domingo, 10 de março de 2024

#1964+60 - No boca de forno temático "golpe militar de 1964" fazemos diferente do que determina o mestre Lula. Zezito de Oliveira, Romero Venâncio .....

Zezito de Oliveira

Estádio Nacional em Santiago, no Chile. O sanguinário ditador Augusto Pinochet usou o palco como campo de concentração e tortura de oposicionistas ao regime militar depois do golpe de estado de 1973. Um povo sem memória é um povo sem futuro. Aprende, Brasil. #DitaduraNuncaMais

 Boca de forno é uma brincadeira infantil nordestina  e que consiste em  aprendizado por meio da cultura do respeito a hierarquia, sendo consequentemente  uma forma de condicionamento  ao poder da autoridade.

Em termos positivos a brincadeira de ‘Boca de forno’ estimula a agilidade, a velocidade e a capacidade motora.

A brincadeira é cantada em verso. O grupo escolhe quem será o mestre, responsável por propor os desafios para o grupo. A ordem pode ser encontrar um objeto de uma cor específica ou mesmo dar uma volta completa no quarteirão. O último a cumprir a prova leva um castigo. A turma decide a quantidade e a intensidade dos “bolos”, que pode ser de pai, mãe, filho ou anjo – do mais forte ao mais fraco.  (https://www3.unicentro.br/brinquedoteca/publicacoes/infancia-nordestina/brincadeiras-nordestinas/

Líder grita: Boca de forno. Garotada responde: Forno. Líder: Jacarandá. Garotada grita: Dá. Líder aumenta o tom: Se eu mandar. Garotada animada: Vou. Líder ameaça mais alto: Se não for? Garotada surpreende: Apanha. Líder, decidindo: Reman, reman, quem trouxer... Todos os comandados ouvem, atentos, a ordem para tarefa ingrata, e correm para cumpri-la. Quem regressar de mãos vazias, leva um palmada na mão.  ( https://poetaelmar.blogspot.com/2018/02/boca-de-fornojacarandase-nao-for-apanha.html )

No caso do Lula que afirmou não querer “remoer’  acerca da memória do golpe de 1964, a ordem pode valer para os órgãos de governo, mas, universidade, escolas, mídias alternativas e organizações e movimentos socias estão indo na direção contrária ao que preconiza o presidente Lula, o que pode ser comprovado em outras postagens aqui no blog publicadas com a hastag #1964+60. Para conferir é só clicar no banner "Lembrar para não repetir"  lado direito da primeira página, em cima.

É claro! Se Lula afirmasse a favor dos órgãos governamentais  lembrar a memória sobre o trágico  acontecimento de abril de 1964 e o que se sucedeu daí até os anos atuais, estas atividades por parte da sociedade civil seriam potencializadas e aumentaria a escala do público participante, e vice e versa, havendo portanto processo de retroalimentação das atividades governamentais  e da sociedade civil.

Então, vamos à luta, cobrando de Lula coerência e coragem, assim como fazendo e apoiando ações pro memória de 1964, e não apenas da violência e do sofrimento, como também das lutas, resistências e conquistas.

Lembrar que 1964+60 tem todo o ano de 1964 como tempo forte, mas a boa quantidade e qualidade de atividades pró memoria de abril 1964 em diante, contra a ditadura e a favor das liberdades democráticas e por mais igualdade social,  não pode se restringir somente aos meses de 2024.

Lula determina cancelamento de atos em memória aos 60 anos do golpe militar

O presidente não só orientou como tem conversado pessoalmente com integrantes de seu governo e recomendando que não façam solenidades ou produzam material alusivos aos anos de chumbo

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2024/03/6815977-lula-determina-cancelamento-de-atos-em-memoria-aos-60-anos-do-golpe-militar.html#google_vignette

NÓS NÃO COMEMORAMOS GOLPE. NÓS CLAMAMOS POR JUSTIÇA

Romero Venâncio (UFS)

"Ficamos pobres. Abandonamos uma depois da outra todas as peças do patrimônio humano, tivemos que empenhá-la muitas vezes a um centésimo do seu valor para recebermos em troca a moeda miúda do atual." 

Walter Benjamin. "Experiência e pobreza", 1933

Aviso de saída: o tom será todo pessoal dessa breve (e talvez inútil) reflexão. Acabo de ler um breve texto em forma de depoimento pessoal da professora Jeanne Marie Gagnebin e que tem um titulo impagável: "O preço de uma reconciliação extorquida". Pode ser encontrado no sintomático livro: "O que resta da ditadura". Coletânea publicada em 2010 e que tem por objetivo investigar o restou da ditadura depois do fim formal do regime ditatorial de 1964. Acabo de ler ao mesmo tempo, uma matéria do jornal "Correio brasiliense" que começa assim: "Por conta da reconstrução de sua relação com os militares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou e orientou aos seus ministros e a todo o governo que não realizem quaisquer atos, solenidades, discursos ou produzam material em memória dos 60 anos do golpe militar. O petista não quer criar novas arestas com as Forças Armadas num assunto que ainda é caro à caserna, mesmo sendo a atual geração do Exército, da Marinha e da Aeronáutica outra bem diferente." Se ocorreu exatamente assim, saberemos em breve. 

Para grupos dentro e fora das universidades que estudam esse período pós-64,  a orientação do presidente é desestimulante. Para famílias de assassinados e desaparecidos pela ditadura, é cruel. Para um governo que tem um ministério de direitos humanos, é contraditório. Para um país que precisa reencontrar seu caminho entre a memória e a verdade, é lamentável. Todos nós já sabemos (inclusive o pesidente Lula) que neste país em 1964 tivemos um golpe. Seguido de uma ditadura que durou 21 anos. Essa ditadura prendeu arbitrariamente, torturou, exilou, matou em seus porões, fez desaparecer corpos e tirou o direito de luto de várias famílias e, ainda,  recebeu como "prêmio" uma anistia injusta e que mais benificiou ostorturadores de plantão que torturados e banidos. Foi o triunfo da "paz de cemitério". Sejamos honestos conosco mesmos.

Da parede da Memória. Esta palavra foi motivada em minha história por algumas leituras, alguns depoimentos escutados e o contato com pessoas que foram torturadas na época da ditadura pós-64 e que ainda estão vivas numa tentativa difícil de ter sobrevivido a todo um terror quase inimaginável e inenarrável. Percebo como o envelhecimento das pessoas que foram torturadas também significa um maior esquecimento das barbaridades que viveram no passado. É como se a cada geração mais nova no campo das esquerdas, o esquecimento se tornasse maior e a distância com a época do terror vai se tornando cada vez mais real. No máximo têm informações pelos livros ou alguns filmes. Mas nada disto parece ser fundamental em suas vidas. O tema das prisões, exílios, torturas e assassinatos no pós-64 e a relação com as pessoas que sofreram toda essas brutalidades, está se tornando cada vez mais formal e protocolar nas esquerdas atuais. Não vejo este comportamento como desonesto da parte das "novas gerações das esquerdas". Mas como uma espécie de "espírito de época".

Nossa época vive imensa na velocidade das redes digitais e esta velocidade passa a ser um tipo de comportamento de se envolver na politica, ficar celerada com as eleições parlamentares, em buscar cargos e posições. Essa esquerda sabe da memória, mas não se envolve com ela. Quando se envolve é como naqueles eventos protocolares de mesas arrumadas e pessoas bem vestidas para falarem obviedades treinadas. A cada década, lembrar/falar dos/das torturados/as e que sobreviveram entre as atuais esquerdas, se torna um "peso" ou uma "obrigação". Como uma aula que se ministra, mas que não envolve, que não engaja. A velha questão: que adianta o crime de tortura ser considerado pelas esquerdas imprescritível, mas cair cotidianamente no esquecimento? o crime de tortura não é apenas um conceito, mas um conceito que envolve corpos (alguns ainda vivos). 

Estas breves notas me vieram após ver dois documentários. Sobre pessoas concretas, homens e mulheres. Que combateram a ditadura na com seus copos jovens nos anos 60 e 70, que forma presos, que forma torturados, que foram exilados, que souberam de corpos desaparecidos de seus camaradas...

Primeiro. Um documentário que sempre me comove. Trata-se de: "Alma clandestina". Um filme sobre vida de Maria Auxiliadora Lara Barcelos que foi uma militante política que lutou contra a ditadura militar instaurada no Brasil em 1964. Presa, torturada e banida do país, ela acabou por se suicidar durante o exílio em Berlim em 1976. Uma biografia imagética em tom melancólico, sensorial e emocional de uma alma que foi, por tempo demais, clandestina. E continua sendo clandestina e cada vez mais invisibilizada.

Segundo. O marcante, "Eu me Lembro". Um documentário sobre os cinco anos das Caravanas da Anistia e que procura reconstruir a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça, com imagens de arquivo e de entrevistas. Foi um honrado trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2014. Lembrava àquela época os 50 anos do golpe de 1964. Governava o país, a presidenta Dilma Rousseff.

Logo após ver os filmes e pensar um pouco, me veio a seguinte constatação: deve um horror para quem foi torturado/torturada e sobreviver num país que nenhum torturador (ainda vivos) não foi julgado e preso. Alguns têm cargos ou privilégios através do próprio estado. Deve ser terrível demais. Dolorido demais. 

Por fim, tenho tomado como comportamento pessoal uma atitude: sempre que converso com alguns jovens nas escolas, universidades, Igrejas ou mesmo nas ruas, procuro perguntar o que sabem sobre o golpe de 1964 e a ditadura que veio no pacote... Geralmente, sabem pouco. Imediatamente recomendo que leiam esse ano ainda (por conta dos 60 anos do golpe de 1964!!!) o livro "Brasil, nunca mais". Somente isto. E somente este livro. Tem em PDF, inclusive. Como um trato de pensarmos juntos. 


Escolheu a desonra e provavelmente terá a guerra

Dona Helena Pereira dos Santos segura a foto do filho Miguel, guerrilheiro do Araguaia, ao lado do cartaz com outros revolucionários que tombaram combatendo a ditadura militar. Morreu sem ter de volta o corpo do filho executado pela repressão

11 de março de 2024 - 12h20 - Por Lúcia Rodrigues

https://www.holofotenoticias.com.br/politica/escolheu-a-desonra-e-provavelmente-tera-a-guerra

Eram idos de setembro de 1938. Hitler já demostrava a clara intenção sobre o que pretendia. O mundo caminhava a passos largos para a Segunda Guerra Mundial.

Mas Inglaterra e França tentavam dissimular o que se avizinhava.

Por meio de seus respectivos primeiros ministros criaram um subterfúgio para negar a realidade, como forma de ver se assim o problema desapareceria.

O inglês Arthur Neville Chamberlain, conhecido por sua política de apaziguamento, juntamente com o francês Édouard Daladier foram os protagonistas da assinatura do Acordo de Munique com Hitler e Mussolini.

O texto chancelado em 30 de setembro de 1938 entregava parte da Tchecoslováquia a Hitler na vã ilusão de conter os planos nazistas.

Percebendo a tibieza do compatriota e do francês, o conservador Winston Churchill vaticinou: “Entre a desonra e a guerra, escolheram a desonra. E terão a guerra”.

Menos de um ano depois, em 1 de setembro, a Alemanha invadia a Polônia dando início à Segunda Guerra Mundial.

O velho barbudo, em o 18 do Brumário, disse que a história se repete duas vezes, uma em forma de tragédia e outra, em farsa.

Mas o filósofo alemão Herbert Marcuse acrescentou que por Marx não ter vivido o horror da experiência fascista, a farsa seria ainda mais terrível do que a tragédia que sucedeu.

O fascismo está de volta. Quem tem olhos vê.

Os tempos são sombrios. O capitalismo está em crise, mas não vai morrer de morte morrida. Percebeu que o neoliberalismo é insuficiente para continuar se impondo, e que precisa da força bruta.

É nesse cenário que a extrema direita se assume como timoneira desses novos velhos tempos.

Com um discurso articulado numa espécie de Internacional do Mal espalha seu veneno destilando ódio pelas redes sociais e pelas ruas.

Quem acha que vai combatê-lo com pombas da paz, está redondamente enganado.

No Brasil, Bolsonaro foi derrotado nas urnas. Mas se está longe de aniquilar a ideologia que ele representa e que está arraigada nas Forças Armadas.

Durante os malfadados quatro anos de seu desgoverno, os militares comemoram o golpe de 1964.

Com a eleição de Lula e principalmente após o 8 de janeiro, com a revelação de que membros do alto escalão das Forças Armadas participaram novamente de uma trama golpista, se pensou que os fardados seriam definitivamente acuados.

Surpreendentemente é justamente Lula quem os preserva neste momento.

Numa política de panos quentes, o presidente da República determina que nenhum ministro se manifeste sobre a descomemoração dos 60 anos do golpe militar. A mesma recomendação, no entanto, não foi feita à caserna.

Desde que assumiu, Lula vem tentando evitar arestas com os militares. A não reinstalação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos até o momento é exemplo disso.

Extinta por Bolsonaro 15 dias antes da posse do atual presidente, a Comissão criada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, não tem prazo para voltar a funcionar, apesar de o ex-ministro da Justiça Flávio Dino ter garantido que  seria reinstalada até 25 de outubro do ano passado, data da morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog no DOI-Codi paulista.

Lula também faz ouvidos moucos às recomendações da Comissão Nacional da Verdade e da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Ao contrário de países do Cone Sul, que mandaram até um general presidente para a cadeia, o Brasil, sessenta anos após o golpe, não puniu nenhum repressor.

O máximo que se conseguiu foi uma decisão da Justiça reconhecendo que o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi de São Paulo, é torturador.

Mesmo assim, Lula prefere enfatizar que não vai ficar remoendo o passado e que é preciso virar a página sobre esse período.

Parece querer se convencer de que negando o problema, ele desaparecerá.

E com isso não se prepara para uma provável reação dos inimigos.

Alguém considera plausível que os generais Braga Netto, Heleno, Paulo Sérgio, o almirante Garnier e outros fardados ficarão quietinhos esperando a contagem regressiva para verem o sol nascer quadrado por longos anos?

Há ainda outro agravante pela frente. Trump pode vencer as eleições nos Estados Unidos.

Se em 2023, Biden barrou as pretensões golpistas dos militares, o mesmo pode não ocorrer com um aliado de Bolsonaro no comando do império estadunidense.

Mesmo assim, Lula resiste em organizar uma base popular de sustentação para o enfrentamento que provavelmente virá.

Prefere se afastar de apoiadores de primeira hora e de pautas como as que clamam por memória, verdade e justiça, e insistir na política de conciliação por dentro das instituições.

Acredita que assim evitará a derrocada de seu governo.

Escolheu a desonra, e provavelmente terá a guerra.

Ainda há tempo de mudar essa rota. Basta coragem política.


 


 



Nenhum comentário: