domingo, 3 de março de 2024

#1964+60 - Curso O Brasil através do cinema & Marcha pela democracia do Rio de Janeiro para Juiz de Fora


 O curso será inteiramente, ao vivo e online, por via da Plataforma Google Meet, com a participação de convidados especializados que debaterão cada filme do evento agendado, aos domingos, às 19 horas.

■ A versão 2024 do CURSO DE EXTENSÃO  terá dois ciclos com filmes brasileiros e será emitido certificado de participação de 30 horas para cada ciclo com 75% de frequência de mínima.

■ Ao final do segundo ciclo, os participantes poderão, se desejarem, enviar um artigo cientifico sobre os filmes debatidos que será avaliado para posterior publicação do livro sobre o evento sob os cuidados da editora Projeto Editorial Práxis.

■ A inscrição para o CICLO 1 poderá ser feita no link da Plataforma Sympla, abaixo, e ficará aberta até o dia 26 de março. https://www.sympla.com.br/evento-online/o-brasil-atraves-do-cinema-ciclo-1/2365966?share_id=whatsapp

AUMENTAM AS ADESÕES À MARCHA DA DEMOCRACIA

No próximo dia 01 de abril, a Marcha da Democracia vai marcar os 60 anos do golpe civil militar no Brasil. Caravanas vindas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e região da Zona da Mata Mineira vão se encontrar com a família do ex-presidente João Goulart e de outros personagens que fizeram a história da resistência democrática naquela época, em um grande ato em praça pública, às 16h, na cidade mineira de Juiz de Fora.

Os quase 180 quilômetros que separam Juiz de Fora do Rio de Janeiro serão percorridos em marcha reversa daquela feita pelo então general Mourão Filho que, na madrugada de 01 de abril de 1964,  partiu de Juiz de Fora com suas tropas rumo ao Rio de Janeiro. 

A viagem terá início às 8h da manhã de 01 de abril, na Cinelândia, palco de grandes manifestações políticas no Rio.   Terá duas paradas simbólicas, antes de chegar a Juiz de Fora: uma em Petrópolis, cidade que abrigou um importante centro de tortura da ditadura militar; e outra na ponte da antiga divisa dos estados de Minas e Rio de Janeiro. 

Grupos de Logística e de Transporte estão buscando resolver os desafios de oferecer condições para que todos e todas possam participar dessa marcha e em breve teremos informações mais precisas a respeito.

Em Juiz de Fora, as atividades começarão pela manhã, com a abertura do II Seminário Nacional de Jornalismo ABI/FACOM/UFJF e prosseguirão à tarde com a entrega, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, do título de Doutor Honoris Causa, pós morte, ao ex-presidente João Goulart. Haverá em seguida uma marcha até a Praça Antonio Carlos, no Centro da Cidade, onde já estarão se apresentando grupos artísticos, à espera das caravanas que virão do Rio de Janeiro e outras regiões do país.

A proposta das entidades que organizam a marcha reversa é de lembrar o que foi o golpe, suas consequências durante mais de duas décadas de ditadura e dar uma resposta firme aos que ainda hoje insistem em tentar derrubar a democracia brasileira, construída com muita luta e resistência, como ocorreu em 08 de janeiro de 2023. Será mais uma importante etapa do movimento 60 Anos do Golpe – Democracia Sempre, que começou em dezembro de 2023 e prevê uma série de eventos e atos públicos a serem realizados neste ano em todo o país.

Na programação dos atos para lembrar os 60 anos do golpe, haverá ainda no dia 13 de março um grande evento da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, no Rio de Janeiro, quando a sede da entidade vai reproduzir o ambiente do comício feito por João Goulart no dia 13 de março de 1964. No auditório principal da ABI estarão presentes os representantes e familiares dos grandes personagens que viveram aquele período. Durante o dia todo haverá também uma exposição interativa reproduzindo o ambiente do comício na Central do Brasil e manifestações na entrada do prédio com cartazes idênticos aos da convocação do comício de 1964.

PARADAS SIMBÓLICAS

A Marcha da Democracia fará duas paradas para atos simbólicos em memória aos mais de 50 mil perseguidos políticos dos 21 anos da ditadura. A primeira será em frente ao “Quitandinha”, na entrada de Petrópolis. Naquela cidade serrana está localizada a  Casa da Morte, um dos maiores centros de tortura do país. Inúmeras pessoas foram executadas e desaparecidas ali. O local foi descoberto a partir do movimento pela anistia e graças à persistência e à luta da única sobrevivente do lugar, Inês Etienne Romeu (1942-2015). O prédio será tombado pelo patrimônio histórico e, ali, será instalado um Centro de Memória.

A segunda parada será sobre a ponte do Rio Paraibuna, na antiga divisa do Rio com Minas Gerais, nos municípios de Levy Gasparian (RJ) e Simão Pereira (MG).  Naquele fatídico abril de 64, as estruturas da ponte, foram preenchidas com dinamites pelas tropas do general Mourão, para inibir qualquer reação ao golpe. Nesta revisita ao local, haverá um ato em defesa da democracia e da paz, com a participação de estudantes da região.

Na terceira etapa, às 16 horas, quando todos se encontrarão na Praça Antônio Carlos em Juiz de Fora, as caravanas serão recebidas pela Prefeita  Margarida Salomão (PT), pelo reitor da UFJF Marcus David, pela reitora eleita da UFJF Girlene Alves, por D. Maria Teresa Goulart e família, pelos filhos do líder sindical Clodsmith Riani, hoje com 103 anos de idade, acompanhadas por lideranças locais, regionais e nacionais como Nilmário Miranda, Assessor Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, do Ministério dos Direitos Humanos.

Participam da organização do evento do dia 01 de abril a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, representantes das vítimas da ditadura, partidos políticos, sindicatos, o MST, a ABI, o CDDH de Petrópolis, as(os) deputadas(os) federal Reimont (PT/RJ), Ana Pimentel (PT/MG), as(os) deputadas(os) estaduais Marina do MST (PT/RJ), Dani Balbi (PC do B/RJ), Yuri Moura (PSOL/RJ), o Levante Popular da Juventude, as Prefeituras de Juiz de Fora (Margarida Salomão/PT), Petrópolis (Rubens Bomtempo/PSB) e Levy Gasparian (Claudio Manarino/MDB),  a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as secretarias estaduais e municipais de Direitos Humanos de Juiz de Fora (Biel Rocha) e de Niterói (Nadine Borges), a secretaria do meio ambiente do Rio de Janeiro, Tainá de Paula e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

https://youtu.be/QH0J4X-GGgE?si=KegCyrWFC4K4yYXC




A coluna Resistir Sempre da TV Resistência Contemporânea e a TV Causas da Vida, pelo Youtube, fará entrevista com Graça Lago e Clodsmidt Riani Filho sobre a organização da Marcha da Democracia, evento desenvolvido por organizações dos movimentos populares e partidos políticos de esquerda que farão no dia 1o de abril uma caravana popular e democrática até a cidade de Juiz de Fora, de onde partiram a exatos 60 anos atrás os golpistas que impuseram ao país 21 anos de ditadura civil-empresarial-militar, torturas, prisões, assassinatos de opositores e desaparecimentos forçados |  APOIE O CANAL TVRC! INSCREVA-SE, VIRE MEMBRO!









Nenhum comentário: