quarta-feira, 13 de março de 2024

CAMPANHA da FRATERNIDADE (NOTA IV) Por José Soares & Sessão de homenagem aos 60 anos da Campanha da Fraternidade - 12/03/2024 - Câmara dos Deputados

O caminho quaresmal engloba a CF - 2024 e remete a uma questão muito séria que é a transversalidade do tema sobre a Amizade Social. Queremos afirmar que ele corta pelo meio e de forma construtiva todos os últimos temas que meditamos de 2019 para cá. No Texto Base o n. 58 diz: "O tema deste ano é uma questão transversal a todas as outras. Vivemos um período em que o valor do indivíduo se tornou predominante a ponto de não se perceber que individualidade e fraternidade se complementam". 

FALAMOS sobre o que sentimos e construímos na cotidianidade da política, da cultura, das artes, da sociedade e da religião. No mundo atual existe uma exposição imensa de questões que levam a inimizade e a intolerância. A Campanha da Fraternidade deste ano, deseja "cortar" - no sentido de perpassar - o tecido social e eclesial, colocando provocações necessárias para uma sadia relação entre as pessoas. Notemos aqui alguns temas dos anos anteriores:

- Ano 2019: Fraternidade e Políticas Públicas.

- Ano 2020: Fraternidade e vida: Dom e Compromisso.

- Ano 2021: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor. 

- Ano 2022: Fraternidade e Educação.

- Ano 2023: Fraternidade e Fome.

QUANDO abraçamos a CF é porque a quaresma pede purificação e conversão da nossa parte. Converter-se para o vazio ou para obras de piedade sem uma finalidade amorosa e social com quem sofre, é um gesto de mentira e hipocrisia religiosa. Temos que ter clareza das causas de tanta dor e do porque de tanta separação entre nós. Do n. 64 ao 67 o Texto Base expõe com detalhe as causas, mas, vamos frisar o que segue: "Entre as graves causas de tudo isso que vivemos, encontram-se a destruição do coletividade e a construção do indivíduo solitário e autossuficiente" (TB. n. 64).

Combater o bom combate e expor com clareza que somos defensores da Campanha nos seus sessenta anos, pode ajudar a muitas pessoas superarem o estigma da separação, do rancor, da violenta divisão e sobretudo do desejo de eliminar o outro só porque pensa diferente de mim. Salve a CF - 2024 e, hoje, parabéns ao décimo primeiro ano do pontificado de FRANCISCUS DE ROMA. VIVA O PAPA.

Padre Soares - Vigário na Paróquia São Pedro Pescador

Assessor das CEBs em Aracaju!






Nenhum comentário: