quarta-feira, 6 de março de 2024

CAMPANHA DA FRATERNIDADE (NOTA III)

Pe. José Soares (*)

 VAMOS mergulhar no simbolismo do cartaz da Campanha de 2024. Nele, encontraremos sinais visíveis do Deus que fala com seu povo. Os símbolos nos remetem para realidades fortes e sensíveis que provocam nossa inteligência e nosso coração. Querem nos trazer para o plano da harmonia e felicidade. Quem é feliz com o que vê, espalha benção e alegria. Caso contrário só leva maldade e tristeza. 

O lema da Campanha da Fraternidade está em Mateus 23,8 e temos que saborear a beleza dos símbolos: 

1. Casa. O cartaz apresenta a vida das pessoas unidas em comunidade. A casa é um marco para isso, ela agrega, envolve, anima e possibilita o encontro das pessoas entre si e da humanidade com o Deus de Jesus, o nazareno. O cartaz é bíblico, como diz Marcos 1,29 (saíram da sinagoga e foram para casa de Simão) e 2,1. Casa é sinal de vida e encontro.

2. Mesa e alimento. O cartaz propõe que estejamos preparados como irmãos e irmãs - brancos, negros, cadeirante, papa, gestante - para partilhar o alimento que gera vida e esperança. A Campanha é rica em eclesialidade e pertença. O que temos em nossas mesas? Discussão, rivalidade é? É mesmo? Separação, dissensão, inimizade? Esse caminho está sendo superado. Somos cristãos e cristãs e o desejo de Deus é que na mesa partilhemos o afeto e a ternura. Abraçar a Campanha é quaresma e conversão. AVANTE! 

(*) Vigário da Paróquia São Pedro Pescador e assessor CEBs - Aracaju.




Nenhum comentário: