quarta-feira, 27 de março de 2024

Conselho Estadual de Cultura de Sergipe recebe demandas ligado as academias de letras e outros coletivo literários.

 

 Na terça-feira, dia 26, às 15 horas, na sala do CEC - Conselho Estadual de Cultura haverá uma sessão especial da Câmara de Letras e Artes com representantes de entidades e grupos literários. Gostaríamos de ter um representante de cada grupo existente em Sergipe. Cada um terá cerca de 8 minutos para fazer o resumo de atuação da sua entidade ou grupo e apresentar uma lista de reivindicações. O objetivo é estreitar as relações do CEC com a comunidade artística de cada segmento e dar conhecimento à  Funcap das demandas. 

Com imensa gratidão, compartilho o privilégio de ter representado várias academias e dentre elas a ALCS, AMS, ALES e a AFLAS , e o Café Poetico Sergipano, em uma reunião vital com o Conselho Estadual de Cultura. Em um ambiente de colaboração e compromisso mútuo, apresentamos uma lista contendo 10 reivindicações essenciais para apoiar os escritores iniciantes, cujas vozes muitas vezes ecoam sem os recursos necessários para prosperar.  

Fomos calorosamente acolhidos pelos conselheiros, Antônio Cruz, Rogério Alves, Carlos Magno e Neu Fontes, cujo entusiasmo e interesse em nossas propostas inspiram confiança em um futuro mais vibrante para a literatura em nosso Estado. Acredito firmemente que, ao fortalecer os alicerces que sustentam nossos talentosos escritores emergentes, estamos construindo uma plataforma para o florescimento criativo e intelectual de nossa comunidade.  Reitero meu compromisso inabalável em estar à disposição para contribuir com o avanço da literatura em Sergipe. Que possamos continuar unidos em nosso esforço para nutrir e promover a riqueza cultural e artística que abunda em nossa região.

Juntos, somos os guardiões do legado literário de Sergipe, e é com grande esperança e determinação que avançamos, rumo a um futuro onde cada voz seja ouvida e cada história seja celebrada.

Com gratidão e otimismo, 

Cris Souza.



Ao Conselho Estadual de Cultura de Sergipe

Aracaju, 26 de março de 2024

10 reivindicações que podem ajudar os escritores sergipanos e aqueles que estão começando e não podem pagar pela publicação de seus livros:

1. Criação de editais de fomento à produção literária, com linhas específicas para escritores iniciantes e emergentes.

2. Implementação de programas de bolsas e incentivos financeiros para escritores que desejam publicar suas obras, mas não têm recursos para isso.

3. Estabelecimento de parcerias com editoras e gráficas para oferecer descontos ou condições especiais de publicação para escritores locais.

4. Realização de oficinas e workshops gratuitos sobre autopublicação e marketing literário, para capacitar os escritores a promoverem suas obras.

5. Criação de espaços de divulgação e venda de livros de autores locais em bibliotecas, livrarias e eventos culturais.

6. Disponibilização de recursos para a realização de lançamentos de livros e eventos literários, proporcionando visibilidade aos escritores.

7. Oferta de cursos e capacitações na área editorial, para que os escritores possam aprender sobre o processo de produção e comercialização de livros.

8. Criação de um programa de mentoria, onde escritores mais experientes possam orientar e apoiar aqueles que estão começando na carreira literária.

9. Estabelecimento de parcerias com o sistema educacional para incorporar livros de autores locais nos currículos escolares, promovendo o conhecimento e valorização da produção literária sergipana desde cedo.

10. Estabelecimento de políticas de compra de livros de autores locais para acervos de escolas, universidades e bibliotecas públicas, garantindo a circulação e valorização das obras regionais.

Att,

Tânia Cristina dos Santos Souza

Academia Literocultural de Sergipe

Academia Municipalista de Sergipe

Academia de Letras Estudantil de Sergipe

Academia Feminina de Letras e Artes de Sergipe

Café Poético Sergipano


Nenhum comentário: