domingo, 10 de março de 2024

O MUNDO, ENCHARCADO DA AMOROSIDADE DIVINA!

 Chico Alencar 

  · (breve reflexão para cristãos ou não)

O cristianismo é altamente materialista: Deus se fez um de nós (há crenças que pedem que até neguemos nossa "decaída" condição humana ). Fomos criados "à imagem e semelhança" Dele. Uma maravilha!

Nesse 4o domingo da Quaresma, o evangelho de João afirma (3, 14-21): "Deus amou de tal forma o mundo que entregou seu Filho único para que não morramos, mas tenhamos a vida eterna (...). Não para condenar o mundo, mas para salvá-lo".

Sim, toda criatura e todo amor são sagrados. Mas para perceber é preciso "renascer da água e do Espírito". Nicodemos, mestre em Israel, chefe dos fariseus, ignorava isso!

Comungar é "nascer de novo" e sentir "as coisas da terra", a imensa beleza da Criação! É preferir a luz às trevas.

Quem tem obscurecido o mundo, produzindo devastação e guerras com suas "ações más", é a ganância do ser humano... 

O planeta não precisa de nós, mas nós precisamos dele. Devemos cuidá-lo como Casa Comum, dom de Deus.

Os ritos, muitas vezes, engessam e burocratizam essa percepção concreta e mística. Há supostos líderes religiosos mais preocupados em "repreender", julgar e condenar (e arrecadar, em tacanho "materialismo") do que em propagar o amor e dar "gracias a la vida", que tanto nos oferece.

Nesse domingo, compartilho com vocês um lindo louvor ao mundo da poeta norte-americana Emily Dickinson (1830-1886), só valorizada após sua morte - e vai como homenagem à luta das mulheres nessa sociedade tão masculinista:

Alguns guardam o domingo indo à Igreja.

Eu o guardo ficando em casa.

Tendo um sabiá como cantor

e um pomar por Santuário.

Alguns guardam o domingo em vestes brancas.

Mas eu só uso minhas asas...

E ao invés do repicar dos sinos na Igreja,

nosso pássaro canta na palmeira.

É Deus que está pregando, pregador admirável!

E o seu sermão é sempre curto.

Assim, ao invés de chegar ao Céu só no final,

eu o encontro o tempo todo no quintal“.

Às vezes, o Deus Amor está bem mais perto do que nós e os doutores (como Nicodemos) pensamos... À nossa volta, dentro de nós.

(dedico essa reflexão ao querido amigo Zé Francisco Drummond Reis, homem de imensa fé e generosidade, que nos deixou em 7/3/2024).

Foto: Luiz Behring (Niterói)



João 3:14-21 NTLH

— Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. — Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus.

NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

2 comentários:

Veritamramos@gmail.com disse...

Tudo muito lindo! O Chico, a música "Amor de índio", o evangelho de João, aquece a alma!
Paz e Bem

AÇÃO CULTURAL disse...

Muito mesmo!! Grato pela visita e comentário