quarta-feira, 6 de março de 2024

+1964+60 - Martírio e profecia na Amazônia: testemunhos para os nossos tempos. Artigo de Gabriel Vilardi

 

05 Março 2024

No presente ano vivemos duas efemérides bastante significativas, em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa 40 anos de luta e se faz memória dos 60 anos do golpe civil-militar. O Brasil é um país extremamente desigual, em que a questão da terra nunca foi enfrentada, tanto da perspectiva dos povos indígenas quanto dos pequenos agricultores. Foi também no terrível e ainda não de todo superado autoritarismo ditatorial em que a concentração fundiária se aprofundou e os povos originários sofreram sistemáticas violações de direitos humanos. Portanto, conhecer mais sobre o Ir. Vicente Cañas e a Ir. Dorothy Stang significa também um caminho de teimosa resistência. 

O artigo é de Gabriel dos Anjos Vilardi, jesuíta, bacharel em Direito pela PUC-SP e bacharel em Filosofia pela FAJE. É mestrando no PPG em Direito da Unisinos e foi membro da Pastoral Indigenista da Diocese de Roraima (2022-2023), tendo convivido com os povos Wapichana e Macuxi, na região Serra da Lua. Colaborador no Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Eis o artigo.



Depois de ler o artigo acima quem quiser pode voltar a este blog para assistir a documentários focalizando além do Irmão Vicente Cañas
 e Irmã Doroty Stang, outros lideranças religiosas na Amazônia que foram perseguidas e assassinadas, a exceção abaixo de Pedro Casaldáliga que não foi morto porque o Padre Rodolfo que estava em sua companhia foi confundido com ele. E mesmo assim  continuou recebendo ameaças de morte.





IRMÃ CLEUSA






Nenhum comentário: