desempregada e grávida, e seu marido havia sido preso. Ela encontrou amparo na Igreja Evangélica.

"Com os católicos, eu era mais uma. Aqui não, aqui eu sou cuidada, sinto a presença de Deus, então me sinto mais à vontade e mais cuidada mesmo aqui na Igreja", diz Camila Ramos, membra da Igreja Pentecostal.

Os evangélicos, que crescem cada vez mais no Brasil, muitas vezes amparam parte da população que se sente abandonada pelo Estado. Mas o famoso dízimo, a doação dos fiéis, é alvo frequente de crítica, porque estaria enriquecendo líderes da Igreja.

"A Bíblia compara o dinheiro a um deus. Você acha que é fácil, então, uma pessoa chegar e dar o dinheiro? Ela é hipnotizada por 20 anos?", questiona o pastor Silas Malafaia.

Fato é que a Igreja Evangélica se tornou uma espécie de porto seguro para Camila. Principalmente após o nascimento da filha dela e após perder tudo em uma enchente. "Foram meses bem complicados... Eu estava grávida e não tinha contato com meu marido", afirma Camila Ramos.

Na prisão, o marido de Camila se converteu e a inspirou a seguir a nova fé. "Oro também para ele se manter forte, continuar no caminho de Deus. Esse é o recurso que ele tem. Hoje em dia, eu estou tranquila em relação a isso. Porque sei que é tudo propósito de Deus", conta Camila Ramos.

------------------------------------------------------
Josias de Souza - Colunista do UOL - 23/03/2024 19h26

 Por falta de aviso não foi. Por outro lado, outro aviso, desde muito antes, ainda do tempo das jornadas de junho de 2013, quando o sentido destas foram desviadas para a direita. A esquerda precisa rever seus métodos de organização, formação e mobilização. Sem precisar copiar exatamente como faz as igrejas neopentecostais, até porque estas manipulam as mentes, fazem lavagem cerebral, porém é preciso considerar pelo menos alguns aspectos. A inserção territorial,a preocupação com a proximidade com as pessoas, buscando a criação de fortes vínculos de amizade social, a atenção especial às formas de expressão artística, no caso das igrejas, a música. A criação/investimento em aparatos de comunicação. O que mais podemos apresentar com os evangélicos? Que diga-se de passagem recuperam  estratégias e práticas abandonadas pela esquerda. Por exemplo, células por um tempo, dizia respeito a organização dos comunistas por locais de trabalho, de moradia ou por grupo de afinidade de outra natureza, como artistas, intelectuais e etc. Dos anos 1990 para cá, passou a ser conhecida como reuniões de um grupo de evangélicos em suas casas.
Zezito de Oliveira 





Nenhum comentário: