sábado, 16 de maio de 2020

A 3ª live de quinta da Ação Cultural irá tratar do tema Juventudes, Paulo Freire e AnimAÇÂO Cultural. Junto e misturado.



coletivo de educadores do PROAC

A próxima live de quinta da Ação Cultural, no dia 21/05, a partir das 20h,  tratará do tema:   "Juventudes, Paulo Freire e AnimAÇÃO  Cultural. Como essa combinação  pode colaborar para fortalecer a consciência critica e o espirito de coletividade ? "

A live será realizada através da página da Açao Cultural no facebook.

https://www.facebook.com/acaocultur/



Com a participação de Simão Neto e Cláudia Silva.


João Simão Neto,   cearense/pernambucano, residente  em Recife há cerca de 30 anos. Possui graduação em História pela UFRPE, em Filosofia pela Unicap  e especialização em ciência da educação, arte-educação e História de Pernambuco 

Atualmente é Coordenador Geral do Programa de Animação Cultural – PROAC da Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – PE e é Professor do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas no contexto da Cultura e Arte-Educação.

Simão baseará sua fala em um roteiro que traçará uma espécie de itinerário das fontes que fazem correr para o mar atual da educação popular  e da animAÇÃO cultural , iniciando com o inovador e revolucionário   Movimento de Cultura Popular (MCP)  dos anos de 1960, cuja coordenação coube ao grande pernambucano Germano Coelho. 

Daí, vai para a década de 1980, o ano da retomada de sonhos sufocados pela ditadura civil-militar de 1964, trazendo a experiência do Padre Reginaldo Veloso do Morro da Conceição e da Ação Católica Operária, com o Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) e o Programa de Animação Cultural  (PROAC), experiência também inovadora e que teve no Movimento de Cultura Popular  uma de suas fontes inspiradoras. 

Por último,  trará o Centro Nordestino de Animação Popular criação dos anos de 1990, espaço de formação e retroalimentação de arte-educadores populares e agentes culturais, não apenas de Pernambuco, como de outros estados, inclusive de Sergipe, nos anos de 1990, com os educadores da AMABA/Projeto Reculturarte. 





roda de conversa  sobre questões  raciais com crianças da Escola Municipal Norma Rêgo, em Pojuca, durante a celebração do Novembro Negro.


Claudia Santos da Silva,  licenciada em História, especializada em Metodologia do Ensino Pesquisas e Extensão em Educação e Mestra em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional (todos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
É professora de História da rede estadual da Bahia e do município de Pojuca.

Participou de  grupos de Jovens da Pastoral da Juventude do  MeioPopular (PJMP),  de núcleo da Pastoral da Juventude Estudantil , Coordenação Regional e Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil,    grupo de estudos bíblicos do Centro de Estudos Biblicos (CEBI) e Assessoria regional e nacional da PJMP. Atuou  como assessora parlamentar, junto ao deputado estadual Yulo Oiticica (PT).


Atualmente faz  parte da Coordenação do núcleo da APLB (Associação dos Professores Licenciados da Bahia /Pojuca) e preside  a OCUPA (Organização Cultural Pojucana de Artes). Participa de movimentos contra o racismo e é palestrante especializada em assuntos étnico-raciais. 

O roteiro da participação da Cláudia obedecerá o seguinte itinerário:

1. Apresentar Paulo Freire, situando-o no seu tempo histórico;
2. Refletir a Ação Cultural a partir: 
A. Do conceito de cultura para Freire; 
B. Da relação Educação  X política
C. Da consciência de classe.
3. Correlacionar o tempo histórico de Paulo Freire com a atualidade.

4. Apresentar como a Educação Popular e a Ação Cultural é, de certa forma, operacionalizada nas atividades da OCUPA e também na sala de aula, atividades direcionadas principalmente para o público infanto-juvenil.

A mediação da roda de conversa on-line, será realizada por Zezito de Oliveira - Professor de História na rede pública de ensino, educador popular, agente cultural, blogueiro, pesquisador do tema movimentos sociais e cultura periférica,  diretor de projetos da Ação Cultural e integrante do Centro de Estudos Biblicos (CEBI).   



A canção abaixo,  sintetiza muito bem os sonhos e as realizações produzidas pelas iniciatavas educativas e culturais que serão apresentadas nesta quinta-feira, sonhos que contribuiu e que pode contribuir ainda mais para alimentar a alma brasileira e encorajarmor-nos,   em um momento tão dificil como o que estamos passando, não somente pela pandemia do coronavirus, mas pela eleição de um governante  que não sabe ser amado, que não gosta de gente, que não tem o Deus verdadeiro, o Deus amor no coração, que deixa um legado dramático de violência e destruição para a atual e futuras gerações. 





Leia também:


O covid-19: ou cooperamos ou não teremos futuro nenhum


Nenhum comentário: