quarta-feira, 13 de março de 2024

#acaocultural -Cineclube Realidade retoma atividades nessa sexta-feira , 15 de Março, às 19 horas, com exibição de documentário sobre os 60 anos da Campanha da Fraternidade.

 O documentário é uma produção da TV Aparecida (SP) e o tema da campanha da fraternidade de 2024 “Amizade Social” tem muito  ver com os  propósitos de um cineclube e outros tipos de ação cultural de base comunitária, como as realizadas pela Ação Cultural, organização da sociedade civil sergipana fundada em 2004,  e que elegeu a sua nova diretoria em assembleia de refundação realizada em 10 de dezembro de 2023, dia internacional dos direitos humanos.

"Um cineclube é uma atividade continuada e periódica de promoção de encontros orientados a apresentar, exibir e debater filmes." 

 Fernando Costa in "curso introdução ao cineclube"

"A amizade social, como destaca o Papa Francisco em sua Encíclica “Fratelli Tutti”, é um amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço. É um convite para reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social."

A nova diretoria tem na presidência Maíra Ramos Santos, egressa de oficinas de audiovisual realizada pela Ação Cultural no período de 2012 a 2017, incluindo o Cineclube Realidade. Desde 2011, a Ação Cultural se tornou Ponto de Cultura por meio da aprovação do projeto Juventude, Cultura e Cidadania apresentado para seleção pública em  edital do Ministério da Cultura em conjunto com a então  Secretaria Estadual da Cultura (2011).

Mesmo não conseguindo concluir o novo projeto,  a tempo de realizar inscrição para a seleção dos  editais da Lei Paulo Gustavo, o cineclube realidade retoma suas atividades depois de quatro anos de inatividade em razão da total falta de atenção à cultura por parte dos governos Temer e Bolsonaro, agravado pela pandemia do coronavirus, e na expectativa de ser contemplado nos próximos editais da PNAB - Politica Nacional de Cultura Aldir Blanc. O que proporcionará compra de novos e  potentes equipamentos, uma parte do que utilizamos é remanescente do investimento realizado durante os anos de 2012 à 2017 por meio do programa Cultura Viva - Pontos de Cultura, além de colaborar com despesas de custeio que possibilitarão garantir a qualidade da produção, o que sempre foi uma marca importante naquilo que a Ação Cultural realizou e realiza. 

 O Cineclube Realidade começou  na  Escola Estadual Júlia Teles, 2015 a 2017, depois prossegue itinerante em residências de sócios e parceiros da Ação Cultural (2019) , com o nome de Cine Circular e em 2020, durante a pandemia,  esteve presente em duas das vinte e cinco lives da ação cultural transmitidas via facebook e youtube.

Nesta retomada o Cine Realidade está sendo abraçado pelos padres Andersom Gomes e José Soares, respectivamente pároco e vigário da Paróquia São Pedro Pescador no bairro Industrial.

A curadoria da programação abaixo é feita por Zezito de Oliveira, Maíra Ramos faz a produção, auxiliada por Zezito de Oliveira e Maxivel Ferreira fez/faz a peça gráfica de divulgação...


PROGRAMAÇÃO DO CINE REALIDADE - 1º Semestre de 2024                                                                                                           
1º sessão – 15 de Março – 19 horas
"60 anos da Campanha da Fraternidade" Dir. Tv Aparecida. Doc. Brasil. 2024. 57 min. Livre
A repórter Camila Morais viajou ao Rio Grande do Norte para conhecer o início dessa iniciativa. Na reportagem, será mostrado o surgimento da campanha na região, que passa por transformações sociais. E também com a chegada das Irmãs Vigárias, que são as Missionárias de Jesus Crucificado, na cidade de Nísia Floresta, onde a cultura da solidariedade foi colocada em prática. E por fim, a produção vai explicar a proposta da Campanha da Fraternidade de 2024, que tem como tema "Fraternidade e Amizade Social".
2º sessão – 19 de Abril  – 19 horas
 Papa Francisco: Um Homem de Palavra. Dir. Wim Wenders, Doc. Alemanha. 2018. 96 min. Livre
Em uma era de profunda descrença dos políticos e pessoas no poder, Papa Francisco é representado pelas suas muitas visitas espirituais pelo mundo e suas respostas às questões globais atuais sobre morte, justiça social, imigração, ecologia, desigualdade econômica, materialismo e o papel da família.
3ª sessão – 07 de junho – 19 horas
A Carta. Dir. Carla Rebai. Doc. Vaticano. 2022. 82 min.  Livre
Aborda  o poder da humanidade para deter a crise ecológica. Os protagonistas do documentário são um indígena da Amazônia, um refugiado do Senegal, uma jovem ativista indiana e dois cientistas estadunidenses. Vozes representando outras vozes, muitas vezes não ouvidas, sobre as questões críticas relacionadas às mudanças climáticas.

Leia também:

domingo, 3 de novembro de 2019

O CINECLUBE REALIDADE COMO JANELA PARA VER A PERIFERIA SINGULAR E DIVERSA


Assista:







Nenhum comentário: