terça-feira, 5 de abril de 2022

O presente como resultado das disputas e predominâncias no passado. O futuro começa assim...


Todas as novas quatro pessoas que estiveram presentes no Conversão sobre a Campanha da Fraternidade que realizamos no último final de semana em Aracaju, tiveram contato com modelos pastorais de igreja na juventude. Modelos pastorais com semelhança aos propostos em nosso encontro e de acordo com o que afirma e defende Papa Francisco.

Evidente uma igreja de corpo conservador, como encontramos mais facilmente,  mesmo com cabeça progressista, no caso o  Papa Francisco, não consegue resolver tão facilmente  essa contradição, esse dilema, essa tensão, ou outro termo que queiram utilizar..

E evidente que no passado e em alguns casos no presente, a participação de jovens em CEBs, grupos de jovens antenados com a realidade social e promotores da solidariedade, assim como outras pastorais e movimentos eclesiais com propósitos semelhantes, impactaram/impactam positivamente no convívio maduro, consciente, critico e participativo de milhões de cidadãos adultos.

O inverso também é verdadeiro, milhões de jovens acostumados a um modelo de igreja que os distanciam da sua própria realidade, que valoriza uma fé intimista e individualista, ás vezes com uma pitada de caridade,  pouco poderá fazer nos termos da formação do cidadão comprometido com a trindade de valorização conjunta  “ a pessoa humana, a coletividade, Deus”, nos termos  como é proposto na encíclica Fratelli Tutti.

E assim o futuro fica duvidoso, dá para perceber  pela presente de  hipervalorização da grana, da ostentação, mesmo no seio do clero e de outros futuros profissionais oriundos do meio cristão, assim como muita dor e sofrimento para as maiorias empobrecidas. Para quem quiser refletir com canção, deixo Bete Balanço..

“A novidade da Encíclica é o conceito de Fraternidade como base da Amizade Social. Ele há muito vem usando o conceito de Amizade Social, tanto que em 2015, quando esteve em Cuba, ressaltou uma passagem da visita que fizera a uma área pobre de Buenos Aires, onde o pároco lhe apresentou uns jovens voluntários que construíam casas: o arquiteto era judeu; o engenheiro comunista; os pedreiros católicos praticantes; o pintor muçulmano, o dono das ferramentas ateu, e assim por diante. Em Havana, o Papa afirmou: aqueles jovens eram diferentes, mas trabalhavam juntos pelo bem comum. Isso se chama Amizade Social, ou seja, unir direito com responsabilidade para implantar o bem.

https://diariosm.com.br/colunistas/colunistas-do-impresso/a-fratelli-tutti-e-a-amizade-social-1.2336365

Assim,  é tempo de  viajarmos  ao passado para trazer de lá, a partir do melhor que fizemos ou que fizeram de nós, motivação, inspiração e impulso para construir um mundo melhor para nós e para os que estão chegando ou que virão depois...

Canções podem ajudar? Pode. Livros e filmes podem ajudar? Também.. Organização de encontros/rodas de conversa como esse que realizamos no último final de semana? Muito.

Quatro  belas canções sobre juventude para nos aquecer e animar  ou re...

Evidentemente, as canções que falam da juventude dos tempos atuais são outras, e caso queiram utilizá-las como recurso pedagógico, evidente que devem ser mescladas com essas abaixo...

Mas as canções aqui escolhidas acontecem porque as quatros novas pessoas que citei no inicio tem idade entre quarenta e sessenta anos... Daí porque as escolhas abaixo...

Padre Zezinho, scj - A juventude é uma semente

 https://www.youtube.com/watch?v=0chK6vvpDSQ

PE. ZEZINHO- CIDADÃO DO INFINITO

https://www.youtube.com/watch?v=iorevtsXiAI

Legião Urbana · Há tempos


14 Bis - Linda Juventude

Para onde vai a juventude?

Por J. B. Libanio, sj
 
O artigo apresenta uma leitura das tendências que movem os jovens na pós-modernidade: no campo pessoal; na eduação escolar/acadêmica; nas relações humanas; na cultura; trabalho; religião e política. Compreender melhor essas tendências ajudará os que trabalham com jovens a encontrar lucidez no próprio pensar e agir.

E o futuro pós pandemia? Pensando globalmente como reinventá-lo...




Nenhum comentário: