domingo, 17 de maio de 2020

DOM HELDER SOBRE O ARTISTA E PARA OS ARTISTAS:

Por Deivid Junio

"O artista não pode ser medido pelos padrões comuns: participa ainda mais claramente do Poder Criador do Pai.Tudo nele é imprevisto, original. Reage ao enquadramento, à monotonia, à rotina.
O artista costuma ser aberto ao humano, à justiça, à liberdade. Para ele, clima de ditadura é clima irrespirável.
Com antenas sensibilíssimas, pressente o amanhã, fala (cada qual em sua linguagem própria: poesia, música, teatro e cinema, pintura e escultura...) em nome dos que não sabem ou não podem falar.
Os artistas, quase por definição, pertencem às Minorias Abraâmicas. Para que um Artista não se preocupe com a construção de um mundo mais humano, é preciso que esteja muito comprometido pela ganância, pelo egoísmo, pelo aburguesamento."
[Dom Helder Câmara. "O deserto é fértil: roteiro para as Minorias Abraâmicas". 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 90.]
Imagens: (1) Dom Helder e Maria Bethânia; (2) Chico Buarque e Dom Helder; (3) Dom Helder e Luiz Gonzaga. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/diversao/diversao/fotografia/2019/08/28/NWS,114781,71,741,DIVERSAO,2330-A-RESISTENCIA-IMORTAL-DOM-HELDER-CAMARA-REVELADA-FOTOBIOGRAFIA.aspx>. Acesso em: 16 mai. 2020.
"Dom Helder é amor da cabeça aos pés. Porque além de sua grande preocupação com os pobres, é poeta, é artista. Falo no presente, porque Dom Hélder é um presente, se faz presente, porque Dom Helder é-terno. Como afirma a grande poetisa Adélia Prado e também católica.. "O que a memória ama, fica eterno"."
Zezito de Oliveira



Nenhum comentário: