quarta-feira, 20 de maio de 2020

A 4ª live da Ação Cultural em 28/05 "Como a arte combinado com a educação popular ajudou a “libertar” centenas de crianças nos bairro américa nas décadas de 1980 e 1990 e no conjunto Jardim, entre 2001 e 2006?"



A 4ª live de quinta da Ação Cultural,  trará a continuidade da abordagem sobre os resultados da combinação  Juventudes, Paulo Freire e AnimAÇÂO cultural.  Com base nas seguintes perguntas: 

Como a arte, a educação popular e o esporte comunitário ajudou a “libertar” centenas de crianças no bairro américa nas décadas de 1980 e 1990 através da AMABA/Projeto Reculturarte?




Como o Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecarte) realizado no Conjunto Jardim entre os anos de 2001 e 2006, misturando arte e educação cidadã, antecipou a educação do futuro, a qual ainda não chegou a muitas escolas?


A live será realizada através da página da Açao Cultural no facebook.

https://www.facebook.com/acaocultur/


Com a participação de Rejane Conceição, licenciada em Educação Física (UNIT) e  especialista  em  Educação Física Escolar

É atualmente professora de Educação Física da prefeitura municipal de Poço Redondo, sertão sergipano. 

Trabalhou como Educadora Social no Programa PETI da cidade de Aracaju ( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)- oficina de dança,  e como Educadora Social do programa PETI da cidade de Campo do Brito - oficina de dança e iniciação esportiva 

Começou bem novinha como participante do grupo de dança Reculturarte,  e ainda adolescente foi promovida a educadora do mesmo grupo. Foi dançarina na importante  Cia. Danç’art e no balé folclórico de Sergipe

José Cosme dos Santos - Nano

Estudou Engenheira Agricola na UFS mas não concluiu. 

Atualmente cursa Direito na Faculdade Estácio . 

Profissionalmente trabalha como  autônomo nas áreas de comunicação visual e manutenção em notebook e celulares, assim como na  vendas de  peças e acessórios para celular.

Entrou como adolescente no projeto Reculturarte, com destacada atuação no esporte, banda e  artesanato. Chegou a ser educador  no esporte,  no artesanato e trabalhou um tempo na administração do Reculturarte. 

Claudionor dos Santos (Kakau) 
Tem o ensino médio completo.  
Quanto começou a fazer parte do Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente com Arte (Ecarte) era  presidente do Grêmio Zumbi dos Palmares do Colégio Leão Magno Brasil 
Participou da oficina de teatro do Projeto Ecarte, da Rede PROVAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais) e das primeiras reuniões da Ação Cultural. Depois foi ser  voluntário na  APBB que desenvolve trabalho social com pessoas especiais.

Atualmente,  trabalha profissionalmente na área da segurança privada, e é voluntário em um coletivo que atua apoiando asssistencialmente pessoas em situação de rua e pessoas residentes em comunidades com carência social e econômica.

“A juventude é uma semente que Deus na terra semeou, tornou-se flor, tornou-se gente, e o mundo nunca mais parou.”  Disse Padre Zezinho.  Mas  para a juventude tornar-se gente feliz, gente boa, gente legal, tem que fazer como  afirmou a banda Cor do Som. “Sim é como a flor, de água e ar, luz e calor, o amor precisa para viver, de emoção e de alegria e tem que regar todo dia.”  E essa emoção e alegria tem que ser regada com boa  comida, e também com boa diversão e boa arte, como afirmou o Titâs.  “ A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. “ E assim, a gente vai construindo a “nossa linda juventude, páginas de um livro bom”  Como afirmou a banda 14 bis. Uma juventude que muito mais será linda, quanto mais for estimulada, apoiada e fortalecida na produção artística e cultural, seja por meio da dança, da música, da poesia, do teatro, do cinema e etc.., porque,  já que o sistema é mau, formar turmas  para fazer um filme  pode ser uma forma de crescer e resistir de uma maneira   bem legal. Aqui lembrando o Legião Urbana. E fazer ação cultural  combinado com a pedagogia de Paulo Freire é preciso,  para não ficar com um bocado de jovens que só pensam muito em si e que não conseguem ir além do próprio umbigo, como na canção “Eu aqui sonhando”  do  Léo Cavalcante


Nenhum comentário: