quinta-feira, 21 de maio de 2020

"Coração Civil" A canção que bate forte na live de hoje da Ação Cultural e na próxima.

A foto abaixo  apresenta frase retirada  da canção acima,  pintada na parede do salão principal da Associação  dos Moradores do Bairro América  (AMABA) durante alguns anos, local principal de realização de atividades do Projeto Reeducação, Cultura e Arte (Reculturarte), e  tema da  próxima semana na  4ª live de quinta da Ação Cultural  em 28 de maio, juntamente com o Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente com Arte (Ecarte) realizado no conjunto Jardim,  municipio de Socorro, região metropolitana de Aracaju entre os anos de 2001 e 2006.  A foto apresenta a comemoração do aniversário da banda afro Meninos do B.A em 1994. A banda afro foi atividade do Reculturarte realizada entre os anos de 1991 e 2000.
O trabalho em comum com Juventudes, Paulo Freire e AnimAÇÃO Cultural , realizado pelas pessoas que participam das duas lives  é a razão principal para a ligação, na perspectiva do que está escrito/proposto nos versos da canção "Coração Civil". 


Escuta Essa 6: Coração Civil


Coração Civil é o título de uma música que Milton Nascimento e Fernando Brant compuseram no início dos anos de 1980, quando o Brasil deixou de ser uma ditadura e passou a ser uma democracia.
Lá no meio da canção, tem um verso assim:
São José da Costa Rica, coração civil
Me inspire no meu sonho de amor Brasil
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real
Vou sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal
Mas quem é esse santo que deve inspirar o sonho do Brasil? Na verdade, São José da Costa Rica é o nome de um país da América Central, banhado pelo mar do Caribe e que tem características muito interessantes.
Pra começar, a Costa Rica é o único país da América Latina que está na lista das 22 democracias mais antigas do mundo. Quer mais? Em 1948, o país fechou o quartel do exército e o transformou em uma escola. Por isso, alguns versos depois, o Milton Continua assim:
"Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder?
Viva a preguiça, viva a malícia que só gente é que sabe ter
Assim dizendo a minha utopia
Eu vou levando a vida, eu vou viver bem melhor
Doido pra ver o meu sonho de gozo um dia se realizar." 

Nenhum comentário: