sexta-feira, 15 de março de 2024

CINECLUBE PARA UMA IGREJA EM SAÍDA - A PRIMEIRA NOITE DO INICIO DA RETOMADA DO CINE REALIDADE

Se é verdade que aumentou o número de cães danados do fascismo  que ladram e que nos últimos  anos até estão atacando,  vindo para cima da caravana dos humanistas, em alguns casos ferindo e até matando. Também é verdade que tem muita gente que está fazendo o que pode e até o que não pode para aumentar o cordão ou a caravana dos humanistas, buscando seguir adiante para avançar e  tentar corrigir o processo civilizatório afim de adiar o fim do mundo, como bem escreveu Ailton Krenak.  Um exemplo neste sentido  é o Papa Francisco, assim como Ailton Krenak , os presidentes Lula e Pepe Mujica, cientistas como Michel Nicolelis e etc..

Por isso foi espetacular a retomada do Cine Realidade nesta noite de sexta-feira com os crismandos da Paróquia São Pedro Pescador.

Nossos agradecimentos aos Padres Anderson  Gomes, José Soares,  Débora Rabelo, coordenadora da crisma da paróquia, e aos demais educadores da crisma. O  padre Anderson não pode chegar por conta da presença na via sacra em uma das comunidades da paróquia, já Padre Soares esteve presente e deu importante contribuição na conversa pós apresentação do documentário.  

Pelo Cine Realidade estiveram presentes este que escreve, Maíra Ramos e Rás de Sá, um agente cultural e cinéfilo de primeira grandeza dessa nossa querida Aracaju que completa 169 anos no próximo domingo, 17 de Março. Brilhantes também foram as falas de Rás de Sá e Maira Ramos pós exibição do documentário.


E para lembrar  as fontes de inspiração para essa nota acima, além do acontecimento dessa noite. Um ditado popular,  duas canções e o livro de Ailton Krenak.

1- Ditado popular – “Os cães ladram enquanto a caravana passa”.

2 - Momento Novo - 

Deus chama a gente pra um momento novo

De caminhar junto com o Seu povo

É hora de transformar o que não dá mais

Sozinho, isolado, ninguém é capaz

Não é possível crer que tudo é fácil

Há muita força que produz a morte

Gerando dor, tristeza e desolação

É necessário unir o cordão

Por isso vem entra na roda com a gente também

Você é muito importante

A força que hoje faz brotar a vida

Habita em nós pela sua graça

É ele quem nos convida pra trabalhar

O amor repartir e as forças juntar


Pedrada - Chico César

Cães danados do fascismo

Babam e arreganham os dentes

Sai do ovo a serpente

Fruto podre do cinismo


Para oprimir as gentes

Nos manter no escravismo

Pra nos empurrar no abismo

E nos triturar com os dentes


Ê república de parentes pode crer

Na nova Babilônia eu e você

Somos só carne humana pra moer

E o amor não é pra nós


Mas nós temos a pedrada pra jogar

A bola incendiária está no ar (vai voar)

Fogo nos fascistas

Fogo, Jah!


"Ideias para adiar o fim do mundo": uma parábola sobre os tempos atuais, por um de nossos maiores pensadores indígenas. 
Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração mineira. Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.
Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo. 
Desde seu inesquecível discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, quando pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso na luta pelos direitos indígenas, Krenak se destaca como um dos mais originais e importantes pensadores brasileiros. Ouvi-lo é mais urgente do que nunca.

Quem quiser assistir o documentário exibido nesta noite de 15 de Março na internet,  é só clicar abaixo:

"60 anos da Campanha da Fraternidade" Dir. Tv Aparecida. Doc. Brasil. 2024. 57 min. Livre

A repórter Camila Morais viajou ao Rio Grande do Norte para conhecer o início dessa iniciativa. Na reportagem, será mostrado o surgimento da campanha na região, que passa por transformações sociais. E também com a chegada das Irmãs Vigárias, que são as Missionárias de Jesus Crucificado, na cidade de Nísia Floresta, onde a cultura da solidariedade foi colocada em prática. E por fim, a produção vai explicar a proposta da Campanha da Fraternidade de 2024, que tem como tema "Fraternidade e Amizade Social".

As próximas sessões do Cine Realidade na Paróquia São Pedro Pescador.


PROGRAMAÇÃO DO CINE REALIDADE 
1º Semestres de 2024                                                                                                         
2º sessão – 19 de Abril  – 19 horas
 Papa Francisco: Um Homem de Palavra. Dir. Wim Wenders, Doc. Alemanha. 2018. 96 min. Livre
Em uma era de profunda descrença dos políticos e pessoas no poder, Papa Francisco é representado pelas suas muitas visitas espirituais pelo mundo e suas respostas às questões globais atuais sobre morte, justiça social, imigração, ecologia, desigualdade econômica, materialismo e o papel da família.
3ª sessão – 07 de junho – 19 horas
A Carta. Dir. Carla Rebai. Doc. Vaticano. 2022. 82 min.  Livre
Aborda  o poder da humanidade para deter a crise ecológica. Os protagonistas do documentário são um indígena da Amazônia, um refugiado do Senegal, uma jovem ativista indiana e dois cientistas estadunidenses. Vozes representando outras vozes, muitas vezes não ouvidas, sobre as questões críticas relacionadas às mudanças climáticas.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Cineclube Realidade retoma atividades nessa sexta-feira , 15 de Março, às 19 horas, com exibição de documentário sobre os 60 anos da Campanha da Fraternidade.

Nenhum comentário: